65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
EXPERIÊNCIAS DE BAIXO CUSTO E SUAS APLICAÇÕES NA FÍSICA
Ana Joane Ferreira de Souza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
Adriano Francisco de Assis - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
Alexandre da Costa Ferreira - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
Maria Edileuza de Souza - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
Mikhaela Beatriz Prado de Araújo Dourado - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
Marcos Antônio Matos Souza - Prof.Msc/Orientador IFPI-Coordenador PIBID-Campus Parnaíba-PI
INTRODUÇÃO:
Em virtude das dificuldades no processo de ensino-aprendizagem em Física cabem aos professores junto á direção e coordenação da escola compor estratégia para reverter essa realidade, diante disso o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência–PIBID vêm com uma proposta de auxiliar docentes e discentes nessa tarefa. Elaboramos um projeto de construção de experimento de baixo custo, implantado no Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, localizado na cidade de Parnaíba-PI.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa foi realizada na cidade de Parnaíba-PI, com o objetivo de mostrar que a Física está presente no cotidiano dos alunos e pode ser observada através de pequenos experimentos. Com isso aperfeiçoar o conhecimento das leis e fenômenos Físicos constitui um complemento indispensável á formação cultural do homem moderno.
MÉTODOS:
Considerando que aprendizagem apenas se constrói a partir de questionamentos, as experiências de baixo custo veem para auxiliar os professores e a chance de seus alunos se engajarem na disciplina.
Discutimos com comunidade docente da escola sobre a importância da execução de tal Projeto Pedagógico, principalmente para aqueles estudantes com deficiência de aprendizado em Física, por meio de monitorias no contra turno.
Foi elaborado experimento utilizando materiais de baixo custo, obtidos por meio da interação do corpo docente e discente da escola, juntamente com os bolsistas do PIBID para a realização atividade experimentais, antecedida de material teórico do tema trabalhado.
Foi realizada uma aula prática utilizando experimentos fabricados com materiais de baixo custo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, onde foram realizadas seis experiências como: lançamento de foguete onde foi utilizado na fabricação uma garrafa pet, um pito de bicicleta e uma bomba (utilizado para encher pneu de bicicleta) e água para explicar a terceira lei de Newton (ação e reação), também foi realizado um experimento de furar um como com uma bala de iogurte onde só foi utilizada coco e as balas (onde essas balas forma modelada para ficar como se fosse um prego) para explicar a terceira lei de Newton (ação e reação).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Depois de detectar os problemas buscaram-se meios de sanar esta dificuldade com aulas práticas e com isso verificou-se que os resultados foram satisfatórios, pois conseguimos despertar a curiosidade dos discentes assegurando a competência investigativa, resgate do espirito questionador e o desejo de conhecer o mundo que se habita. Segundo Santos “A realização da atividade por si só já produz motivação. O envolvimento ocorre pelo fato dela ser interessante e de alguma forma geradora de satisfação”. Assim o projeto demostrou que o desempenho do grupo aumentou a cada experiência realizada.
As Orientações Curriculares para o Ensino Médio afirma que “É necessário material para desenvolver práticas experimentais indispensáveis para a construção da competência investigativa. E o uso adequado dos produtos das novas tecnologias é imprescindível, quando se pensa num ensino de qualidade e eficiência para todos”. Desta forma o ensino de Física deve está voltado para o dia-a-dia, assim valorizando a contextualização, pois assim garantirá o maior entendimento por parte dos estudantes.
Através das experiências, os alunos podem vivenciar e observar que a Física está presente em seu dia-a-dia, pois muitas vezes os estudantes não conseguem visualizar essa relação e com isso acaba por comprometer o processo de aprendizagem desses discentes, no entanto com a realização de aulas práticas as dúvidas que surgem no decorrer da explicação são menores.
CONCLUSÕES:
Comprovamos que com as experiências os alunos realmente se sentiram mais motivados a participarem das aulas de Física, e que com experimentos simples, confeccionados com materiais caseiros, é possível despertar o interesse dos alunos para o ensino de Física.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Experimento. Ensino de Física.