65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 2. Serviço Social da Criança e do Adolescente
AVÓS DE CRIANÇAS EM ESPAÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E METAS DE SOCIALIZAÇÃO
Tamires Santos Rufino e Silva - Instituto de Ciências Socias Aplicadas – UFPA
Amanda Cristina Ribeiro da Costa - Instituto de Ciências Socias Aplicadas – UFPA
Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Instituto de Ciências Socias Aplicadas – UFPA
Celina Maria Colino Magalhães - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento – UFPA
INTRODUÇÃO:
Estudos que envolvem os primeiros anos do desenvolvimento infantil levam em consideração a figura do cuidador primário, seja ele em ambiente familiar ou institucional, pois a partir de suas crenças, ideias, valores e percepções pode-se avaliar as práticas de cuidado destinadas às crianças. O desenvolvimento infantil pode ser então definido como um processo multideterminado, uma vez que fatores econômicos, políticos, sociais e culturais influenciam de maneira distinta, mas articulada, mudanças e permanências que dão forma às características pessoais da criança em dado momento da sua trajetória de vida. A pesquisa destaca as cognições parentais, aqui entendidas como o sistema de crenças e valores, expectativas ou metas de socialização que os mesmos têm a respeito de como são e como serão os seus netos, na medida em que possibilitam compreender sobre a qualidade do cuidado e possíveis influências no desenvolvimento infantil, além disso, também permitem abrir novos caminhos para se pesquisar a cultura e o desenvolvimento humano.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O estudo teve por objetivo investigar aspectos da psicologia dos cuidadores, tomando o avô e a avó como figuras de referência na família de crianças que estão vivendo em instituições de acolhimento, com destaque para ideias, concepções e conhecimentos destes acerca do desenvolvimento infantil, assim como analisar as metas e estratégias de socialização infantil.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada no Espaço de Acolhimento Provisório Infantil (EAPI), o qual e acolhe crianças de zero a seis anos, e está localizado na região metropolitana de Belém-PA. Participaram 25 avós e 31 crianças institucionalizadas. Para coleta dos dados, utilizou-se o Knowledge of Infant Development Inventory (KIDI), o qual é um questionário composto por 75 questões fechadas, organizadas em quatro categorias: Cuidados Parentais, Normas e Marcos do desenvolvimento, Princípios Desenvolvimento e Saúde. O instrumento avaliou o grau de conhecimento que avós de crianças acolhidas pela instituição pesquisada sobre temas como a aquisição de habilidades motoras, perceptuais e cognitivas nos primeiros anos da infância Utilizou-se também um roteiro de entrevista semiestruturada que levantou as metas e estratégias de socialização infantil, a partir das questões: que qualidades você deseja que seu neto tenha quando for adulto? O que você acha que é necessário para que ele possa desenvolver essas qualidades?. Estas foram classificadas conforme categorias: autoaperfeiçoamento, autocontrole, emotividade, expectativas sociais, bom comportamento e outros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No que se refere ao KIDI, os resultados indicaram que esses avós acertaram mais questões do que erraram, podendo-se afirmar que, na avaliação geral, apresentaram bom desempenho. Além disso, a categoria com maior percentual de acertos foi “Saúde e Segurança” e, o menor percentual, “Princípios do Desenvolvimento”. A maioria dos avós informou não ter concluído sequer o nível de ensino fundamental. Este fator pode ajudar a explicar por que a categoria “Princípios do Desenvolvimento”, que reúne questões baseadas em evidências científicas e aportes teóricos, apresentou o menor percentual de acertos, enquanto que na categoria “Saúde e Segurança” os escores foram mais elevados, talvez por remeterem à experiência acumulada no trato com crianças. Em relação às metas de socialização a categoria Expectativas Sociais foi a que obteve maior número de menções, reunindo respostas relacionadas à melhoria da condição de vida pelo investimento no estudo e profissionalização para o trabalho. Já em estratégias de socialização a categoria “centradas em si mesmo” apresentou maior número de mençõe, reunindo respostas relacionadas a tarefas colocadas aos próprios avós, e o que eles esperam dos seus netos.
CONCLUSÕES:
Com a preocupação de contribuir com estudos relevantes para a área do serviço social é que este trabalho foi pensado, com o objetivo de focalizar o papel dos avós na sociedade contemporânea e sua importância na vida dos netos, em especial na vida daqueles que se encontram institucionalizados. Visto que, após os pais, os avós são os familiares, normalmente, mais ligados à criança e comprometidos com o seu desenvolvimento. Logo, conhecer o papel dos avós no desenvolvimento infantil, as novas atribuições colocadas a estes na atualidade, o quanto conhecem acerca do desenvolvimento infantil e como se relacionam com seus netos que se encontram institucionalizados foi importante para compreender melhor a relevância desses familiares no processo de reinserção familiar de crianças que se encontram em situação de acolhimento institucional e assim poder traçar estratégias que possam ser cumpridas em curto e longo prazo.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil, Acolhimento institucional, Metas e estratégias de socialização infantil.