65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
MEDIAÇÃO, GESTÃO E DIÁLOGO: SINGULARIDADES, RELAÇÕES E PERSPECTIVAS DO CONFLITO ESCOLAR
Verônica Yasmim Santiago de Lima - Faculdade de Pedagogia - UERN
Paula Janaína Meneses Rodrigues - Mestrado em Educação - UERN
Kardenia Almeida Moreira - Profa. Esp./Orientadora da Faculdade de Educação - UERN
Maria Jessica Danielly de Lima - Faculdade de Pedagogia - UERN
Milene Rejane Pereira - Faculdade de Pedagogia - UERN
Priscila Kaline Lima do Nascimento Costa - Faculdade de Pedagogia - UERN
INTRODUÇÃO:
Nas últimas décadas, as escolas públicas da Educação Básica estão se deparando com dificuldades ocorridas pelas suas respectivas condutas, executadas pelos sujeitos que a integram, sejam eles, seus professores, funcionários e alunos. Diante disto vem ocorrendo o fenômeno do conflito que abalam constantemente seus interiores. A presente temática trata-se da analise do papel da escola, bem como a articulação da equipe de gestão escolar enquanto promotora de espaços de reflexão e mediação de conflitos que fazem parte do cotidiano escolar e inerente a todos os seres humanos. Este trabalho caracteriza-se em linhas gerais pelas reflexões realizadas a partir da realidade escolar, a necessidade de se promover nas instituições educacionais projetos voltados à promoção de uma cultura de paz e tolerância, apresentando estratégias e ações globais neste sentido. Para tanto, acreditamos que a mediação escolar, enquanto prática pedagógica, possibilita um novo olhar diante dos conflitos, através de uma postura que se aproxima do diálogo proposto por Paulo Freire (1987).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Temos por objetivo investigar as medidas que estão sendo tomadas pela gestão para a resolução de conflitos na escola. Pretende-se discutir sobre a utilização da mediação de conflitos para a contenção da violência na escola e identificar a intervenção da gestão no conflito escolar.
MÉTODOS:
Nossa pesquisa teve início com a elaboração de um minicurso desenvolvido durante o IV Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED na Parnaíba – Piauí. Nesta ocasião discutimos os conceitos de conflito, violência na escola, mediação de conflitos e apresentamos as técnicas da mediação escolar. Através de um estudo exploratório e bibliográfico com o aporte teórico de ABRAMOVAY; RUA (2002), CHRISPINO (2007), ORTEGA E REY (2002), ALMEIDA (2009), SALES (2007), SCHABBEL (2002), SPOSITO (1998), FREIRE (1983, 1987, 1967) e GADOTTI (2003) percebemos que a mediação escolar poderia se aproximar do diálogo proposto por Paulo Freire (1987). Fato que nos despertou o interesse em aprofundar o tema com o objetivo geral de estabelecer a relação entre a mediação escolar e esse diálogo. Em seguida fomos a campo, onde utilizamos os métodos de observação e entrevista baseada em um questionário semi-estruturado com a gestão da E. E. Prof. Hermógenes Nogueira da Costa situada na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Apartir das analises observamos que o conflito é um fenômeno que ocorre em contradição entre pessoas ou grupos, podem apresentar como conseqüência a violência verbal ou física; confronto de autoridade; discordância de idéias, emoções, interesses entre diferentes pessoas ou grupos; obstinação vivida no interior de determinado indivíduo em meio ao seu conhecimento e os saberes novos, quer entre as suas vontades e os indispensáveis exteriores.Por meio da mediação de conflitos, os interesses divergentes são trabalhados de maneira positiva e natural, o que contribui para que as partes passem a enxergar o outro e sua opinião, numa postura de empatia e de solidariedade.A mediação é um procedimento de subsídio em circunstâncias de crise, seu papel é prevenir que os conflitos cresçam e transformem-se em atos de violência. Por isso, acredita-se que o processo de mediação de conflitos deve ser conduzido de forma precoce como uma ação de pacificação, de construção de valores, e de um ambiente em que se possa conviver sem traumas e perdas irreparáveis, ocasionadas muitas vezes pelo conflito mal solucionado. No período em que ressaltamos o conflito na escola, e o classificamos, pretendemos disponibilizar a escola uma compreensão a experiência do conflito e a sua tendência de reagir positivamente a ele, convertendo em oportunidade, conseqüentemente nos oferecendo o exercício de convivência pacifica, a não invasão gerada pela violência e a gestão do conflito.
CONCLUSÕES:
O estudo demonstrou que a mediação escolar junto ao papel da gestão tem como principal finalidade trabalhar os conflitos de maneira positiva, possibilitando o diálogo entre as partes envolvidas aproximando-se da dialogia freiriana, pois através da construção coletiva de uma solução, as partes oportunizam a problematização e a conscientização da realidade vivenciada e consequentemente a promoção da cultura de paz. O quadro Educacional encontra-se abalado por um período em que a conflitualidade social intervém na atuação pedagógica no espaço escolar, precisamos da cooperação de seus sujeitos, que se unam, juntem esforços, e ofereçam resultados satisfatórios em relação aos métodos pelos os quais venha estabelecer e motivar a relação, a colaboração entre os professores, funcionários e alunos. Todos comprometidos em restabelecer a qualidade da relação pedagógica e educativa. Deste modo, para abolir ou ponderar o conflito na escola é indispensável um currículo preparado e apto a gerir o estudante à variação de ações pelo campo do saber e de aptidões ajustados com os litígios sociais. A resolução de conflitos na educação é um tema vigente, suscita debate e põe em causa fortes convicções sobre como a gestão escolar por meio do diálogo pode minimizar esses conflitos. Por meio do diálogo a gestão escolar resolve problemas e na tomada de decisões de forma pacificadora , mantendo um boa relação interpessoal.
Palavras-chave: Escola, Gestão, Mediação.