65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
ESTRATÉGIAS DE DESEMPENHO DA CADEIA PRODUTIVA DO ALGODÃO COLORIDO NO ESTADO DA PARAÍBA
Kever Bruno Paradelo Gomes - Especialista em Agronegócio, Professor do Instituto Federal de Brasília
Michelle Silva de Oliveira - Mestre em Ciências Contábeis, Professora do Instituto Federal de Brasília
INTRODUÇÃO:
O cultivo do algodão faz parte da cultura do nordeste do Brasil, especialmente do Estado da Paraíba. O algodão colorido foi desenvolvido pela Embrapa a partir de cultivares selvagens da região do Seridó de seu banco de germoplasma. Em 1989 a Empresa iniciou um programa de melhoramento genético desenvolvendo sistemas de produção que pudessem atender aos requisitos da indústria têxtil, visando obter cultivares de fibra colorida resistente às condições de clima e solo no semi-árido nordestino (OLIVEIRA & SEVERIANO FILHO, 2005).
Com o auxílio do governo e instituições a produção de cultivares coloridos tem auxiliado no desenvolvimento socioeconômico da região. Sendo produzido por agricultores familiares de pequeno e médio porte, o produto vem sendo comercializado principalmente por cooperativas que vem conquistando o mercado nacional e internacional.
O mercado de algodão colorido está dirigido para consumidores alérgicos ao tingimento industrial do algodão, a recém-nascidos e aos turistas curiosos em conhecer as peças ecologicamente corretas confeccionadas a partir de um produto local e novo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem por objetivo analisar as estratégias de desempenho da cadeia produtiva do algodão colorido no Estado da Paraíba.
MÉTODOS:
Para o presente estudo, escolheu-se o critério de desempenho de competitividade, o qual se caracteriza por ser comparativo (abrangendo as cadeias produtivas concorrentes); trata-se da produção de algodão colorido perante o algodão de pluma branca. Esta comparação, segundo Castro et al. (2001) deve englobar tudo o que ocorre antes, dentro e fora da porteira da fazenda e não apenas o que se passa dentro da fazenda, nos sistemas produtivos.
Este trabalho foi feito em bases de estudos sobre o algodão colorido na Paraíba para determinar os fatores críticos de desempenho desta cadeia produtiva. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa foi de caráter exploratório com natureza contextual.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi detectado na cadeia produtiva um consumidor final que pode ser segmentado em consumidor interno e externo, assim como quatro tipos de consumidores dos produtos confeccionados a partir do algodão colorido: consumidores ecologicamente corretos, consumidores alérgicos a corantes e tintas, bebês recém nascidos e os turistas que visitam a região.
Com o fim de superar um grande gargalo da cadeia produtiva, em 2000 foi fundado o Consórcio Natural Fashion, com o objetivo de promover a comercialização do algodão colorido por meio da aquisição, beneficiamento, manufatura, venda e marketing dos produtos finais derivados da pluma.
Os sistemas produtivos de algodão colorido se constituem de médios agricultores e de agricultores familiares que plantam algodão agroecológico ou orgânico. No estado da Paraíba a maior parte deles são agricultores familiares.
Pode-se perceber que a falta comunicação, propaganda e marketing estão inseridos dentre os principais fatores críticos do desempenho da cadeia produtiva. Entende-se que existe uma demanda para o algodão colorido, o que não existe ainda é um conhecimento repleto nos segmentos, pois diversos consumidores da matéria-prima querem ver a amostra do produto para fazer uma análise e comparar com o algodão branco.
CONCLUSÕES:
Foi possível verificar que o desenvolvimento da cadeia do algodão colorido na Paraíba se deu devido à forte coordenação desenvolvida pelas cooperativas, de modo especial a CoopNatural.
A competitividade deste nicho se concentra no apelo orgânico e agroecológico que permite ao algodão colorido competir num mercado diferenciado com o algodão de fibra branca convencional. A grande dificuldade se consolida na insuficiência de investimentos voltados para a divulgação. A falta de conhecimento do produto afeta consideravelmente a quantidade de mercados dispostos a trabalhar com esta matéria-prima e seus derivados.
Palavras-chave: Agricultura familiar, Desenvolvimento rural, Mercado consumidor.