65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
NAS TRILHAS DO SEMIÁRIDO: APRENDENDO A CONHECER E PRESERVAR OS "SEGREDOS" DA CAATINGA.
Antonio Carlos Leonardo Gomes - Profº Orientador - EEEP Manuel Abdias Evangelista
Carla Késsia Evangelista Pena - Profª Coorientadora - EEEP Manuel Abdias Evangelista
Carlos Eduardo Santana - Aluno - EEEP Manuel Abdias Evangelista
Victor Camelo de Sousa Melo - Aluno - EEEP Manuel Abdias Evangelista
Welerson Carlos Dias - Aluno - EEEP Manuel Abdias Evangelista
INTRODUÇÃO:
O semiárido com sua vegetação predominante, a caatinga; ocupa grande parte do território da região Nordeste do Brasil, apresenta características específicas em relação ao clima, vegetação e cultura. Apesar de ser considerado um dos mais valiosos e antigos ecossistemas do país, está localizado em uma região do Nordeste que sofre com as diversas ações humanas, reflexo de uma relação predatória do homem com a natureza. No entanto, tornam-se necessárias decisões democratizadas que contribuam para a construção da uma consciência de preservação ambiental, sendo importante desenvolver através de uma educação contextualizada e interdisciplinar a valorização de posturas de atuação consciente de preservação do meio ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conhecer de forma ampla a diversidade biológica(fauna e flora), cultural e as características histórico-geográficas do semiárido nordestino, estimulando assim, o desenvolvimento de uma consciência de preservação ambiental cidadã.
MÉTODOS:
O projeto executado por alunos do 1º ano da Escola Estadual de Educação Profissional Manuel Abdias Evangelista em Nova Russas, no Ceará; tendo como perspectiva norteadora uma abordagem contextualizada (inserido no contexto de vida do aluno) e interdisciplinar (contando com o apoio teórico-metodológico das diversas disciplinas do currículo do Ensino Médio Profissionalizante).
Foram realizados, primeiramente, estudos bibliográficos com o intuito de coleta de dados visando compreender como se constitui a formação da caatinga enquanto unidade de vegetação tipicamente brasileira inserida na região do semiárido, enfatizando suas principais espécies vegetais, animais, características territoriais, culturais, linguísticas e folclóricas, etc. Após a coleta de dados, será realizada a análise e discussão dos mesmos em sala de aula.
A culminância ocorreu com os achados de maior relevância sobre o tema do projeto, sistematizados através de aulas de campo, em laboratório, apresentações culturais, stands ilustrativos, palestras e seminários, objetivando debates e discussões do assunto, contribuindo assim, para o desenvolvimento do pensamento crítico-intelectual dos alunos e a formação de uma consciência de preservação do meio ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A realização deste projeto proporcionou um amplo questionamento sobre os modelos de desenvolvimento da sociedade capitalista e sua influência na relação homem-natureza; sendo importante que todos os alunos envolvidos neste projeto, possam, com sua finalização, incluir em suas vivências diárias um novo olhar ecologicamente consciente em sua convivência com o semiárido, traçando diferentes possibilidades de análise de sustentabilidade como forma de enfrentar os problemas gerados pelas mudanças econômicas atuais que desconsideram, na maioria das vezes, a preservação dos recursos naturais e culturais para as próximas gerações.
CONCLUSÕES:
Durante a realização deste projeto, a Escola de Educação Profissional Manuel Abdias Evangelista procurou desenvolver em seu primeiro ano de funcionamento, um amplo debate sobre as diversas questões ambientais que estão diretamente relacionadas às formas de convivência com o semiárido e à preservação de suas espécies animais, vegetais e inevitavelmente preservação cultural. Dessa forma, a escola pode constituir-se em um ponto de partida capaz de aprofundar a crítica ao desenvolvimento predatório proporcionado pelo sistema capitalista, despertando uma reflexão sobre a ampla relação homem-natureza e tornando a educação ambiental parte do seu quotidiano.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Caatinga, Preservação.