65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
Um estudo sobre o consumo de drogas em estudantes de Maceió (Al)
Thiago Henrique Barcellos França - Curso de graduação em psicologia - CESMAC
Farley de Melo Carneiro - Curso de graduação em psicologia - CESMAC
Leconte de Lisle Coelho Junior - Prof. Dr./Orientador do Curso de Psicologia - Cesmac
INTRODUÇÃO:
O consumo de drogas, seja legais ou ilegais, tornou-se um tema de saúde pública dado dois fatos: 1) pode ser definido por uma escalada não somente a partir de drogas mais fracas para as mais fortes (da maconha para o crack, por exemplo), mas como também da frequência do uso, e, 2) cada vez mais cedo as pessoas utilizam drogas em suas vidas, aumentando a chance dos efeitos serem mórbidos. Pensando nestas duas proposituras, foi definida a realização de uma pesquisa que abarcasse tanto o comportamento de evitação quanto o de consumo de drogas a fim de compreender futuras possibilidades de tratamento e discussão sobre o tema.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da pesquisa visou a descrição do consumo de substâncias psicoativas em uma amostra de 64 estudantes de uma escola de ensino médio pública da periferia do município de Maceió (Al).
MÉTODOS:
Os informantes assinaram um termo de consentimento baseado nas recomendações do Conselho Federal de Psicologia para participar da pesquisa, com a afirmação da garantia de anonimato na apresentação e discussão das informações obtidas. A pesquisa foi realizada utilizando 2 instrumentos para a coleta de dados, sendo estes o questionário POSIT (The Problem Oriented Screening Instrument for Teenagers) e a junção da Escala de Atitudes Frente ao Uso de Álcool; Escala de Atitudes Frente ao Uso de Maconha, e, Escala de Atitudes Frente ao Uso de Drogas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a análise descritiva dos questionários, percebeu-se o surgimento de 2 eixos de respostas: “Eixo Consumo de Drogas” e “Eixo Evitação de Consumo”. No primeiro, 24% dos informantes respostaram que “seus amigos se aborrecem em festas em que não servem drogas”, 14% assinalaram “sente desejo constante de consumir bebidas alcoólicas ou drogas?” e 11% marcaram o item “seus amigos levam drogas às festas”. No eixo contrário, 84% relataram que “seus pais sabem onde estão ou o que eles estão fazendo”. Fora isto, estes outros dados corroboram este fator: “seus pais ou responsáveis gostam de conversar ou estar com você?” (68%), finalizando com “participa de muitas atividades na companhia dos seus pais ou responsáveis?” (43%).
CONCLUSÕES:
Conclui-se que os amigos dos informantes estimulam o consumo de drogas ou de bebidas alcoólicas enquanto seus familiares servem como agentes preventivos para comportamentos de risco no que concerne ao consumo e possível abuso de substâncias psicoativas. Outro aspecto corresponde à questão de gênero, na atualidade, as mulheres tendem a se tornarem consumidores de drogas tanto quanto os homens, fato comprovado com esta amostra de maioria feminina.
Palavras-chave: Consumo de Drogas, Adolescentes, Prevenção.