65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
TECNOLOGIA APLICADA À SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTA FAMILIAR IRRIGADA: ESTUDO DO PERÍMETRO DE IRRIGAÇÃO APOLÔNIO SALES – PETROLÂNDIA – PE – BRASIL.
Matheus Ramos Neves Melo - Depto. de Edificações – IFPE
Renata Maria Caminha Mendes de Oliveira Carvalho - Profa. Dra. / Orientadora – Dpto. de Tecnologia em Gestão ambiental – IFPE
Maria do Carmo Martins Sobral - Profa. Dra. – Depto. de Engenharia Civil – UFPE
Marianny Monteiro Pereira de Lira - Dpto. De Tecnologia em Gestão ambiental – IFPE
INTRODUÇÃO:
Atualmente a irrigação é e será no futuro um dos elementos um dos elementos de fundamental importância no desenvolvimento agrícola, contribuindo para garantir, além da segurança alimentar, a segurança energética. A agricultura irrigada é a atividade humana que causa importantes impactos ambientais – ecológicos, sociais, econômicos, culturais, entre outros. Atualmente, um dos maiores desafios pelo debate sobre o desenvolvimento sustentável é a elaboração de metodologias aplicadas que permitam avaliar a sustentabilidade de diferentes projetos, tecnologias, ou agroecossistemas. A importância do desenvolvimento de um software com a finalidade de facilitar a análise da sustentabilidade ambiental pelos agricultores promove a articulação academia-comunidade por meio da tríade ensino-pesquisa-extensao. O software tem por base os indicadores de sustentabilidade, idealizados por Carvalho (2009) a partir do modelo Pressão-Estado-Resposta.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elaborar um software para auxiliar na avaliação da sustentabilidade na agricultura familiar irrigada pelos atores envolvidos, visando automatizar os indicadores de sustentabilidade.
MÉTODOS:
A partir de Carvalho (2009) e observações sistemática em campo foram levantados os elementos que, diretamente ou indiretamente, afetam e/ou participam do desenvolvimento do software para composição da interação dos índices de sustentabilidade. Após a pesquisa bibliográfica foram analisados os requisitos levantados e avaliados de acordo com a necessidade real do cenário proposto que pode ser visto como a necessidade de minimizar o tempo e melhorar o feedback que envolvem os processos da sustentabilidade da agricultura familiar irrigada. Sendo elaborado um esboço do software, com planejamento da arquitetura e interface utilizada. Como também definição da melhor forma de aplicar o software no computador de cada usuário final. Na etapa seguinte o software foi construído logicamente, com toda a sua estrutura computacional escrita em linguagem HTML e PHP, linguagens de programação ideais. O programa foi organizado de acordo com normas de padronização e ergonomia. Na fase final foram realizados 3 (três) testes visando verificar e validar o produto desenvolvido, ou seja, determinar algum possível problema no software desenvolvido e para que os usuários finais possam usar o mesmo em versão completa podendo assim “aprovar” ou não cada funcionalidade do mesmo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O sistema foi elaborado a partir de 2 aspectos práticos e 2 aspectos ideológicos. Com relação aos aspectos práticos temos os funcionais (diz respeito à funções) e os não-funcionais (diz respeito ao desempenho). Dentro do funcional os principais resultados foram os seguintes: interface inicial e única (para evitar dificuldades de utilização); escolha individual de 2 indicadores de sustentabilidade para a obtenção de um resultado (nome + descrição); possibilidade de contato com suporte técnico do software, por e-mail e telefone; atualização/limpeza dos dados mostrados na tela; consulta de dados a grosso modo por meio bibliográfico. Dentro do não-funcional o mínimo é: Windows XP; 512MB de RAM; navegador web; interpretador PHP instalado; Abode Reader instalado. Com relação aos aspectos ideológicos temos os indicadores de interação (relatórios de desempenho) e a questão dos usuários finais (trabalhadores rurais). Dentro do aspecto ‘interação de indicadores”, a conexão foi bem sucedida, ou seja, a interação de um índice com cada um dos demais ocorreu como pré-estabelecido em documentos bibliográficos. Dentro do aspecto ‘usuários finais’, a intenção de viabilizar e facilitar os processos de obtenção de informação foi totalmente executada/efetuada.
CONCLUSÕES:
A utilização de recursos computacionais é capaz de trazer diversos benefícios aos seus usuários se bem utilizados. A automatização de processos é capaz de reduzir drasticamente o tempo gasto na sua execução, redução de gastos com papel, permite uma melhor comunicação entre os usuários envolvidos, além de gerar informações que não são obtidas manualmente.
Palavras-chave: Indicadores de sustentabilidade,, software,, desenvolvimento..