65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
O LÚDICO COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES DO ESTUDANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Vanessa Brandão Pereira - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Charliel Lima Couto - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Vanessa Maria Aleixo de Sousa - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Alex de Araujo Lima - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Helena Fernanda Nunes Pereira - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Débora da Silva Ferreira - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
INTRODUÇÃO:
O lúdico, por muito tempo, foi tido como algo irrelevante para aquisição de conhecimentos por parte dos alunos. Entretanto, com a criação do jardim-de-infância, ele passa a fazer parte do centro do currículo da Educação Infantil, visto que, o lúdico é a forma que a criança tem de desenvolver a criatividade e os conhecimentos. Para elaboração dessa pesquisa fizemos uso de autores como Kishimoto (2005) que traz o lúdico como uma forma de educar, ensinar se divertindo e interagindo com os outros, dessa forma, o jogo compreende uma das formas utilizadas pelo lúdico, sendo que, ele não pode ser visto apenas como uma brincadeira, mas sim como forma de favorecer o desenvolvimento da criança. Destacamos também os seguintes autores: Craidy e Kaercher (2001) Vygotsk (1984) Lopes (2005). Utilizamos ainda André (1995) para classificar a abordagem da pesquisa que foi Etnográfica, de cunho Qualitativo. Ao termino da pesquisa, pudemos constatar que o lúdico favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral da criança, isso porque ele é a forma que a criança tem de entrar em contato com a cultura na qual ela está inserida.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Para a realização dessa pesquisa, tivemos como objetivo principal conhecer como se dá a aprendizagem dos alunos da Educação Infantil através do lúdico, observando também as ações pedagógicas e identificando as concepções do lúdico bem como analisando sua prática na Educação Infantil.
MÉTODOS:
A realização desse trabalho deu-se através da pesquisa de campo, etnográfica com abordagem qualitativa segundo André (1995), foi realizada em uma escola privada no município de Garanhuns-PE, entre os meses de Setembro e Outubro de 2011. Tivemos como sujeitos da pesquisa a coordenadora da Educação Infantil, professores e alunos do pré-II. A coleta de dados ocorreu através de: observações em sala de aula dos alunos da Educação Infantil e entrevistas com as professoras e a coordenadora da instituição de ensino.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a pesquisa efetivada pudemos perceber que a escola, na qual tivemos oportunidade de observar, respeita o que diz o referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1995), que estabelece a brincadeira como um de seus princípios norteadores, que a define como um direito da criança para desenvolver seu pensamento e capacidade de expressão, além de situá-la em sua cultura. Na escola pesquisada o lúdico é encarado como uma forma de linguagem e expressão que a criança usa para compreender e interagir consigo e com os outros. Como afirma Ide apud Kishimoto (1993) “o jogo não pode ser visto, apenas, como um divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral.”, possibilitando, assim, o desenvolvimento de todas as potencialidades do alunado. Ainda, conforme Kishimoto apud Vygotsky (1984) “a imaginação em ação ou brinquedo é a primeira possibilidade de ação da criança numa esfera cognitiva que lhes permite ultrapassar a dimensão perceptiva motora do comportamento”. Ou seja, a brincadeira é a forma que a criança tem de entrar em contato com o mundo, desenvolvendo-se ao mesmo tempo.
CONCLUSÕES:
A pesquisa revelou a importância do lúdico para o desenvolvimento emocional, psíquico e relacional saudável da criança, assim, o lúdico é a forma que a criança tem de si relacionar e interagir, gerando ao mesmo tempo, o seu desenvolvimento. Pudemos perceber ainda que a instituição de ensino na qual, fizemos a pesquisa, ver a brincadeira como constituinte do sujeito, simula situações, antecipa problemas, fazendo com que a criança entre em contato com situações que ela poderá enfrentar em sua interação com a sociedade, tornando-a apta para resolvê-los. O lúdico é, pois, uma importante ferramenta para que a criança consiga desenvolver suas habilidades de forma prazerosa e demonstrando assim maior disponibilidade para o aprendizado. Vale ressaltar que toda a metodologia de aprendizado com o lúdico tem que ser bem planejada para cada faixa etária, pois ele apresenta suas especificidades que devem ser respeitadas, para que haja o aprendizado por parte do aluno.
Palavras-chave: Jogos, Brincadeira, Aquisição de conhecimentos.