65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Lixo e educação ambiental a partir do enfoque CTSA com alunos do Ensino Médio em uma Escola pública de São Luís - MA
Francisca das Chagas França - SEDUCMA - Colégio Militar 2 de Julho
Bruna de Jesus Brito - Aluna do Ensino Médio - Colégio Militar 2 de Julho
Mateus Mendes dos Santos - Aluno do Ensino Médio - Colégio Militar 2 de Julho
INTRODUÇÃO:
De acordo com Penteado (2011) lixo é um elemento inerente à humanidade, ao modo de vida do homem urbano, sempre em busca de materiais nos mais diversos pontos do planeta e concentrando-os nas cidades para atender as suas necessidades. O presente trabalho traz resultados de uma pesquisa integrado a prática de ensino do Colégio Militar 2 de Julho em São Luís MA que pauta o lixo e a Educação ambiental numa concepção CTSA (Ciência , Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na qual foi utilizado como ponto de partida identificar os conhecimentos prévios de uma amostra de 11 (onze) alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre o lixo, com vistas a ser construídos conceitos e ações educativas associadas a educação ambiental a fim de promover mudanças na aprendizagem de conteúdos em sala de aula. Para tanto, pode-se considerar que a comunidade estudantil concientizada pela escola dos prejuízos causados pelo lixo despejado no planeta, segue a perspectiva CTSA que segundo Amaral (2009) visa educar os alunos para a construção de uma sociedade justa e sustentável, pois configura hoje, como formação para a cidadania.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desempenhar um importante papel na construção, divulgação e popularização da educação científica, visando a busca incessante de conhecimentos, e estabelecendo no cotidiano da escola, saberes construído a partir das interações entre os sujeitos da pesquisa, importante para o desenvolvimento de práticas envolvendo o ensino no Colégio Militar 2 de Julho.
MÉTODOS:
Uma pesquisa do tipo qualitativa, apresentando um entremeado de procedimentos, na qual, foi aplicada e desenvolvida no Colégio Militar 2 de Julho, São Luís/MA, consiste em um estudo acerca dos conhecimentos prévios de uma amostra de 11 (onze) alunos do 3º ano do ensino médio, pertencente a faixa etária entre 15 e 18 anos, no qual foi utilizado como instrumento entrevistas parcialmente estruturadas contendo 5 questões (Laville e Dione, 1999) para a obtenção de informações. Nas gravações das entrevistas houve preferência do uso de áudio e transcrições digitalizadas que foram analisadas. As ações foram planejadas e executadas através de visitas a vários postos de lixo de São Luís, incluindo o entorno da escola, manguezais, praias, entre outros, sendo fotografados e organizados em culminância na própria instituição de ensino.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre lixo e educação ambiental foi analisado em três categorias: satisfatórias, as que tiveram pelo menos 70% de acertos nas informações, parcialmente satisfatórias, as que obtiveram 50% de acertos, e insatisfatórias as inferiores a 50% com respostas sem relação ao assunto.
Setenta por cento das respostas foram satisfatórias sobre educação ambiental. Na pergunta relacionada a cor dos coletores seletivos, a maioria teve dificuldades de reconhecer qual tipo de lixo seria colocado em cada recipiente, desse modo percebe-se a falta de informação, calculando assim, 50%, sendo parcialmente satisfatórias, para a questão sobre o que é lixo, 70% das respostas foram satisfatórias, embora não puderam fazer uma relação com a CTSA, no que diz aos problemas que o lixo pode trazer, 80% disseram doenças, como a leptospirose, entre outras. Quando foi direcionado aos produtos reciclados, 75% acreditam ser importantes, considerando satisfatórias. Embora desconhecidas as vantagens e aplicações da CTSA, no âmbito escolar.
CONCLUSÕES:
Foi observado que os alunos compreenderam suas relações com as ciências, seu papel na vida humana e seus impactos na vida social. Portanto, merece destaque a falta do senso crítico nas articulações entre ciência e educação ambiental, tecnologia e ambiente como elementos fulcrais no exercício da cidadania. Nesta perspectiva a tentativa de assumir a possibilidade da aprendizagem dos conhecimentos científicos, na perspectiva CTSA é condição de urgência, que se apoia em situações reais vividas pelos alunos partindo do contexto local que os mesmos poderão perceber como integrantes de outros contextos maiores. Dessa forma os sujeitos envolvidos com tais conhecimentos adquiridos na escola, buscam mudanças, tomadas de consciência e formação de atitudes.
Palavras-chave: Sociedade e cidadania, Ensino e Aprendizagem, Consciência.