65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PIRÂMIDE ALIMENTAR: UMA METODOLOGIA UTILIZADA NA FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA ANTÔNIO JACÓ, REDENÇÃO, CEARÁ.
Francisca Angerline de Lima da Silva - Bolsista do PIBID/CAPES Cursando de Ciências da Natureza e Matemática/UNILAB
Francisca Aline da Silva Andrade - Bolsista do PIBID/CAPES Cursando de Ciências da Natureza e Matemática/UNILAB
Luana Mateus de Sousa - Bolsista do PIBID/CAPES Cursando de Ciências da Natureza e Matemática/UNILAB
Vitória Marília Ferreira Lima - Bolsista do PIBID/CAPES Cursando de Ciências da Natureza e Matemática/UNILAB
Amanda Arcelino da Silva Cavalcante - Bolsista do PIBID/CAPES Cursando de Ciências da Natureza e Matemática/UNILAB
Viviane Pinho de Oliveira - Orientadora/Professora Adjunta/Área de Formação Docente/UNILAB
INTRODUÇÃO:
No intuito de estimular as pessoas a terem uma dieta com variedade, equilíbrio e moderação, o governo dos Estados Unidos criou a Pirâmide Alimentar, que é um desenho de uma pirâmide dividida em grupos de alimentos que devemos consumir diariamente. Para entender a pirâmide alimentar é preciso conhecer os diferentes grupos de alimentos. Na base da pirâmide está localizado o grupo 1, onde se encontram os carboidratos, os quais nos fornecem a maior quantidade de energia que precisamos, como os pães. Já no grupo 2 e 3 estão os alimentos reguladores, que são ricos em vitaminas, fibras, sais minerais e água, são eles: frutas e verduras. Os grupos 4, 5 e 6 são compostos pelos alimentos construtores, ricos em proteínas, cálcio, ferro e zinco, presentes nas carnes, no leite e seus derivados. No ápice da pirâmide estão os grupos 7 e 8 constituídos pelos alimentos energéticos extras, que consistem em óleos e gorduras.
Para o bom funcionamento do nosso organismo é necessário consumir alimentos de todos os grupos, com quantidades de nutrientes necessárias para suprir as necessidades diárias de uma vida saudável. Os alimentos em um grupo não podem substituir os de outros. Deve-se ressaltar que para ter uma boa saúde, é essencial que haja um equilíbrio entre os grupos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi analisar os hábitos alimentares no cotidiano escolar e na comunidade através da feira de ciências, levando em consideração a deficiência de conhecimentos em relação a uma alimentação adequada e conscientizar a população sobre os benefícios da alimentação saudável, abordando através do ludismo, aspectos fundamentais para uma saúde de qualidade.
MÉTODOS:
A partir da iniciativa dos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID foi confeccionada uma pirâmide alimentar lúdica que permitia a interação do público. Os materiais utilizados foram uma placa de ferro, cartolina, imãs, figuras e papelão. A construção consistiu em um desenho em forma de pirâmide em uma cartolina que foi fixada em uma barra de ferro e nas extremidades foram coladas figuras de alimentos como forma de chamar atenção do público. Foram recortadas figuras de alimentos de acordo com os grupos em que a pirâmide está dividida. Tais figuras foram coladas em pedaços de papelões e fixadas em imãs para facilitar a montagem da pirâmide. Foi selecionada uma aluna do 6º ano que foi orientada pelos pibidianos como forma de preparo para a apresentação do trabalho na feira de ciências da E.M.E.I.E.F. Deputado Antonio Jacó, em outubro de 2012. Durante a feira, a aluna instigava aos visitantes a curiosidade de modo que eles participassem e reconhecessem a importância de uma alimentação correta por meio da montagem da pirâmide alimentar. Os participantes da feira interagiam experimentando montar a pirâmide alimentar segundo seus conceitos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi possível notar o entusiasmo e o interesse das pessoas em querer participar da montagem da pirâmide, a fim de aprofundar os seus conhecimentos básicos de como garantir a saúde por meio de uma alimentação adequada, baseada na pirâmide alimentar. Com a montagem percebeu-se as dificuldades dos participantes ao realizarem a dinâmica, pois se enganavam achando que os alimentos do ápice da pirâmide eram os que mais deveriam ser consumidos, enquanto os da base deveriam ser menos consumidos. Ao longo da exposição era explicado para o público que a base larga da pirâmide indica os alimentos mais necessários e que devem ser mais consumidos, à medida que vai encurtando, vai diminuindo a necessidade de consumir esses tipos de alimentos. Buscou-se também informar aos participantes que todos os alimentos contidos em todos os grupos são importantes, o que muda é a quantidade a ser ingerida, de forma que o equilíbrio no consumo dos grupos alimentares é fundamental para uma boa saúde do corpo.
Por meio da montagem da pirâmide alimentar as pessoas puderam se conscientizar que estavam se alimentando de forma inadequada, a ponto de pôr em risco a saúde, além de se informar sobre os hábitos alimentares saudáveis e como pôr em prática esses conhecimentos no seu cotidiano.
CONCLUSÕES:
A atividade teve uma repercussão muito positiva, já que contribuiu muito com a compreensão de dietas alimentares, o que fará com que optemos por uma alimentação mais balanceada e saudável. Foi interessante averiguar que os hábitos alimentares adequados não servem exclusivamente para bem estar, mas servem também para diversos processos metabólicos, como o crescimento, a regulação hormonal, a imunidade, dentre outros. A montagem da pirâmide alimentar valorizou o ensino contextualizado, pois relacionou uma prática do cotidiano com os conteúdos de ciências. Além disso, oportunizou um momento de conscientização entre os participantes da dinâmica. A escola pode atuar de forma muito concreta na comunidade em que se insere, na medida em que se compromete não apenas com o ensino, mas com a qualidade da vida humana.
Portanto, concluiu-se o estudo da pirâmide alimentar foi uma ferramenta bastante oportuna para conscientizar a escola e a comunidade sobre os hábitos alimentares corretos. Além disso, foi possível contribuir com o ensino de ciências na escola e na própria formação dos bolsistas do PIBID, pois o processo de ensino-aprendizagem, quando abordado de forma lúdica e prática, torna o estudo das ciências mais acessível e compreensível para todos.
Palavras-chave: Pirâmide alimentar, alimentação saudável, feira de ciências.