65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 1. Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
ANÁLISE INVENTARIAL DE EDIFICAÇÕES DO ENSINO SUPERIOR EM MACEIÓ - BAIRRO DO FAROL (SÉC. XIX E MEADOS DO XX).
Rafaela Cristina dos Santos Carvalho - FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFAL
Josemary Omena Passos Ferrare - Profa. Dra./Orientadora – FAU Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFAL
INTRODUÇÃO:
Levando-se em conta que em 2011 a Universidade Federal de Alagoas, UFAL, criada em janeiro de 1961, completou 50 anos de organização, considerou-se relevante pesquisar sobre como transcorreu os primórdios do Ensino Superior em Maceió em diferentes espaços arquitetônicos que passaram a fazer parte da paisagem da cidade, mais precisamente dos bairros do Centro e do Farol, entre meados do século XIX a meados do século XX, e que permanecem na atualidade. Identificando-se que, no bairro do Farol, tem-se ainda eretos o Seminário Diocesano e a Antiga Faculdade de Odontologia, tomou-se por objetivo precípuo fazer o inventário arquitetônico dessas duas edificações. Elaborar um inventário é uma ação importante, pois além de dados acerca do conhecimento histórico da edificação é um primeiro passo para a preservação patrimonial urbana. A pesquisa permitiu que um produto científico gerado numa de suas atuais unidades acadêmicas –Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – pudesse contribuir de modo efetivo com a gestão da Preservação Patrimonial Urbana de Maceió, ora em processo de revisão das escolhas já iniciadas das UEPs (Unidades Especiais de Preservação) para implementação normativa do Plano Diretor da cidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elaborar o inventário arquitetônico do Seminário Diocesano de Maceió e da Antiga Faculdade de Odontologia, exemplares ainda remanescentes, que contam a história dos primórdios do Ensino Superior em Maceió, (meados do século XIX a meados do século XX) conjugado a um levantamento arquitetônico/registro histórico e iconográfico de todas as escolas com esse perfil de proposta pedagógica.
MÉTODOS:
O primeiro procedimento para a realização do inventário foi o levantamento de referências históricas de Maceió, desde 1839, quando a cidade tornou-se capital do estado e passou a ter necessidade da criação de espaços educacionais para ensino superior. A seguir, foram iniciados levantamentos fotográficos dos prédios remanescentes, buscas dos projetos originais, atualizações cadastrais das plantas e elaboração da análise arquitetônica. Por último, efetivou-se a sistematização dos dados histórico-arquitetônicos acoplados em fichas, modelo das Unidades Especiais de Preservação (UEPs), e o mapeamento do percurso dessas edificações na cidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Entendeu-se, a rigor, que o Seminário Diocesano precedeu o ensino superior com matérias pós-secundárias, antes da criação da Academia de Ciências Comerciais de Alagoas, reconhecidamente a primeira instituição fundada para esse ensino. Constatou-se também que a Faculdade de Odontologia sofreu interrupções no seu funcionamento, por falta de prédio próprio e falta de candidatos para ingressar no ensino superior. O último surgimento se deu com a criação da Faculdade de Odontologia de Alagoas, seguida da criação da Faculdade de Odontologia de Maceió. Não demorou muito para alguns professores dessas instituições perceberem a inviabilidade das duas faculdades trabalhando ao mesmo tempo para formar o mesmo tipo de profissional. Tomaram logo a iniciativa para a junção das mesmas, que, poucos anos depois, seriam incorporadas à UFAL, junto com outras faculdades. As edificações das duas instituições Seminário Diocesano e Faculdade de Odontologia ainda mantêm a maioria das características arquitetônicas dos estilos em que foram construídos: neoclássico e modernista respectivamente, representam parte da história da formação do conhecimento científico na sociedade alagoana e foram construídas num período em que Maceió, recém elevado a capital, passava por um momento de progresso.
CONCLUSÕES:
A pesquisa concluiu que a gênese do Ensino Superior em Maceió ocorreu na área central da cidade, o que se comprova tanto pela localização das edificações aqui estudadas, como pela localização de outras instituições de ensino, como o Liceu Alagoano, a Escola Normal, a antiga Academia de Comércio e as Faculdades de Direito, de Ciências Econômicas, de Medicina, de Filosofia e de Engenharia, todas no bairro do Centro. Grande parte dessas instituições passou, mais tarde, a compor a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A pesquisa ainda revelou que, no momento do surgimento dessas faculdades, a cidade passava por um processo de estruturação progressiva, iniciado quando foi elevada a capital da Província.
Os edifícios estudados têm grande significância cultural para a cidade de Maceió por representarem os primórdios do ensino pós-secundário; e, portanto, a conservação desses exemplares arquitetônicos contribuirão bastante para a preservação da história e referências da memória urbana maceioense. Devem por isso serem arrolados como Unidades Especiais de Preservação (UEPS) e serem geridos pelo Plano Diretor de Maceió.
Palavras-chave: Inventário arquitetônico, Maceió, Ensino Superior.