65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Narrativa de uma Experiência em Ensino de Ciências com a Metodologia De Meis
André Luiz Mendonça Sanguinette Trindade - Bolsista PIBID. Dep. de física, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Plícida Maria da Silva Arcoverde - Bolsista PIBID. Dep. de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Filipe Vieira de Melo Monteiro - Bolsista PIBID. Dep. de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
João Paulo Galdino - Bolsista PET. Dep. de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.
Antônio Carlos S. Miranda - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Ensino a Distância – EaD - UFRPE
INTRODUÇÃO:
Observamos atualmente em nossa sociedade uma desvalorização do conhecimento científico, em todas as esferas e classes sociais e econômicas. São perceptíveis as diversas influências que “desviam” o interesse de todos pelo estudo, sem restrições entre jovens e adultos. Por outro lado, há um esforço por parte de pesquisadores e docentes das áreas de ensino das ciências exatas e da terra pela busca de uma metodologia de ensino inovadora e eficaz, criando assim novas perspectivas para o futuro da educação em todo o país.
O curso “Física e Astronomia Para Todos” faz parte do projeto Novos Talentos na Rede Pública, da CAPES, desenvolvido em conjunto com departamentos das Universidades Federal Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em parceria com o Espaço Ciências.
O curso leva o estudo da Astronomia, Física e Astronáutica para a esfera escolar, divulgando seus conteúdos aos alunos e professores, por períodos de quatro a cinco dias em diversas escolas de estado de Pernambuco. Por este motivo, passa a ser também uma alternativa de formação continuada de professores da rede pública de ensino, visto que estudos mostram um acentuado déficit na formação dos professores na área de ciências exatas. A metodologia usada foi a desenvolvida pelo professor da UFRJ Leopoldo De Meis.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O tema deste trabalho foi abordado com a intensão de apresentar as ações realizadas e os resultados obtidos pelo curso intitulado Física e Astronomia Para Todos, realizada na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga, na cidade de Araripina – Pernambuco. As indiscutíveis contribuições sócias e culturais que o curso representa para a formação de alunos e professores torna-se nosso objetivo.
MÉTODOS:
O cronograma do curso Física e Astronomia Para Todos foi composto por palestras, experimentos de Física, oficina de montagem e lançamento de foguetes educativos, observação astronômica, oficina de montagem de telescópios, apresentações cientifico-culturais como encerramento do curso e confecção de relatórios como forma de avaliação.
Seguindo a Metodologia De Meis, a abertura do curso em questão foi feita pelo Antônio Carlos S. Miranda com uma “palestra-trote”: num breve passeio pelo sistema solar são citadas informações não aceitas oficialmente pela ciência. Este método é utilizado para mostrar aos alunos a importância da autonomia cognitiva e pensamento crítico, como forma de uma aprendizagem significativa. O segundo dia foi dedicado à física com quatro experimentos, em mecânica, ótica, termodinâmica e eletrostática. O terceiro dia dedicado à oficina de foguetes educativos (montagens e lançamentos), oficina de telescópios e observação astronômica noturna. Ao final do curso, os alunos trabalharam em apresentações culturais que envolvessem alguns tópicos vistos durante a semana e confeccionaram relatórios e gráficos dos experimentos em física. Foram produzidas 3 (três) peças teatrais e uma paródia de música, todas registradas para trabalhos futuros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nos quatro dias de atividades na escola Padre Luiz Gonzaga, a metodologia utilizada teve como finalidade transmitir uma experiência intensa na construção do pensamento cientifico e seus métodos com um cronograma coeso e coerente constituídos por palestras apresentadas pelos professores e alunos, valorização da curiosidade, com levantamento de questões referente à física e astronomia, apresentação da física do dia a dia, experimentação em física (foram utilizados equipamentos do próprio laboratório da escola, como forma de capacitação de professores e alunos, além de confecção de experimentos de baixo custo), oficinas e apresentações culturais com temáticas voltadas para o conteúdo assimilado. Os resultados esperados foram satisfeitos, as avaliações solicitadas foram concluídas com sucesso, como a confecção de relatórios e apresentação de seminários numa miniconferências, para as outras turmas do curso, confecção e apresentação de resultados gráficos, e ao final, apresentação de três peças e uma paródia, criadas pelos próprios alunos, que se mostraram muito satisfeitos com o conhecimento adquirido de forma lúdica, porém não menos importante.
CONCLUSÕES:
Visto o grande sucesso que o curso se tornou para os alunos participantes e para toda a comunidade escolar ali presente, é de vital importância a divulgação do método alcançado, graças ao esforço dos seus idealizadores e colaboradores, para a realização de mais um curso na cidade de Araripina, Pernambuco. Graças a este trabalho temos visto um crescente interesse, por parte dos alunos e professores, em levar esta semana repleta de conhecimento e emoção, todos os anos, baseado nos depoimentos da comunidade escolar, afirmamos que a relação ensino aprendizagem está sendo vivenciada em sua essência de forma interdisciplinar, preparando jovens atuantes em sua cidade, seguindo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) do ensino da física.
Esperamos que este trabalho venha a contribuir para pesquisas futuras sobre o assunto para que o maior número de pessoas tenha conhecimento dos procedimentos detalhados, com a possibilidade de que sejam aplicadas com maior frequência em outras escolas. Este resumo também servirá como base para trabalhos futuros, que serão apresentados com maior riqueza de detalhes em formato de artigo científico em revistas especializadas.
Palavras-chave: Divulgação científica, Aprendizagem significativa, Física e Astronomia Para Todos.