65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA REALIZADAS EM SALA DE AULA
Filipe Vieira de Melo Monteiro - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
André Luiz Mendonça Sanguinette Trindade - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Plícida Maria da Silva Arcoverde - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Cynthia Waleria de Melo Silva Rodrigues - Profa. Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito – SEDUC/PE
Wictor Carlos Magno - Prof. Dr./orientador – Departamento de Física – UFRPE
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que a realização de atividades experimentais é uma alternativa importante e indispensável para incentivar e despertar o interesse dos estudantes em estudar ciência, além de ser um ótimo aliado do professor na melhoria do ensino-aprendizagem dos seus alunos. Nesse contexto, o Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na área de Física, visa estudar e executar atividades didáticas alternativas e inovadoras que despertem o interesse dos estudantes das escolas públicas conveniadas ao programa. Fazemos parte de um grupo de bolsistas vinculados ao programa PIBID e ao curso de Licenciatura em Física da UFRPE, o qual vem desenvolvendo atividades de experimentação científica através da realização de experimentos didáticos em sala de aula de maneira lúdica e prática, utilizando materiais de baixo custo e de fácil acesso. Este resumo descreve as atividades e os resultados alcançados através da realização de duas atividades experimentais nas turmas de 9o ano do Ensino Fundamental e do 2o ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, localizada na cidade de Recife – PE, abordando temas de Óptica Geométrica como: princípios básicos da óptica geométrica, reflexão da luz, espelhos planos e esféricos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Melhorar a qualificação e o ensino-aprendizagem em física dos estudantes da Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, através da realização de atividades didáticas práticas de experimentação científica durante as aulas de física. Objetivamos ainda estimular a criatividade, valorizar a experimentação e a atitude investigativa dos envolvidos no projeto.
MÉTODOS:
Inicialmente os experimentos foram confeccionados e testados pelos bolsistas do PIBID, no Laboratório de Física Experimental da UFRPE, sendo esses experimentos relacionados com os assuntos abordados em sala de aula pelo professor da disciplina de Física ou de Ciências da Escola Joaquim Xavier de Brito. O primeiro experimento realizado foi sobre Princípios Básicos da Óptica Geométrica nas turmas do 9o ano do Ensino Fundamental e do 2o ano do Ensino Médio, o qual consistiu em confeccionar uma câmara escura utilizando material de baixo custo como caixa de sapato e cartolina. Para que o experimento fosse realizado, fizemos antes uma aula teórica com apresentação de slides sobre o conteúdo da óptica geométrica relacionado com o dia-a-dia dos alunos; como a formação de imagens e eclipses. Em seguida demos início a confecção da câmara escura. A segunda atividade prática realizada nas mesmas turmas abordou os temas da reflexão da luz, os espelhos planos e os esféricos. Essa atividade consistiu em apresentar e discutir o conteúdo através de aplicações no dia a dia, utilizando velas, espelhos planos e esféricos e um apontador a laser (caneta laser), com a finalidade dos estudantes interagirem com o experimento e descobrirem as propriedades básicas dos espelhos e da reflexão da luz.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através da realização de atividades práticas e experimentais na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito os estudantes puderam visualizar, durante as aulas de Ciências e de Física, algumas das aplicações da Física no cotidiano em situações concretas, possibilitando uma melhor compreensão dos temas estudados e um melhor entendimento das suas aplicações no dia-a-dia. Os estudantes aprenderam, com auxílio dos bolsistas, a interpretar e a descrever diversos fenômenos do cotidiano e da natureza explicados pela Óptica Geométrica, como o funcionamento de uma máquina fotográfica, do olho humano e da formação dos eclipses através do entendimento do que acontece fisicamente na câmara escura. A segunda atividade foi bastante importante, pois através do material utilizado (espelhos planos, esféricos, laser e vela), os estudantes puderam interagir com o aparato experimental montado, fazendo observações e apresentando as conclusões em sala de aula, sobre o que haviam observado nas imagens produzidas pelos espelhos e pela reflexão da luz produzida por eles; descobrindo as características dos espelhos e a lei da reflexão da luz. Essa metodologia favorece a investigação e a atitude crítica dos estudantes, valorizando a experimentação e a construção do conhecimento dentro do ambiente escolar.
CONCLUSÕES:
Esse trabalho apresentou os resultados alcançados através da realização de duas atividades didáticas práticas de experimentação na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito na cidade do Recife. A principal perspectiva deste trabalho é sobre a mudança de paradigma dos estudantes, mostrando-lhes que o ensino de Física pode ser participativo, lúdico e motivador, contribuindo para a construção do conhecimento de forma integrada e com a participação de todos nessa prática de se fazer ciência. O desenvolvimento de atividades práticas e experimentais em conjunto com a teoria foi de suma importância e demonstrou resultados satisfatórios no que se refere à disposição dos estudantes em aprender, observar e investigar. A efetiva participação dos estudantes envolvidos demonstrou que a metodologia foi apropriada e que favoreceu a melhoria no ensino-aprendizagem dos envolvidos. Percebemos que dentro das funções do professor, uma delas é criar ações que estimulem a capacidade do estudante em ser participante na construção do conhecimento, que promova uma atitude pró-ativa, de experimentação e investigação crítica, buscando sua participação efetiva no processo de ensino aprendizagem e um diálogo constante entre professor e aluno.
Palavras-chave: Óptica Geométrica, Ensino de Física, Física Experimental.