65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A BÚSSOLA: UMA AULA EXPERIMENTAL SOBRE MAGNETISMO
Hilton Anselmo Ribeiro Pereira - Depto de Física – UFRRJ
Tessie Gouvea da Cruz - Profa. Dra./ Orientadora – Depto. de Física – UFRRJ
Francisco Antônio Lopes Laudares - Prof. Msc/ Orientador – Depto. De Física – UFRRJ
INTRODUÇÃO:
Conteúdos de Física trabalhados com o auxilio de aulas experimentais não só possibilita uma melhor compreensão do conceito bem como desperta curiosidade e interesse nos alunos. No caso do ‘magnetismo’ o conceito pode ser trabalhado com o auxilio de uma aula experimental usando a bússola. A bússola é um instrumento de navegação e orientação baseado em propriedade magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestre.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho é contextualizar o ensino sobre a bússola para alunos do ensino médio: sua história, importância e aplicações. Na aula de Física, sob o conteúdo de ‘magnetismo’, a bússola foi apresentada como instrumento de localização. Para demonstrar seu funcionamento foi construída uma bússola usando instrumentos de baixo custo.
MÉTODOS:
Este trabalho foi realizado pelo grupo do PIBID subprojeto Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na turma do 3° ano de uma escola estadual do Rio de Janeiro (Seropédica). Baseado no plano de aula preparado pelo grupo PIBID, em conjunto com o professor de Física, foi proposta uma aula teórica seguido de um procedimento experimental. Na aula teórica foram abordados temas como: imã, magnetismo terrestre e o funcionamento de uma bússola comercial. Na aula experimental os alunos fabricaram uma bússola utilizando materiais de baixo custo. Os alunos foram orientados pelo professor a como montarem a bússola. Após a montagem os alunos foram ensinados como manusear a bússola. Com atividades em grupo os alunos foram incentivados a identificarem os pontos cardeais com o uso da bússola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi observado que durante a aula experimental todos os alunos participaram na montagem do experimento e demonstraram grande interesse nas atividades propostas. Fizeram diversas perguntas relacionadas ao tema o que possibilitou a discussão sobre magnetismo. Durante essa discussão foi possível perceber as concepções prévias dos alunos em relação ao conteúdo abordado. Foi possível perceber que os alunos pouco sabem da história do magnetismo bem como as aplicações tecnológicas atuais baseadas no magnetismo.
CONCLUSÕES:
Dessa forma, é possível constatar que os alunos possuem conhecimento prévio, equivocado ou não, do tema abordado: o magnetismo. Com posse dessas informações é possível ao professor trabalhar a construção do conhecimento de forma mais prazerosa ao aluno. A inserção de uma oficina experimental durante a aula teórica despertou no aluno uma curiosidade em relação ao conteúdo trabalhado. A construção de uma bússola com material de baixo custo contribui na aprendizagem do conteúdo bem como na divulgação do conhecimento científico fora do ambiente escolar.
Palavras-chave: Ensino, Instrumentação, Materiais de baixo custo.