65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 12. Engenharia Química
CONTAMINAÇÃO DO SOLO E ÁGUA NO LIXÃO E ÁREAS CIRCUNVIZINHAS NA CIDADE DE CARAÚBAS-RN.
Vinicius Geraldo de Lima - Graduando em Ciências e Tecnologia – UFERSA
Maria Aparecida Bezerra Oliveira - Graduando em Ciências e Tecnologia – UFERSA
Ilg Patrick Dantas Silva - Graduando em Ciências e Tecnologia – UFERSA
Edna Lucia da Rocha Linhares - Profa. Dra/Orientadora – UFERSA
INTRODUÇÃO:
Para Moreira e Braga (2009) a avaliação de contaminações geradas em lixões e aterro sanitários envolve uma análise ambiental integrada. Estando o lençol freático, em certas áreas próximas à superfície, e devido a proximidade de corpos hídricos, surge mais um agravante que é o fluxo de contaminantes sem barreiras naturais (MONTEIRO et al; 2001).
Os elementos orgânicos lixiviados que adentram no sistema aqüífero anaeróbico – base do nível freático, são lentamente biodegradados, gerando ácidos que podem reagir com os materiais que estruturam o aqüífero, com consequentes alterações no fluxo geoquímico do nível (BENNETT & SIEGEL, 1987). A cidade de Caraúbas vem aumentando sua população a cada ano devido à migração de estudantes e funcionários, devido à chegada da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Um contexto social interessante, porém preocupante com relação aos problemas gerados com o aumento dos resíduos sólidos gerados como todas as cidades de mesmo porte.
Segundo Gomes et al; (2012) os reservatórios naturais de água (açudes) na zona urbana da cidade de Caraúbas sofrem com a contaminação com os elementos de nitrato, nitrito, amônia, turbidez e fosfato devido a grande quantidade de esgoto domestico depositado naquele ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa foi analisar o solo e água através das propriedades químicas em função da presença de compostos na área do lixão e circunvizinhas no município da cidade de Caraúbas-RN.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no lixão a céu aberto e áreas circunvizinhas do município de Caraúbas – RN. O local de coleta foi escolhido aleatoriamente na área do lixão e nas áreas rurais circunvizinhas. Para todo processo das atividades desenvolvidas durante o estudo in loco, foi utilizado material de equipamento de proteção individual (EPIs). Para o estudo da água foi feita coletas em vários locais que represa água dentro da área do lixão. As amostras colhidas foram acondicionadas em recipientes adequados, devidamente identificados. Como procedimento realizamos a tripla lavagem dos mesmos com a água do local, e guardadas em caixas de isopor com gelo para serem transferidas ao laboratório onde foram aplicados os tratamentos adequados para a realização das análises. Para estudo do solo foi feita uma coleta de amostra composta de dez coletas/amostras simples. Foi utilizada como ferramenta um extrator para cavar o solo para a amostra, que foram colocadas em sacos plásticos, devidamente identificadas. As amostras de solo foram coletadas numa profundidade de 20 cm do solo. Os dados obtidos das analises do solo e da água foram discutidos de acordo com o grau de contaminação para uso agricultáveis sem fins para consumo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nas amostras de água constatamos que os compostos descritos a seguir encontram-se em uma quantidade acima dos padrões, tornando-o um risco para população. Analisamos que o cloro (e cloretos) está com sua concentração acima do permitindo, sendo seu valor máximo de 250mg/L, e seu valor encontrado 627,17mg/L. No caso do Nitrato a origem de sua contaminação está relacionada a atividades agrícolas, esgotos sanitários e lixões. Este composto também está cima dos valores permitidos, sendo seu valor permitido 10mg/L e valor encontrado 13,76mg/L. O valor da concentração de chumbo encontrado nas amostras foi de 0,04mg/L, superior aos padrões 0,03mg/L. Os valores encontrados na área do lixão reafirmam com os resultados esperados, para uma área de depósito a céu aberto de resíduos sólidos urbanos, onde mostram o grau de contaminação das represas de água do local. O solo coletado na área do lixão, apresentou uma alcalinidade elevada, Ph =8,05, este fator é de extrema importância na absorção de nutrientes pelas plantas. Amostras de solo coletadas nas áreas circunvizinhas do lixão mostraram Phs mais baixos, em média Ph 6,0 o que demonstra menos contaminação e mais favorável a absorção de outros elementos químicos importantes para cultivos.
CONCLUSÕES:
As análises do solo e água no lixão e na área circunvizinhas ao lixão demonstraram e reafirmaram o grau de contaminação por elementos químicos, metais pesados que deixam esses recursos naturais impróprio a sua utilização, mesmo sem fins de consumo, nocivos a saúde humana e animal; como também favorece a risco de doenças crônicas.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Degradação, Resíduos Sólidos.