65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
O VOLEIBOL ESCOLAR NO MUNICIPIO DE TIMON-MA
MARLUCIA LIMA DE SOUSA MENESES - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ
INTRODUÇÃO:
No ensino fundamental o voleibol é um dos desportos a serem trabalhados, portanto, é um conteúdo da Educação Física, inserido dentro dos eixos de conteúdos preconizados pelos os PCN’s (1998). Por fazer parte das competições escolares, tem se propagado nas escolas, tendo na mídia uma forma de estimular os alunos a participar de equipes escolares. Sua prática acontece cedo, com a perspectiva de obter bons resultados nas competições. No entanto pressupõe-se que, para a formação de equipes de voleibol infantil, alguns fatores sejam necessários.
Pelo fato do voleibol ser um conteúdo da Educação Física, seu ensino pode ser refletido e culminar na formação de equipes nas categorias infantil e infanto-juvenil de desporto escolar e consequente participação em jogos escolares em nível regional. Entretanto, essa possibilidade não tem se confirmado em Timon-MA, pois se observa a baixa participação de equipes de voleibol nos jogos escolares de Timon-MA (JETs), informação confirmada pela Secretaria Municipal de Desporto e Lazer – SEMDEL. Tal constatação leva a se buscar os fatores que poderiam contribuir com esta realidade. O que pode concorrer para que escolas não inscrevam suas equipes nos Jogos Escolares?
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar os fatores relevantes para a formação equipes de voleibol infantil.
MÉTODOS:
O estudo tem um caráter descritivo, com abordagem quantitativa. Para a tabulação dos resultados e confecção dos gráficos e tabelas foi utilizado o programa Microsoft Excel 2007.
Professores de Educação Física da rede municipal de Timon (MA), lotados em escolas, com turmas de Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. Foram selecionados 11 professores que ministram aulas do 6º ao 9º ano.
Foi utilizado um questionário com seis perguntas semiabertas e três fechadas, que foram os respondidos na presença do entrevistador. Logo em seguida os dados foram tabulados e analisados os resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Algumas contradições foram encontradas, pois embora todos os professores afirmem ensinar o voleibol e 82% deles dizem participar dos jogos escolares regionais, as inscrições efetivas contradizem tal afirmação, já que apenas uma das escolas tem registro de inscrição de equipes de voleibol nos Jogos Escolares Timonenses.
Os professores afirmam entender a importância do trabalho com voleibol e a necessidade de uma prática rica em movimentos. As dificuldades de acesso ao material é uma realidade ainda presente nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, sugere-se que as escolas e professores integrem-se na cobrança junto aos gestores para aquisição dos diversos materiais, e que confeccionem materiais alternativos para que sua falta não seja obstáculo na prática do voleibol. Sugere-se ainda que novos estudos sejam feitos a fim de aprofundar os conhecimentos sobre os fatores que interferem na formação de equipes de voleibol escolar
CONCLUSÕES:
Conclui-se com o presente estudo que os critérios utilizados para seleção de alunos para equipes de voleibol infantil, vem acontecendo de acordo com o interesse dos alunos, pois não se realizam seletivas nas escolas. O ensino acontece nas aulas de educação física, que pode ter comprometido o seu desenvolvimento por questões estruturais. A maioria dos professores usa o minivoleibol, educativos e atividades lúdicas para incentivar a pratica do voleibol e 60% deles acreditam que é importante o ensino da técnica e da tática
Palavras-chave: voleibol, modalidade, competições.