65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DE ELEVAÇÃO ELABORADOS A PARTIR DE DADOS SRTM E DO SISTEMA CARTOGRÁFICO DO DISTRITO FEDERAL
Rafael Rodrigues Silva - Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília
Cindy Lauper de Lara - Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília
Raquel Gomes de Lemos - Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília
Carlos Tadeu Carvalho do Nascimento - Prof. Dr./Orientador - Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:
A representação de dados do espaço é essencial em diversas áreas das ciências, pois permite visualizar mudanças naturais ou de origem antrópica ocorridas na superfície da Terra, sendo de suma importância para elaboração de diversas pesquisas. O objetivo desse trabalho é comparar modelos de elevação do terreno construídos respectivamente a partir de dados SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) fornecidos pela Embrapa (Miranda, 2005), e da digitalização de folhas 1:10.000 do Sistema Cartográfico do Distrito Federal (SICAD), disponibilizados pela Secretaria de Estado de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (SEDHAB). A área de estudo localiza-se na região de Planaltina, Distrito Federal, e fica próxima a duas unidades de conservação, respectivamente Parque Recreativo Sucupira e Parque Ecológico e Vivencial Estância. Essas unidades estão em vias de unificação, o que resultará na criação de uma nova unidade, o Parque Ecológico Sucupira, cuja área total será de 262 hectares. Entre os objetivos dessa nova unidade de conservação estão atender as necessidades de lazer comunitário e de valorização da qualidade de vida da população de Planaltina.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho tem por objetivo comparar modelos de elevação do terreno construídos respectivamente a partir de dados SRTM e da digitalização de folhas 1:10.000 do SICAD. O local de estudo corresponde a uma futura unidade de conservação localizada na região de Planaltina.
MÉTODOS:
Os dados SRTM foram obtidos no ano de 2000, sendo que para o território brasileiro os dados topográficos têm resolução espacial de 90 por 90 metros. O SICAD foi instituído em 1977. Ele caracteriza-se por possuir articulação própria, sendo a principal referência para os trabalhos de cartografia e urbanismo no Distrito Federal. O território do DF localiza-se em dois fusos do sistema UTM, respectivamente fusos 23 e 22, porém a representação cartográfica é feita apenas no fuso 23 que foi expandido para oeste. A área de estudo corresponde a um polígono de 4 km por 4 km na junção das folhas 55 e 56, limitado pelos paralelos 8271000 e 8275000 e pelos meridianos 211000 e 215000. Para os dados STRM os limites correspondem aos meridianos -47.695286 e -47.657545 e paralelos -15.622858 e -15.586281. Os limites dos dados SICAD e SRTM são os mesmos. A utilização de coordenadas UTM para o SICAD e de graus decimais para o SRTM foi feita em função das características dos dados originais. Para preparação dos modelos de elevação foi utilizado o software Surfer (Golden Software), por meio do qual foram gerados grids para os dois conjuntos de dados. Os grids possibilitaram a construção de mapas de contorno bem como de superfícies para o terreno.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados possibilitaram visualizar uma diferença na textura das imagens. A imagem derivada do SRTM é relativamente rugosa quando comparada com aquela deriva do SICAD. Essa diferença reflete as quantidades de pontos disponíveis para elaboração dos grids: 1675 para o SRTM e 311 para o SICAD. Para uma análise quantitativa dos resultados foi realizada a comparação entre os modelos SRTM e SICAD. Essa comparação consistiu em subtrair o grid SICAD do SRTM. Cada grid é constituído por 10.000 valores. A diferença média encontrada na altitude foi de 5,1 metros. Essa diferença corresponde ao topo de objetos situados no terreno como árvores e edificações, os quais foram imageados no SRTM, mas não no SICAD.
CONCLUSÕES:
Por meio desse trabalho foi possível comparar dois modelos digitais de elevação elaborados a partir de dados SRTM e SICAD. A área de estudo é recortada de Norte para Sul pelo Córrego Fumal e de Oeste para Leste pelo Ribeirão Mestre D´Armas, sendo que nas duas margens do Ribeirão Mestre D´Armas desenvolveram-se aglomerados urbanos. A área do futuro Parque Sucupira tem como eixo principal esses dois cursos d´água. Modelos de elevação como os que foram desenvolvidos nesse trabalho poderão ser utilizados no zoneamento dessa área visando, por exemplo, estabelecer a zona de influência das áreas urbanizadas sobre as matas de galeria dos cursos d´água Mestre D´Armas e Fumal. Outra aplicação desses modelos de elevação consiste na obtenção de informações sobre a disponibilidade de águas superficiais para abastecimento público, entre elas a caracterização da rede drenagem quanto ao seu padrão e hierarquização.
Palavras-chave: MDE, topografia, cartografia.