65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO ATIVA DE ALUNOS NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR
Manoela Atalah Pinto dos Santos - Instituto Oswaldo Cruz- FIOCRUZ
Maria de Fátima Alves de Oliveira - Profa. Dra./Orientadora -Instituto Oswaldo Cruz- FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:
A escola tem como característica ser um espaço com intensa troca de ideias, discussões e desenvolvimento crítico em favor da aprendizagem (LIBANEO, 2009). Porém, a construção do conhecimento não está apenas vinculada as relações existentes entre os agentes escolares, mas também ao espaço em que se dá essa relação (CASTRO, 2009). Oliveira (2002) relata que os ambientes precisam ser pensados, preocupando-se com a sua funcionalidade e estética, principalmente a sala de aula, pois é dentro desse espaço educacional que se desenvolve a educação visual, expressiva, cognitiva, ética e estética. Em espaços educativos é notável a carência de estímulos visuais bem formulados que gerem percepções positivas, proporcionando alegria e o bem-estar de todos (GROSSMAN et al 2008). Um ambiente monocromático é um dos principais geradores da monotonia visual que contribui para a fadiga, para a desatenção e até a depressão (FONSECA et al. 2002). Acreditamos que as pesquisas sobre as relações dos objetos, ambientes físicos e indivíduos tenham importância no cenário educacional, devido a sua contribuição para a melhoria dos ambientes e as interferências deste no processo de construção do conhecimento pelos alunos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A nossa pesquisa, tem como objetivo principal refletir sobre o processo de transformação da sala de aula, a partir da participação ativa de alunos. Diante dessa perspectiva, buscamos comparar as atitudes e relatos de alunos que realizaram a atividade de transformação estética em sua sala de aula com os alunos que não a realizaram.
MÉTODOS:
A presente pesquisa envolveu a participação dos alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública situada no município de Nova Iguaçu/RJ. Com o objetivo de refletir sobre o processo de transformação da sala de aula, ao final de cada mês, era realizada uma atividade, onde os alunos, com auxílio e suporte do professor/autor da pesquisa puderam remodelar a sala de aula onde eles estudam. Foram entregues cartolinas brancas, papéis coloridos e tintas para que os alunos construíssem novos murais, organizassem a sala de aula e fossem responsáveis pela coleta de papéis jogados no chão. Os alunos puderam reconstruir esteticamente a sala de aula de forma autônoma. Após o desenvolvimento da atividade a autora/pesquisadora pôde, ao longo do ano, comparar por meio de observações, conversas informais e entrevistas as atitudes e opiniões de alunos que realizaram a intervenção estética com os que não a realizaram. A escola possui três turmas de 1 º ano do Ensino Médio, apenas uma turma realizou a atividade, sendo possível a comparação entre as turmas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nos relatos obtidos durante as aulas, os alunos se mostraram felizes por terem realizado a atividade de recuperação dos murais e organização da sala de aula, como no relato de uma aluna “Eu adorei fazer o mural, a sala era muito feia, fiquei mais feliz por estudar aqui”. Santos (2006) garante a importância de se conviver em um ambiente agradável, onde consegue se gerar alegria e o bem estar de todos. Os relatos são corroborados pelas atitudes dos alunos observadas pelo professor /autor da pesquisa que revela mudanças de comportamento no que se refere à limpeza da sala de aula. Na sala de aula com os murais não recuperados, onde ainda não houve implementação da atividade, é visto um total descaso com a organização e limpeza da sala de aula. Os murais são cada vez mais vandalizados com escritos e papéis rasgados. Os alunos não reconhecem a sala de aula como um importante espaço no qual ele está inserido e também é o dono. A sala de aula precisa ser alterada, desconstruída e modificada pelo aluno, pois é ele quem vai atuar nesse cenário (GOMES DA SILVA, 2006). As particularidades com que são formadas as salas de aula de uma escola, devido à cultura escolar que ali é construída com seus alunos, deveriam se refletir no espaço físico que a sustenta.
CONCLUSÕES:
No espaço escolar, a sala de aula é um ambiente que abriga diversas atividades, com natureza diferenciada. Os alunos passam grande parte do seu dia, dentro desse espaço. Diante dessa perspectiva, esse espaço não pode prescindir de uma estética e elementos de arquitetura que propiciem uma estadia confortável para os que passam horas do seu dia ali. A presença de um ambiente mais agradável, às vezes, pode ser conseguida com fáceis atitudes. A atividade de transformação estética, com participação ativa dos alunos, utiliza elementos de baixo custo, auxiliando na manutenção da organização, em geral. Além disso, pode promover maior integração dos alunos e estímulo à criatividade, além de estreitar a relação aluno/espaço, visto que os alunos passaram a cuidar da sala de aula considerando-se parte integrante dela. A presença de cadeiras pouco confortáveis e a necessidade de se manter em uma só posição durante um longo período de tempo nos remete a necessidade de se tentar fazer algo que auxilie no bem estar do aluno dentro deste ambiente. A atividade de recuperação das salas de aula com ativa participação dos alunos mostrou-se ser um importante instrumento que pode ser utilizado pelo professor para a melhoria do seu ambiente de trabalho e local de aprendizagem dos seus alunos.
Palavras-chave: Ambiente, Estética, Escola.