65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
INCIDÊNCIA DE FUNGOS EM SEMENTES DE ARROZ (Oryza sativa L.) COMERCIALIZADAS EM SANTARÉM/PA
Lizandra Elizeário dos Santos - Engenharia Florestal/ Instituto de Biodiversidade e Florestas - UFOPA
Thayná da Cruz Ferreira - Engenharia Florestal/ Instituto de Biodiversidade e Florestas - UFOPA
Katharine Vinholte de Araújo - Engenharia Florestal/ Instituto de Biodiversidade e Florestas - UFOPA
Jéssica Thaíse Rocha de Araújo - Engenharia Florestal/ Instituto de Biodiversidade e Florestas - UFOPA
INTRODUÇÃO:
O arroz (Oryza sativa L.) é um dos cerais mais cultivados e consumidos no mundo (BORGES et al., 2008), sendo uma excelente fonte de energia, devido à alta concentração de amido, além de fornecer proteínas, vitaminas e minerais, e possuir baixo teor de lipídios (KENNEDY, 2002).. Contudo, a cultura apresenta como fator limitante, a ocorrência de várias doenças provocadas por patógenos. Segundo Zapata (1985), vários micro-organismos são transportados e introduzidos em outras áreas através das sementes, porém os fungos são os que causam o maior número de enfermidades nas plantas e que ocorrem com maior frequência do que bactérias e nematóides. A presença de fungos em sementes causam diversos efeitos tais como: apodrecimento intenso das sementes, menor porcentagem de germinação, menor resistência ao envelhecimento acelerado, danos a qualquer estágio de desenvolvimento da planta, morte e etc. (MACEDO et al.,2002; BRANCÃO et al., 2002). Para tentar minimizar a propagação dessas doenças, primeiramente devem-se conhecer os agentes causadores, visando buscar alternativas para combater tais patógenos sem danificar a cultura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a incidência de fungos em sementes de arroz comercializada em Santarém, PA, bem como identificar os principais gêneros associados a essas sementes.
MÉTODOS:
Utilizaram-se sementes de arroz comercializadas em Santarém-PA. As análises foram conduzidas no Laboratório de Fitopatologia da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA. Em caixas gerbox contendo papel de filtro umedecido foram semeadas, equidistantemente, sementes de arroz submetidas à desinfestação superficial com hipoclorito a 2%, por três minutos. A testemunha consistiu do semeio das sementes sem desinfestação prévia. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições, sendo cada repetição composta de 16 sementes. As sementes foram incubadas a 26°C ±2°C, durante sete dias. Após esse período foram avaliadas a incidência de fungos, expressa em porcentagem, confeccionadas lâminas microscópicas para identificação dos gêneros mais frequentes e, retiradas fotografias dos mesmos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os principais gêneros fúngicos encontrados nas sementes foram: Penicilium sp., Aspergillus spp., Rhizopus sp., Fusarium spp., Bipolaris sp. e Chaetomium sp. Tais fungos, também foram encontrados no estudo de Amaral (1985), em 15 amostras de arroz de sequeiro, provenientes de cinco regiões do Estado de São Paulo, e por Maia et al. (1987), em 57 amostras de arroz irrigado do Estado de Minas Gerais. Os fungos associados às sementes não desinfestadas foram Penicillium (100%), Aspergillus (60,4%) e Rhizopus (31,2%), enquanto que nas sementes desinfestadas, houve uma diminuição significativa de Penicillium e Aspergillus, sendo a incidência de 22,9% e 18,7%, respectivamente. Apenas nestas sementes foram encontrados os fungos Chaetomium (8,3%), Fusarium (4,1%) e Bipolaris (4,1%), provavelmente pelo fato da desinfestação superficial ter eliminado o excesso de esporos de Aspergillus, Penicillium e Rhizopus, permitindo assim a detecção desses outros gêneros. Bipolaris sp. é considerado por Soave et al. (1997) e Prabhu et al. (2001), como fungo adquirido ainda no campo e causador de manchas parda em sementes de arroz. São considerados, fungos de armazenamento Rhizopus, Penicillium, Aspergillus e Chaetomium, que aparecem em média após quatro a seis meses de armazenamento.
CONCLUSÕES:
Os fungos mais frequentes foram Aspergillus, Penicillium e Rhizopus, com 100% de incidência de Aspergillus em sementes não desinfestadas. Apenas nas sementes desinfestadas foram detectados Chaetomium, Fusarium e Bipolaris.
Palavras-chave: Patologia de sementes, Fungos de armazenamento, Desinfestação superficial.