65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
CONSTRUINDO UMA COLEÇÃO BIOLÓGICA
HÉLIDA COSTA MACEDO - Depto. de ciências da natureza – UNIVASF
IZA MIRANDA MELO - Depto. de ciências da natureza – UNIVASF
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA NASCIMENTO - Depto. de ciências da natureza – UNIVASF
AIRTON DE DEUS CYSNEIROS CAVALCANTI - Prof. Dr./ Orientador- Depto. de ciências da natureza – UNIVASF
INTRODUÇÃO:
Uma coleção zoológica e botânica pode ser definida como um conjunto de exemplares (indivíduos ou suas partes) devidamente preservados e catalogados com a finalidade de estudos didático-científico (FARRAPEIRA e PINTO, 2005; FERREIRA e ANDRADE, 2006). A incorporação de material didático na forma de lâminas e exemplares in natura faz-se necessário para aprofundar o conhecimento dos alunos em relação aos organismos a serem estudados, não se limitando a ilustrações e modelos artificiais (JÚNIOR, 2010).
As coleções biológicas, são uma importante fonte de informações sobre a composição, distribuição espaço-temporal e conteúdo da biodiversidade do planeta, é um recurso de grande valor didático, ao dar suporte a atividades educacionais (JÚNIOR, 2010), sejam elas do nível básico, médio ou superior, pois possibilitam ao aluno estudar com mais propriedade os seres vivos, já que podem observar e manusear os organismos.
O trabalho visou montar uma coleção biológica do laboratório de biologia da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim, BA, organizando um acervo de seres vivos que serão utilizados para estudo nas aulas da própria universidade, assim como para alunos de escolas públicas de ensino básico da região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se montar uma coleção biológica anexa ao laboratório de biologia da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim, utilizando de saídas à campo para a coleta de material biológico a fim de disponibilizar este material para melhoria do envolvimento do aluno em aulas a cerca dos seres vivos, tanto aos discentes da UNIVASF, como estudantes de ciências da rede básica de ensino
MÉTODOS:
No laboratório de biologia da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim, durante o período de um ano, foram organizadas saídas a campo na região do município de Senhor do Bonfim, BA, em áreas de mata e vegetação, onde a diversidade de seres é maior, e também no litoral de Salvador, BA, visando encontrar seres vivos marinhos. Para as coletas foram utilizados pinças e potes de vidro com tampa. No sacrifício dos animais utilizou-se álcool à 70%, e formol à 10% para fixação de organismos maiores.
Na coleta dos organismos terrestres (artrópodes, anfíbios e répteis) foram utilizados pulsar, sacolas plásticas transparentes, para o sacrifício dos insetos, seguiu-se o procedimento de colocá-los dentro dos potes de vidro com algodão embebido com acetona comercial. Já para os anfíbios e répteis foi necessário utilizar álcool e formol para melhor conservação.
O material coletado foi armazenado em potes no laboratório de Biologia da Univasf–Senhor do Bonfim, recebendo etiquetas de identificação de acordo com a cronologia evolutiva dos organismos, contendo data e local de coleta, coletor e nível taxonômico mais baixo.
Os insetos foram reunidos em caixas entomológicas, fixados com alfinete após secagem em estufa. Para evitar a proliferação de fungos cada caixa recebeu uma pedra de naftalina.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram coletados organismos de variados táxons, desde algas, até mamíferos, representado por um morcego, totalizando um acervo com aproximadamente 1000 organismos, que foram dispostos na prateleira do laboratório.
Totalizaram-se três caixas entomológicas, reunindo cerca de 100 insetos como formigas, borboletas, gafanhotos e besouros diversos. Alguns foram armazenados em potes para manuseio quando necessário.
Para controlar as entradas que estavam sendo feitas no laboratório foi criada uma planilha que é alimentada todas as vezes que novos organismos são incorporados à coleção. Tais organismos coletados foram utilizados na realização de aulas sobre os seres vivos para alunos da rede básica de ensino no município de Senhor do Bonfim.
Foram utilizados também em aulas da disciplina de Diversidade Biológica I, para estudo das características dos organismos e apresentações de trabalhos, feitas pelos alunos, assim como pelo professor através de aulas práticas.
Foi possível perceber que a utilização da coleção biológica é bastante útil para a compreensão dos caracteres diagnósticos de cada grupo dos organismos que estavam sendo estudados pelos alunos, como afirmado também por Júnior (2010).
CONCLUSÕES:
Com a montagem do acervo biológico ficou perceptível que o mesmo é de grande importância para as aulas sobre seres vivos, pois o contato direto com as espécies estudadas faz com que o aluno tenha um melhor entendimento acerca do assunto. É notável que o interesse e a atenção do aluno se torna maior quando o conteúdo é trabalhado de forma concreta, onde ele pode tocar e observar todas as características do organismo estudado. No entanto essa não é a realidade da maioria das escolas, principalmente as publicas, onde os alunos estudam somente com o auxilio dos livros didáticos, tendo que imaginar todas as características apontadas por ele.
Portanto, a montagem da coleção biológica além de possibilitar à universidade possuir um acervo uma para estudo de determinadas disciplinas, proporcionou um interação entre escola e universidade, fazendo com que os alunos despertem um maior interesse nos estudos sobre os seres vivos.
Palavras-chave: coleção biológica, laboratório, biologia.