65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 1. Antropologia da Religião
CASA DAS MINAS OU QUEREBENTÃ DE TOY ZOMADONU: IMPORTÂNCIA E CONHECIMENTOS SOBRE O TERRREIRO DE MINA PARA A APRESENTAÇÃO DA MEMÓRIA DO LUGAR.
Nathanna Cristina Pereira Silva - Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
Raphaela Cordeiro Dias Barbosa - Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
Dorilene Sousa Santos - Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
Denise Cerveira Tavares - Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
Juliana Brasil Melo - Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
INTRODUÇÃO:
As religiões de origem africana e seus praticantes ainda hoje sofrem pela discriminação, principalmente por desconhecimento de suas ritualidades e por ser advindas dos negros escravos trazidos a força de sua terra mãe África. Entre elas, encontra-se o Tambor de Mina, religião afro-brasileira típica do Maranhão. Há ainda no estado dois terreiros de Mina fundados por africanos e que ainda possui calendários de festividades, as centenárias: Casa das Minas, a mais antiga do estado fundada em meados do século XIX, e a Casa de Nagô, fundada na mesma época. A Casa das Minas ou Querebentã de Toy Zomadonu tem um estilo diferenciado e não possui terreiros que sigam seu estilo.Propiciar e estimular estudos a cerca da Casa torna-se imprescindível para a preservação da memória do lugar e sendo Maranhão um estado onde a concentração populacional negra é alta, torna-se extremamente importante o conhecimento acerca dos cultos religiosos de origem africana, e que fazem parte da identidade cultural de nosso povo, sendo importante conhecer e valorizar as fontes culturais de nossas tradições.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Centralizar a importância do conhecimento da Mina, religião de origem africana no Maranhão, com foco no Terreiro Casa das Minas.
MÉTODOS:
A construção deste trabalho visou direcionar reflexões com base no conhecimento e desenvolvimento das relações sociais. A pesquisa obteve a formulação de uma estrutura objetiva, com a definição de um modelo analítico: verbal e descritivo, levantamento e coleta de dados bibliográficos, com especificações das informações necessárias, fundamentada nas pesquisas do historiador maranhense Sérgio Ferreti, pesquisa qualitativa e visita de campo à Casa das Minas, onde buscou-se analisar o Terreiro como um ambiente social ante a comunidade, suas origens, frequentadores e como suas manifestações são difundidas para os demais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Baseadas nas pesquisas bibliográficas e de campo, observa-se que Casa das Minas trata-se de uma organização matriarcal, onde apenas a mãe e filhas-de-santo recebem os voduns e orixás. A atual e nona dirigente da Casa das Minas é Mãe Denil, vodunsi de Toi Lepon. Localizada no Centro Histórico de São Luís, sua história confundi-se muito com a época da fuga e libertação dos escravos, pois muitos “fujões” se refugiavam no terreiro, onde encontravam abrigo e proteção por parte de seus moradores, e o policiamento e vigilância não chegava, pois achavam que tratava-se de terreiro de feitiçaria, e o medo pelo desconhecido era ainda maior. De acordo com a pesquisa a Casa dedica-se ao culto jeje dos voduns. As suas tradições e festas são sincretizadas com a religião Católica. Seus voduns e orixás são sincretizados com os santos católicos, e as festas acontecem no mesmo dia, onde são realizadas missas nas igrejas do Centro Histórico, procissões, ladainhas, rezas e sua tradicional festa do Divino Espírito Santo. Além dos rituais de transe mediúnico, onde os “encantados” encorporam nas mãe e filhas-de-santo, denominadas de “cavalo”, no momento das danças. As festas realizadas na Casa é aberta ao público e tem grande participação da comunidade, principalmente dos bairros entorno.
CONCLUSÕES:
O que se percebe na Casa das Minas é uma tentativa de manter os costumes de seus ancestrais, não mudando o estilo dos seus rituais e tradições, optando pela não perda de suas raízes e identidade, ficando conhecida como uma Casa fechada e tradicionalista. Talvez por isso, a Casa das Minas tornou-se objeto de estudo de diversos historiadores, inclusive de países europeus e africanos, sua terra de origem. Porém, as antigas componentes da Casa estão envelhecendo e morrendo, e outras não estão assumindo seus lugares, o que dentre alguns anos podem resultar na perca, e posteriormente, desaparecimento dos costumes da Casa. As religiões afro-brasileiras são tidas como fontes de desenvolvimento do folclore e da cultura popular, sendo o seu estudo de uma maneira geral uma das formas de conhecer e respeitar esta cultura. E preservar a memória de lugares como a Casa das Minas, tão presente e envolvida na história e cultura da cidade de São Luís, registrada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, é uma maneira de preservar e respeitar a própria memória e identidade da cidade, que tem o patrimônio cultural como referência da oferta turística.
Palavras-chave: Cultura, Religião Afro-brasileira, Festas.