65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 12. Engenharia Química
IDENTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS MAIS FREQUENTES NO LIXÃO DA CIDADE DE CARAÚBAS-RN
Maria Aparecida Bezerra Oliveira - Graduando em Ciências e Tecnologia - UFERSA
Vinícius Geraldo de Lima - Graduando em Ciências e Tecnologia - UFERSA
Ilg Patrick Dantas Silva - Graduando em Ciências e Tecnologia - UFERSA
Edna Lucia da Rocha Linhares - Profa. Dra/Orientadora – UFERSA
INTRODUÇÃO:
O tempo de decomposição dos materiais lançados no meio ambiente é considerado cada vez mais tema preocupante. Para Monteiro et al; (2001) o despertar ambiental tem evidenciado nas últimas décadas gerou uma mudança de comportamento no tocante à disposição de lixo urbano. Esses depósitos são tecnicamente denominados de lixões. À medida que os efeitos maléficos dessa prática foram se agravando, à custa de danos ambientais e sociais e perdas de vidas humanas, é que se iniciou uma política racional de disposição por parte das entidades públicas. Mesmo assim, somente 18% de todos os municípios utilizam um adequado manejo do lixo, seja este na forma de incineração, reciclagem e/ou disposição segura dos resíduos em aterros sanitários (HEITZMANN, 1999). O tempo de decomposição dos materiais lançados no meio ambiente é um fator muito importante na determinação da quantidade de anos que aquele meio degradado será recuperado e uma ferramenta de mitigação dos impactos ocorridos através da degradação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi identificar os resíduos sólidos mais frequentes no lixão na cidade de Caraúbas-RN.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no lixão a céu aberto do município de Caraúbas – RN. O lixão encontra-se aproximadamente a 5 km da área urbana na RN 227, que liga a cidade a Caraúbas a Governador Dix-Sept Rosado. O local de coleta foi escolhido aleatoriamente na área do lixão, e as amostras serão representativas de toda extensão dos resíduos sólidos. Utilizamos um quadrado de madeira, medindo 1,0 m de cada lado, e metodologia de coleta desenvolveu-se jogando o quadrado sobre os resíduos sólidos, coletando todo material dentro da armação, separado, identificado e listado. Para todo processo das atividades desenvolvidas durante o estudo in loco, utilizamos todos os materiais de segurança e proteção (EPIs). Foram analisados o material coletado, as propriedades de composição de resíduo identificado que dependem sua decomposição. Analisamos de acordo com o tempo de sua decomposição e elaboramos uma correlação do tempo de recuperação e descontaminação da área do lixão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os materiais coletados foram analisados de acordo com sua composição, tempo de decomposição e problemas gerados pelo mesmo ao meio ambiente e ao ser humano. O papel esteve presente na maioria das amostras. A lignina que se encontra associada a celulose, cuja função é garantir rigidez, impermeabilidade e resistência. O plástico se fez presente em todas as amostras, uma alta presença desse material decorre do mesmo não ter reciclagem na região. A garrafa pet por sua vez esteve presente em parte das amostras coletadas. É relevante enfatizar que o baixo índice de material encontrado no lixão é devido provavelmente a pré-coleta existente nas residências pela Associação Caraubense de reciclagem serviço e educação ambiental (ACRESEA) e por catadores de lixo no local. O vidro foi encontrado na maioria das amostras, este material é basicamente composto de areia, calcário, alumina, corantes ou descorantes. Embalagens laminadas são embalagens feitas com multicamadas de plástico laminado e alumínio que proporcionam proteção para os alimentos contra umidade e insetos. Os tecidos, ferros e isopor também foram encontrados em partes das amostras.
CONCLUSÕES:
Os resíduos sólidos identificados com mais frequência são as embalagens, sendo as sacolas plásticas em maior número (100%), seguido das embalagens laminadas e vidro (83,3%). Em todas as amostras analisadas também foram encontrados materiais orgânicos (restos de plantas, podas, comidas e cascas, etc); um agravante ao material orgânico encontrado foram restos mortais de animais, provavelmente oriundos de matadouro. A maioria dos resíduos identificados possui em sua composição química, metais pesados, compostos que agridem o meio ambiente, contaminam o solo através do chorume e o lençol freático, indo ao encontro de córregos, açudes próximos ao lixão, polui o ar através das constantes queimadas, e a saúde do ser humano. Os diferentes tempos de decomposição dos resíduos sólidos identificados proporcionam degradação acentuada e um maior tempo de recuperação do solo e da água.
Palavras-chave: Decomposição, Contaminação, Meio Ambiente.