65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 5. Astronomia do Sistema Solar
REALIZAÇÃO DE OFICINA A BAIXO CUSTO SOBRE A PRIMEIRA LEI DE KEPLER COM O 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL LIONS DE PARNAMIRIM - PE
Plícida Maria da Silva Arcoverde - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Maria de Fátima Lima de Araújo - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Hugo Pinheiro Souza - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Lucas Fernando do Nascimento Silva - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Rafael Alves Freire - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Antonio Carlos S. Miranda - Prof. Dr./Orientador – EaD-UFRPE
INTRODUÇÃO:
Na busca de novos mecanismos para o ensino-aprendizado de ciências, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), área de Física, busca abordar conteúdo de física visto durante o ano letivo de forma lúdica e atraente, trabalhando em conjunto com o professor da disciplina para uma melhor fixação do conteúdo, melhorando o aprendizado do aluno. Nesse contexto, foi realizada com o 2º ano do ensino médio da escola Estadual Lions de Parnamirim, no Recife, a atividade sobre as Leis de Kepler, abordada em dois momentos: no primeiro, foi realizada a revisão do conteúdo e, no segundo, uma atividade prática com a oficina sobre a primeira Lei de Kepler. Dessa forma buscamos abordar assunto de física relacionado com astronomia, uma vez que não são ciências distintas, mas ainda visto assim pelos estudantes. Diante desse contexto, percebemos que abordar assuntos referentes à astronomia nos proporciona também a interdisciplinaridade, contribuindo para uma aula diferenciada, que foge da aula tradicional, despertando o interesse pelo conhecimento científico. Contudo, o PIBID da área de física, busca um ensino-aprendizado significativo e prazeroso, em que o aluno possa participar de forma ativa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Preparar os alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, a qual os alunos seriam submetidos; Mostrar que física e astronomia não são ciências distintas, mas que a astronomia é apenas um ramo da física; Proporcionar atividades experimentais a baixo custo com materiais utilizados no cotidiano.
MÉTODOS:
Para a realização da atividade com o 2° ano do ensino médio, foi disponibilizado ao PIBID de Física, o laboratório de informática da própria escola. A atividade foi dividida em dois momentos: no primeiro, foi realizada uma aula de revisão sobre as Leis de Kepler e Gravitação Universal, para relembrar aos alunos o assunto já abordado em sala de aula e poder esclarecer algumas dúvidas. No segundo, realizamos a oficina a baixo custo sobre a 1ª Lei de Kepler, em que durante a oficina tivemos a preocupação de deixar um ambiente aberto para perguntas e respostas, tendo uma maior relação com o aluno por meio do diálogo. Utilizando papelão, folha de ofício, barbante, alfinete e lápis, cada aluno com o auxílio dos bolsistas fez a construção de uma elipse referente à órbita do planeta anão Plutão do nosso sistema solar. A órbita de Plutão foi escolhida por ser uma elipse bem “achatada” ou com maior excentricidade. Para a construção da elipse foi marcado no papel os pontos dos focos da elipse e fixado um barbante nesses pontos com o alfinete, assim os alunos deslizaram o lápis sobre o papel mantendo o fio sempre esticado traçando a elipse. Mostramos também a órbita de todos os planetas do sistema solar para compararmos a excentricidade de suas elipses com a órbita de Plutão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observado que ao abordar o conteúdo de astronomia na turma de 2°ano do ensino médio da Escola Estadual Lions de Parnamirim, interligado com a física que é vista em sala de aula, foi possível perceber um maior interesse por parte dos alunos, que até então em sua maioria trata a física e a astronomia como ciências distintas e sem nenhuma ligação. A atividade realizada pelo nosso grupo foi de suma importância, a partir do momento que os alunos puderam entender que o que faz os planetas girarem ao redor do Sol é a força gravitacional e que sua intensidade depende da massa dos corpos e da distância entre eles. Os alunos também compreenderam as principais diferenças entre um círculo e uma elipse após construir a elipse da órbita de Plutão, entendendo melhor o movimento orbital dos planetas em torno do Sol. Esse trabalho apresentou resultados satisfatórios ao levar o conteúdo para os alunos por meio de uma oficina, atividade em que os alunos constroem experimento relacionado com o conteúdo os ajudando a observar de forma prática o que está sendo abordado de forma abstrata, tornando uma aula mais participativa, diferenciada e de grande aceitação pelos estudantes, além de estimular o trabalho em grupo.
CONCLUSÕES:
Tendo em vista que a física vista em sala de aula é abordada de forma apenas teórica e sem muita conjugação com outros ramos, a atividade realizada por nosso grupo buscou efetivar uma aprendizagem mais participativa do aluno, fugindo da forma tradicional a qual o aluno está condicionado a absorver os assuntos ditados pelo professor como forma de verdade absoluta. Visto que uma das dificuldades do ensino de ciências é uma aprendizagem passiva, o PIBID da área de Física busca levar para os estudantes atividades experimentais, tornando uma aula instigante e melhorando a compreensão do conteúdo. A oficina sobre a primeira Lei de Kepler mostrou aos estudantes a relação da física vista em sala com a astronomia e que é possível aprender ciências utilizando materiais do nosso cotidiano, além de estimular a atividade em grupo que reflete um rendimento individual e social do estudante. Desse modo, percebemos a importância de atividades práticas que conjuga o lúdico com o científico, mostrando para nós professores que é necessário inovar no processo de ensino-aprendizagem, despertando um maior interesse físico científico e tornando a aprendizagem mais completa.
Palavras-chave: Astronomia, Interatividade, Oficina, Saber Científico.