65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM EM TORNO DA NOVA CONCEPÇÃO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Charliel Lima Couto - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Alex de Araujo Lima - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Helena Fernanda Nunes Pereira - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Katia Gomes Carvalho - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Vanessa Brandão Pereira - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Mariel José Pimentel de Andrade - Prof. Assistente na UFRPE – UAG – Orientador
INTRODUÇÃO:
O ensino da matemática, ao longo do tempo, passou por diversas mudanças, saindo de um ensino voltado para o trabalho com táticas militares (defesa do país) até a construção de uma matemática relacionada com as vivências culturais e sociais dos educandos, nesse sentido, destacamos estudos relevantes abordados pela etnomatemática e pelas teorias construtivistas envolvendo o ensino/aprendizagem. Para a elaboração dessa pesquisa fizemos uso de autores como Ubiratan (2001) que traz contribuições a cerca da etnomatemática, para configurar o novo contexto no ensino/aprendizagem da matemática nos embasamos em estudos voltados para o construtivismo e rompimento do ensino tradicional, no qual, destacamos os seguintes autores: Piaget (1976); Bruner (2011) e Correia (1997). Além desses autores já citados fizemos usos de documentos orientadores como os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (2001) e utilizamos André (1995) para configura o tipo e a abordagem da pesquisa. Diante disso, a pesquisa revelou uma nova forma de conceber o ensino/aprendizagem de matemática, mostrando a importância de um trabalho docente voltado para valorização das características sociais e culturais dos estudantes, configurando–se, assim, como algo indispensável para a formação crítica e social dos mesmos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Para realização dessa pesquisa, tivemos como principal objetivo conhecer as práticas pedagógicas voltadas para o ensino da matemática, além disso, nos propusemos a observar a metodologia da professora e a identificar em quais concepções teórico–metodológicas ela se enquadrava e a relação dessas na aprendizagem dos alunos.
MÉTODOS:
A realização desse trabalho deu-se através da pesquisa de campo, etnográfica com abordagem qualitativa baseada em André (1995), foi realizada em uma escola estadual no município de Garanhuns–PE, entre os meses de março a junho de 2012. Teve como participantes a professora de uma sala de 5º ano do ensino médio e os estudantes da respectiva turma. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com a professora, questionários com perguntas de caráter aberto e fechado, realizados com os estudantes e observações feitas ao longo dos três meses de pesquisa. As entrevistas e questionários foram feitas com base nas observações estando embasada na tematização do ensino/aprendizagem e na importância do conhecimento matemático para a formação dos educandos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As observações realizadas em sala de aula e questionários feitos com os alunos revelaram uma enorme heterogeneidade na turma pesquisada indo desde aspectos étnicos e sociais até a faixa etária dos estudantes. Tomando isso como base, voltamos o foco para a atuação da professora nesse contexto de diferenciação, nesse sentido ela nos relatou que buscava conhecer o contexto de vida dos alunos, buscando métodos que se adequassem as necessidades dos mesmos, atendendo-os de acordo com suas especificidades, assim, percebemos uma forte ligação com o que é exigido no PCN (2001) “[...] o professor precisa conhecer a história de vida dos alunos, suas vivências de aprendizagens [...]”. Na entrevista foi constado que a professora se aproximava, em relação ao seu ensino da teoria construtivista, pois ela relatou que buscava trabalhar levando em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes, aproximando - se, assim, do que Bruner (2011) e Piaget (1976) dizem “o aprendizado é um processo ativo, no qual, o aprendiz constrói novas ideias ou conceitos, baseado em seus conhecimentos prévios e nos que estão sendo estudados”. Os estudantes revelaram ainda que a matemática compreende um conhecimento não apenas escolar mais que irão usar em seu cotidiano.
CONCLUSÕES:
A pesquisa revelou a importância da forma de ensino da professora para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, nesse sentido percebemos o quanto isso é influenciado por sua prática pedagógica, pela sua metodologia adotada. Pudemos perceber ainda, que uma prática voltada para o ensino baseado na teoria construtivista ajuda a romper com as barreiras encontradas no cotidiano escolar, colocando o aluno como sujeito ativo do conhecimento e o professor como mediador, nesse sentido um dado conhecimento, mas especificamente o matemático, passa a ter sentido para o estudante, ultrapassando um conhecimento desligado do mundo real dos mesmos para um vivenciado e interligado as suas realidades. Além disso, ficou nítido o papel pedagógico da professora, visto que, ela não baseava seu ensino apenas na transcrição didática do livro para a lousa, mas utilizava outros recursos fornecidos pela escola como produzido pelos estudantes. Mas, é importante dizer que a própria professora reconhece as dificuldades na inserção desse trabalho, dificuldades essas, que vão desde a disponibilidade da própria escola (recursos financeiros e matérias) até a busca e vontade de mudança por parte do educador.
Palavras-chave: Trabalho Docente, Teorias de Ensino, Papel do Educando.