65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise e Controle de Medicamentos
PARÂMETROS SOBRE O USO DE MEDICAMENTOS BENZODIAZEPÍNICOS NA CIDADE DE ESPERA FELIZ, MINAS GERAIS.
Bruna Maria Magro Pereira - Discentes do Curso Bacharelado de Farmácia – FAMINAS – Muriaé-MG
Eliza Maria Capobiango Dutra - Discentes do Curso Bacharelado de Farmácia – FAMINAS – Muriaé-MG
Nayra Moreira Fernandes - Discentes do Curso Bacharelado de Farmácia – FAMINAS – Muriaé-MG
Wesley Vieira Moraes - Discentes do Curso Bacharelado de Farmácia – FAMINAS – Muriaé-MG
Samuel Ferreira da Silva. - Prof. Ms./Orientador - Faculdade de Minas - FAMINAS ¬– Muriaé-MG
INTRODUÇÃO:
A sociedade contemporânea é definida como instável e “estressante”. A fim de minimizar os efeitos do stress causado por esse novo modo de vida, tornou-se um hábito comum o uso de medicamentos considerados calmantes ou relaxantes. Entre os mais usados estão os Benzodiazepínicos (BZD), usados principalmente para o tratamento da insônia grave e do stress, agindo como sedativo, ansiolítico e relaxante muscular principalmente. Historicamente acredita-se que o Clordiazepóxido foi o primeiro medicamento da classe dos benzodiazepínicos a ser produzido em meados da década de 1950 e, a partir de 1960, a comercialização dessa classe medicamentosa foi efetivada com o diazepam. Atualmente, os benzodiazepínicos estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo, e indicado por vários autores como um dos mais consumidos no Brasil. Incluído na Portaria SVS/MS 344, de 12 de maio de 1998, os benzodiazepínicos integram a categoria dos medicamentos sujeitos a “controle especial”, por causar dependência ao usuário contínuo. A dependência se encontra em grupos distintos, podendo ser classificada de acordo com o objetivo do uso de BZD. Têm-se, principalmente, os chamados usuários noturnos, aqueles que fazem o uso da droga por apresentar quadros de insônia e stress.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Por meio destas informações, objetivou-se analisar os aspectos do uso de medicamentos benzodiazepínicos destacando aqueles mais vendidos em farmácias e drogarias, com relato de profissionais farmacêuticos sobre o uso destes na cidade de Espera Feliz, Minas Gerais.
MÉTODOS:
Espera Feliz é uma cidade localizada na região conhecida como zona da mata no estado de Minas Gerais, estimando-se como população atual, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 22.856 pessoas. Possui quatro Farmácias de Manipulação e nove Drogarias. Neste contexto foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário estruturado, tendo como público alvos Farmacêuticos Responsáveis Técnicos atuantes em Farmácias e Drogarias desta cidade totalizando uma amostra de doze questionários, totalizando 100% dos estabelecimentos comerciais que tenham estes profissionais atuantes na cidade de Espera Feliz, aplicados no período de Outubro de 2012 e Novembro de 2012.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da análise das respostas obtidas por intermédio do questionário, observa-se a frequência do uso de medicamentos benzodiazepínicos se destacando o Clonazepam (22%), o Bromazepam (18%), o Alprazolam (16%), o Cloxazolam (14%) e o Diazepam (11%), respectivamente. Estes se apresentam como os mais citados pelos farmacêuticos questionados como os mais utilizados por pacientes/clientes usuários deste tipo de droga farmacêutica. Acredita-se que esses fármacos atuam como agonistas do receptor GABA (ácido gama-amino-butírico), mais especificamente nos receptores transmembrana GABAA. Este neurotransmissor, juntamente com os BZD atua na pré-sinapse das células nervosas inibindo-as ao abrir os canais aniônicos, permitindo, assim, a saída de íons cloreto no terminal nervoso que interage com íons de sódio presentes nesse terminal no momento da chegada do potencial de ação. Segundo esses farmacêuticos, os BDZ anteriormente citados como os mais consumidos muitas vezes, são prescritos em associação a outras drogas farmacêuticas como, por exemplo, os antidepressivos (fluoxetina, paroxetina etc.). Esta associação dos BZD e dos antidepressivos resulta na potencialização do efeito do primeiro, ou seja, produz um aumento do efeito sedativo e prejuízo psicomotor e de memória nos usuários.
CONCLUSÕES:
Conclui-se, a partir dos dados obtidos que o uso de benzodiazepínicos na cidade de Espera Feliz tem crescido de forma indiscriminada e abusiva, o que pode resultar em constantes quadros de dependência por parte dos pacientas. Segundo opinião dos farmacêuticos questionados, o uso deste tipo de droga vem aumentando em decorrência do cotidiano ao qual a população está atualmente submetida. Entretanto, é unânime entre estes profissionais a preocupação em decorrência do uso indiscriminado e da dependência que estas drogas causam.
Palavras-chave: Sedativos, Uso Indiscriminado, Psicodependência.