65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada
EFICIÊNCIA DO APARELHO DE CLEVENGER NA EXTRAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DO CAPIM-CITRONELA (Cymbopogon winterianus Jowitt)
Aline Priscila Ferreira de Oliveira Neto - Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas - UNEAL
Chryslane Barbosa da Silva - Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas - UNEAL
Jhonatan David Santos das Neves - Graduado em Ciências Biológicas - UNEAL
Lucília de Araújo Santos - Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas - UNEAL
Mayany Mykaela Correia Araújo - Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas - UNEAL
Rubens Pessoa de Barros - Prof. MSc./Orientador - Depto. de Ciências Biológicas - UNEAL
INTRODUÇÃO:
O capim-citronela (Cymbopogon winterianus Jowitt) é uma espécie de planta aromática bastante conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos (WANDERLEY et al., 2009). Pertencente à família Poaceae, esta é uma planta herbácea, com cerca de 1 m de altura, formada por folhas longas e de coloração verde clara (LORENZI e MATOS, 2008).
As substâncias ativas presentes nas partes medicinais da planta são de dois tipos: os produtos do metabolismo primário e os produtos do metabolismo secundário. Dentre os produtos do metabolismo secundário estão os óleos essenciais (TRINDADE e SARTÓRIO, 2008).
Em geral, a extração de óleos essenciais pode ser por arraste de vapor hidrodestilação, extração por solventes entre outros (GUENTHER, 1972). Na hidrodestilação do tipo Clevenger, o material vegetal é imerso em água sob aquecimento, até a fervura, resultando na formação de vapores que arrastam os compostos voláteis, os quais, após condensação separam-se da fase aquosa por decantação (PAIVA et al., 2012).
A pesquisa surge da necessidade de estudar e conhecer a produção de óleo essencial do capim-citronela (Cymbopogon winterianus Jowitt) plantado e encontrado na estufa do centro de apoio as escolas do campo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a eficiência da técnica de hidrodestilação, utilizando-se o aparelho de Clevenger para extração do óleo essencial do capim-citronela (Cymbopogon winterianus Jowitt).
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I, no período de novembro de 2012 a fevereiro de 2013. Utilizou-se como material vegetal a parte aérea e fresca do capim-citronela (Cymbopogon winterianus Jowitt). O material vegetal foi coletado na estufa do centro de apoio as escolas do campo, situada no povoado Batingas no município de Arapiraca-AL, por volta de 8 h e 9 h da manhã. Em seguida, foi levado para o laboratório de Ciências Naturais da UNEAL, onde foi fracionado com auxilio de uma tesoura e pesado em balança de precisão digital, o material vegetal não utilizado no dia da coleta foi armazenado em geladeira para uso posterior.
Para a extração do óleo essencial utilizou-se o método de hidrodestilação, onde foram introduzidas 150 g de biomassa foliar fresca em balão volumétrico de 2000 mL, e adicionadas 1250 mL de água destilada. O balão foi acoplado ao aparelho de Clevenger sob a manta de aquecimento. Foram realizadas dez repetições com ciclo extrativo de 2 h como tratamento. Ao final de cada processo, o óleo obtido foi coletado, armazenado em frasco de vidro vedado e rotulado, guardado em caixa térmica sob baixa temperatura. O cálculo do rendimento do óleo foi alcançado dividindo o valor total de óleo obtido pelo valor total da massa foliar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No presente estudo a quantidade de óleo essencial obtido variou entre 1 mL e 2 mL ao longo de 2h de extração nas dez repetições. Sendo observado que os valores mais significativos foram obtidos em dias posteriores aos das coletas do material vegetal, ou seja, após o resfriamento da biomassa foliar.
Um óleo essencial é um produto volátil e, portanto, de uso extemporâneo, de composição química extremamente complexa e com uma enorme variabilidade no que se refere a sua qualidade, propriedades e estabilidade (BANDONI, 2000). Verificou-se que o óleo essencial do capim-citronela (Cymbopogon winterianus Jowitt) obtido ao final de cada processo apresentou cor incolor. Conforme Guimarães, Oliveira e Abreu (2000) os óleos essenciais se caracterizam em estado líquido de cor levemente amarela a incolor correspondente a cor do principal constituinte do óleo extraído.
Após dez ciclos extrativos foram obtidos 15,95 mL de óleo essencial, partindo-se de 1,5 kg de folhas de (Cymbopogon winterianus Jowitt) frescas em 12,5 l de água destilada, obtendo-se um rendimento médio de 1,06 %. Dados semelhantes foram encontrados por Soares et al. (2012) que obteve rendimento médio de 1,30%. O mesmo autor afirma que a citronela é uma planta que possui em suas folhas de 0,6 a 1,0% de óleo essencial.
CONCLUSÕES:
A eficiência do aparelho de Clevenger utilizado nesta pesquisa apresentou-se com resultados semelhantes em trabalhos de outros autores. Após ser submetido à baixa temperatura, o material vegetal produziu uma quantidade mais significativa de óleo essencial.
Palavras-chave: capim-citronela, óleos essenciais, hidrodestilação.