65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA - PI: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DO DISCENTE
Mikhaela Beatriz Prado de Araújo Dourado - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
Ana Joane Ferreira de Souza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
Luciano Araújo Frota - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
Maria Edileuza de Souza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
Sabrina Cunha Lacerda - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
Marcos Antônio Matos Souza - Prof.Msc/Orientador IFPI-Coordenador PIBID-Campus Parnaíba-PI.
INTRODUÇÃO:
No ensino médio a prática de desenvolver no aluno o senso de curiosidade deveria ser natural, principalmente na disciplina de Física, pois a mesma tem como fonte de estudos fenômenos que estão presentes no cotidiano. Como por exemplo, entender a formação do arco- íris, demonstrando cientificamente que a luz emitida pelo sol (luz branca) é constituída por uma infinidade de luzes monocromáticas, as quais podem ser divididas em setes cores principais.
Com a pesquisa realizada no Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, contribuímos com debate de quais são as dificuldades na aprendizagem da Física no ensino médio, pois se pensa ser consequência de várias situações como: deficiências de conhecimentos acumulados ao longo do Ensino Fundamental, falta de estruturas adequadas para exploração dos conteúdos e ausência de profissional formados na área especifica.
A física no ensino médio é uma ciência variável da física estudada pelos cientistas. Porém com o mesmo instinto de investigação, pois quando estudamos os fenômenos ocorridos no cotidiano, somos induzidos a descobertas. Nesse sentido pretende se envolver os discentes e despertá-lo para o senso da pesquisa.
Na pesquisa, as dificuldades na aprendizagem da física no Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, que iremos expor a seguir, foi realizada por meio de um questionário com os alunos para detectar os problemas de ensino-aprendizagem presente no ensino de Física.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como finalidade detectar as dificuldades dos alunos do ensino médio referente à aprendizagem dos conteúdos de física ministrados pela Escola Estadual Senador Chagas Rodrigues no município de Parnaíba - PI, para identificar as dificuldades dos alunos, fez-se o uso de questionários com questões fechadas, para que os alunos pudessem expor os obstáculos encontrados nesta etapa.
MÉTODOS:
O estudo realizado procurou identificar quais os fatores que afetam o processo de ensino-aprendizagem da Física no ensino médio. A partir dos dados coletados juntos aos alunos conseguimos mapear as dificuldades de aprendizagem dessa disciplina, que é de suma importância para a formação do indivíduo.
O projeto foi realizado no Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, considerado uma escola de médio porte, localizada na Rua Paulo Airton Gouveia Pacheco, Nº 435 no Bairro Rodoviária. Funcionando nos três turnos: manhã, tarde e noite. Com 10 salas de aulas, sala de informática, biblioteca, sala de vídeo, secretaria, sala de professores e do diretor. A pesquisa foi desenvolvida na escola envolvendo os discentes que responderam o questionário elaborado com intuito de suprir as necessidades da pesquisa. Essa atividade foi desenvolvida como parte das ações do PIBID (Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência).
A forma mais comum para a coleta de dados é a pesquisa por meio de questionário. Por isso usamos esse método para podermos desenvolver o nosso trabalho de maneira qualitativa e quantitativa. Entrevistamos 100 alunos de um total de 1000 do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio nos três turnos que corresponde a 10% de todos os discentes que estavam regularmente matriculados na escola. Esses dados nos ajudaram a elaborar um perfil das dificuldades na aprendizagem da Física, na escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Sabemos a importância do processo de ensino-aprendizagem, ainda mais quando envolve a prática dos conteúdos onde o aluno pode perceber a influência para sua vida. Constatamos com a pesquisa que os discentes não tiveram contato com atividades experimental. Segundo Santos (2005) “O ensino por meio de experimentação é quase uma necessidade no âmbito das ciências naturais”.
Segundo Cavalcante (2010) “A falta de conhecimento básico em leitura e interpretação de textos, e dificuldades com a matemática básica, são os fatores que prejudicam a aprendizagem do estudante logo no primeiro contato com a Física”. Diagnosticamos através da pesquisa que os professores não utilizam recursos inovadores com aulas experimentais e recursos audiovisuais, onde os alunos não apresentam habilidade em matemática que faz com que tenha muita dificuldade na disciplina e com isso acabam por abandonar a disciplina. A escola não oferece suporte para que os alunos tenham novas fontes e melhorem o ensino desses discentes.
CONCLUSÕES:
A pesquisa ora relatada com os alunos do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, tema de discussão do presente trabalho, alcançou seus objetivos na medida em que permitiu uma aproximação com o contexto escolar e a elaboração de um cenário a respeito das opiniões dos alunos em relação à disciplina de física. Além disso, a expectativa é de superar o discurso especulativo e partir para uma análise dos problemas encontrados. Isso se dá com o apoio de instrumentos teóricos que mostrem ao menos alguns problemas eleitos para aprofundamento e a encontrar alternativas didático-pedagógicas para enfrentá-los.
Assim, conforme o resultado do questionário parece que o raciocínio do professor geralmente se encontra dentro da sintonia do aluno, porém, isto se contradiz com desempenho acadêmico dos discentes. Além disso, evidenciamos que as avaliações, normalmente, são enumeradas com uma obrigação que os estudante e professores realizam, às vezes, com compreensão que elas são primordialmente um instrumento de favorecimento do processo de ensinar e aprender. Muitos estudantes também percebem a teoria e os cálculos como empecilho à aprendizagem e não como uma linguagem própria que, quando compreendida, pode se transformar em recurso poderoso para compreensão da Física.
Palavras-chave: Dificuldade, Ensino,Aprendizagem,Física e Aluno