65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
ATIVIDADE DE CAMPO PARA ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA AOS PONTOS HISTÓRICOS DA CIDADE DE CAXIAS-MA, BRASIL
Iraní Ribeiro da Silva - Unidade Integrada Municipal Guiomar Cruz Assunção - Caxias-MA
INTRODUÇÃO:
A importância da aprendizagem de História no ensino fundamental dois, dimensionada entre o local e global, reside na possibilidade do aluno se perceber e se posicionar como sujeito dentro dos processos sociais. De acordo com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)- Lei nº 9.394/96 – no seu artigo 26, enfatiza que a parte diversificada dos currículos do ensino fundamental e médio deve observar as características regionais e locais da sociedade e da cultura, o que abre espaço para a construção de uma proposta de ensino de História Local voltada para a divulgação do acervo cultural dos municípios e estados. A cidade de Caxias tem uma arquitetura herdada do século XIX e início do século XX no estilo português, ainda conservando boa parte de seu patrimônio histórico e têm como seus filhos ilustres, poetas como Gonçalves Dias, Coelho Neto, Teófilo Dias, Vespasiano Ramos entre outros. Com a preocupação do processo ensino-aprendizagem de nível ensino fundamental, resolveu-se unir a teoria à prática, tirando o aluno da sala de aula, através de visitas nos pontos históricos de Caxias-MA.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O estudo objetivou vivenciar conceitos teóricos de sala de aula, transportando os alunos para a vivência do dia-a-dia, nos pontos históricos da cidade de Caxias – MA.
MÉTODOS:
Participaram do projeto os professores de História e demais disciplinas e estudantes do 6° ao 9° ano (5ª a 8ª séries), representantes da escola Unidade Integrada Municipal Guiomar Cruz Assunção localizada no município de Caxias-MA, perfazendo um total de 250 participantes realizado no ano de 2011/2012. Foram feitas visitas em todos os pontos históricos da cidade (Academia Caxiense de Letras, igrejas e praças, Forte da Balaiada, Museu da Balaiada, Centro Histórico, Instituto histórico e Geográfico de Caxias, Ponto de Cultura, Balneária Veneza, Balneária Maria do Rosário, Biblioteca Pública e o Balneário Seixo) com o intuito de fazer com que esses alunos possam desenvolver o espírito investigativo e resgatar a história da cidade, suas origens e conscientiza-los da importância da preservação e conservação do patrimônio histórico. Para anotações foi distribuído para os alunos material didático (caderno e lápis), camiseta para melhor identificação e após a atividade de campo os alunos produziram relatório como atividade valendo nota bimestral com o auxílio de pesquisa e estudo em livros, que foram posteriormente expostos para toda a comunidade escolar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os estudantes envolvidos no projeto tiveram a oportunidade de conhecer o lado prático da disciplina de História e, também, o ensejo de conhecer e relembrar alguns conceitos estudados em sala de aula transportando-os para a vivência do dia-a-dia nos pontos históricos e turísticos da cidade. Os estudantes ficaram felizes ao descobrirem a riqueza histórica da cidade e sua importância para historia do estado e do país. Observou-se, também que melhoraram o aprendizado na disciplina de historia e demais áreas através de leituras e escritas.
CONCLUSÕES:
A pesquisa de campo mostrou-se de grande relevância, pois alguns alunos só conheciam esses pontos turísticos através dos meios de comunicação (TV e imagens), e para alguns, esta foi à única oportunidade de realizar visitas além de proporcionar aos educandos de ter uma atividade extracurricular muito educativa e descontraída. Eles também se tornaram protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, na medida em que foram responsáveis em apresentar aos demais colegas o que aprenderam. Nesse contexto, a continuação de atividades de campo se faz necessário em prol do bem estar e promoção do conhecimento.
Palavras-chave: Pesquisa, Estudantes, Ensino-aprendizagem.