65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DE PAZ NO “ÂMBITO ESCOLAR”
Maria Gilvania de Araújo Peixôto - Profª Educação Básica - Bolsista do PIBID
Geísa Maria Fagundes - Profª Educação Básica - Bolsista do PIBID
Silvia Maria Costa Barbosa - Profª. Dra./ coord. Inst. - PIBID
INTRODUÇÃO:
Este trabalho caracteriza-se em linhas gerais pelas reflexões realizadas a partir da realidade escolar, pois percebemos a necessidade de promovermos na nossa instituição projetos que contemplem à promoção de uma Cultura de Paz e Tolerância, com o planejamento de estratégias e ações que visem essa ação. A construção da Cultura de paz passa por transformações na qualidade das relações sociais (MILANI 2004), portanto para efetivá-la no âmbito escolar de maneira significativa, sem exclusão, discriminação ou supervalorização da capacidade intelectual, ressaltamos a necessária mudança de paradigma, a valorização da interação e interlocução com o outro e de ações concretas confrontando as diferentes leituras do mundo real. .
A escola deve privilegiar o exercício do diálogo como forma de resolver pequenos conflitos e de ajustar pontos de vista distintos. Ao negociar, no grupo, a adequação do seu ponto de vista, crianças e adolecentes entram em contato com outras formas de pensar, de sentir e de agir, levando-os a ressignificar o próprio pensamento acerca dos poblemas em questão, desenvolvendo o espírito de cooperação e de solidariedade entre eles mediante fortalecimento de atitudes de respeito ao colega e ao bem comum. (FREIRE, 2006, p. 388)
OBJETIVO DO TRABALHO:
Promover a gestão democrática na escola valorizando a participação da comunidade escolar e local. Assegurar o ingresso, a permanência e o sucesso do aluno na escola, evitando a exclusão e possibilitando-lhe a apropriação e a produção do conhecimento de forma significativa.
MÉTODOS:
O projeto foi desenvolvido por meio de um trabalho intencional e sistemático no interior da escola. Questionamentos, diálogos e ações concretas envolveram a participação efetiva de todos os alunos, professores, funcionários e famílias.
As atividades foram realizadas semanalmente pelos professores em sala de aula e compartilhadas com toda a escola. Houve durante todo o desenvolvimento do projeto o estímulo a novas produções dos alunos, dos professores e de todos que de alguma forma estavam na escola. Ressaltamos o desenvolvimento do trabalho em equipe, visando estimular a cooperação, a participação, a criatividade e a resolução de conflitos existentes no cotidiano de sala de aula, bem como o incentivo à produção de novas atividades no que se refere à educação para a paz com elaboração de projetos individuais por turmas existentes na escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Buscamos no decorrer do projeto realizar um trabalho de integração entre escola, família e comunidade. Ampliamos as ações realizadas pela escola fazendo visitas domiciliares a fim de conhecermos a realidade na qual os alunos encontram-se inseridos. Com o objetivo de orientarmos os pais promovemos reuniões com toda a comunidade escolar. Ainda discutimos temas importantes e pertinentes, envolvendo a educação para a paz e tolerância.
CONCLUSÕES:
A partir das reflexões realizadas quanto a valores humanos em uma perspectiva de educação para paz e tolerância todos os envolvidos, de alguma forma, passaram a refletir mais sobre suas ações e as respectivas consequências. Assim, evidenciou-se a necessidade de uso de palavras que inspiram harmonia e a busca do diálogo coerente para resolver conflitos que são próprios do cotidiano escolar e dos seres humanos que vivem em grupo. Diante do exposto, inferimos que somente dominar nossa área específica de conhecimento com suas técnicas e metodologias apropriadas não basta, já que a educação hoje tem que ser vista como um encontro afetivo, de amor e crescimento humano para os envolvidos na tarefa de bem educar e que acreditam sempre nas mudanças. Logo, se pensamos e queremos paz, temos que começar a exercitar em nossa própria vida, em nossa família, escola e sala de aula, para conseguirmos o nosso objetivo de uma cultura de paz e não violência
Palavras-chave: Tolerância., Conflitos., Aprendizagem..