65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
AVALIAÇÃO DOS FATORES DE VIRULÊNCIA DE LEVEDURAS ISOLADAS DE PACIENTES COM E SEM SUSPEITA DE CANDIDÍASE E RECIDIVANTES
Andréa Gonçalves dos Santos - Discente do Curso de Biomedicina - Depto. de Ciências Biológicas - UESC
Ana Clara Correia Melgaço - Mestre em Biologia e Biotecnologia de Micro-organismos – UESC
João Luciano Andrioli - Prof. Dr./ Orientador - Depto.de Ciências Biológicas - UESC
INTRODUÇÃO:
As leveduras do gênero Candida são patógenos oportunistas geralmente isolados de diversos sítios anatômicos de indivíduos normais; porém em ocasiões que normalmente envolvem imunodebilidade podem tornar-se patogênicos e causar infecções denominadas candidíases. Uma das formas mais comuns de infecção por esta levedura é a candidíase vulvovaginal. Podendo ocorrer não só por fatores ligados ao hospedeiro, mas também, pela capacidade do fungo em se adaptar a novos nichos, através dos seus fatores de virulência. As exoenzimas como proteinases, fosfolipases e hemolisinas são fatores de virulência fundamentais para a sobrevivência do micro-organismo, sendo responsáveis tanto por sua nutrição como pelos danos no tecido do hospedeiro durante sua invasão.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo principal avaliar a capacidade de secreção de hemolisinas e proteinases em leveduras isoladas de pacientes com e sem suspeita de candidíase e recidivantes.
MÉTODOS:
A atividade hemolítica das amostras foi determinada pela zona de atividade em meio Ágar Sabouraud Sangue a 7% e a produção de proteinase foi evidenciada através de halos claros em torno das colônias, em placas de ágar contendo albumina de soro bovino.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados mostraram que todas as amostras analisadas produziram hemólise, sendo divididas em dois grupos: atividade alta e atividade moderada, comparando-as com os diferentes quadros clínicos. A atividade hemolítica das amostras sem suspeita clínica foi menor do que as amostras com suspeita e recidivantes; e, avaliando-se as diferentes espécies, as amostras de C. albicans e C. parapsilosis possuíram uma atividade hemolítica maior do que as demais. E comparando-se o índice de produção de proteinase com os diferentes quadros clínicos apresentado pelas pacientes, e com as cepas padrões; constatou-se que, não houve diferença significativa entre os diferentes quadros clínicos.
CONCLUSÕES:
Portanto, conclui-se que a produção de enzimas hidrolíticas é maior nos grupos com os pacientes infectados do que nos assintomáticos.
Palavras-chave: Candida, Candidíase recidivante, Fatores de virulência.