65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
ARQUIVOS E INSTITUIÇÕES ESCOLARES: O CASO DA ESCOLA BASÍLIO DE CARVALHO (ABAETETUBA-PA)
Sidnir Carlos Baia Ferreira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Abaetetuba
Rayara de Inocência Azevedo da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Abaetetuba
Caio Quaresma Santos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Abaetetuba
Ana Renata do Rosário de Lima Pantoja - Profa. Dra./Orientadora - IFPA - Campus Abaetetuba
INTRODUÇÃO:
No ambiente escolar todos os dias diversos documentos e registros são produzidos e precisam ser entendidos de acordo com o seu valor específico. No entanto, a preservação dos acervos ainda é desvalorizada pelo senso comum. Por isso, estender nossa discussão com os integrantes das escolas envolvidas sobre a devida relevância apresentada pelos acervos escolares implica em não só conhecer o material, como também conscientizar a comunidade escolar e em geral sobre preservação e patrimônio histórico-cultural. Sendo assim, buscando aprofundar tal debate foi desenvolvido o trabalho de levantamento de fontes em uma das instituições escolares mais antigas da região do Baixo Tocantins, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho, localizada no município de Abaetetuba-PA. Tal escola apresenta uma vasta riqueza de acervos históricos como documentos escritos, orais, visuais, e arquitetônicos, que integram o conjunto de patrimônios que compõem esta entidade centenária.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Neste trabalho destaca-se a importância do acervo escolar como componente fundamental da memória das instituições escolares, visto que este pode reunir aspectos pedagógicos, administrativos, sociais e culturais da história de uma dada instituição ou de determinada comunidade ao longo do tempo. Com isso objetivou-se também iniciar o trabalho de recuperação e catalogação do arquivo.
MÉTODOS:
O trabalho de campo se deu por meio do levantamento de dados do acervo escolar, fundamentando a pesquisa no princípio do arquivo como lugar de memória de pessoas, grupos e instituições. Este trabalho foi realizado na Escola Basílio de Carvalho. Não foi possível perder de vista os maus cuidados com o acervo: a escola “armazena” seu arquivo escolar em um local inapropriado. Na pequena sala foram encontrados entulhos diversos tais como lixo, materiais esportivos e de limpeza, livros didáticos, cadernetas de datas recentes largadas pelo chão e muitos outros materiais que em hipótese alguma deveriam estar ali. Ressaltamos ainda, que como parte da memória da escola há fotografias, atas, atestados médicos e livros de pontos, cadernetas e registros diversos de atividades escolares desde o início do século XX, que foram catalogados e que muito contribuem para outras pesquisas acerca da história da educação no Município. A situação, portanto, indicou que a necessidade de iniciar o processo de organização e catalogação do acervo deveria ser imediata tanto para cumprimento de metas do projeto, quanto encarar a situação como uma questão de cidadania.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trabalho com a pesquisa demanda tempo e reajustes, principalmente no que se refere à negociação com os sujeitos que envolvem o campo, e neste caso, fala-se da comunidade escolar. Visto que a situação em que se encontrava o acervo histórico escolar da Basílio de Carvalho era lamentável, acelerou-se o trabalho pela melhoria do espaço onde os documentos diversos sobre a história da escola foram encontrados. O objetivo foi retardar sua perda, organizar de maneira satisfatória e permitir consultas do material por outros interessados. Outro resultado também desta iniciativa de pesquisa foi um despertamento por parte dos gestores da escola e outros sujeitos no que diz respeito à organização e conservação dos acervos por conta da memória da escola centenária e da própria cidade de Abaetetuba. Isso contribuiu para firmar parcerias para outras intervenções. Assim sendo, também, o projeto foi difundido em eventos estaduais e nacionais onde se mostrou a importância do patrimônio documental de escolas e os diversos problemas perante as situações lastimáveis dos acervos, como o da nossa escola-campo, e estimular docentes, discentes, gestores e a comunidade escolar em geral no interesse pela História da sua escola, pois esta se junta com a do lugar onde vivem, trabalham e constroem.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a partir do conhecimento e teor histórico dos documentos encontrados no acervo, pode se perceber que estes narram o comportamento da escola Basílio de Carvalho e da comunidade como um todo, no que diz respeito aos costumes e especificidades de uma determinada época, mostrando aspectos expressivos da história do município. Porém, apesar dos documentos que ainda se encontram na escola, destaca-se que parte foi perdido, principalmente aqueles do final do século XIX. Isso se deve, dentre outras coisas, por conta do armazenamento inapropriado e também por conta da falta interesse ou compreensão sobre os valores e necessidade de manutenção dos acervos por parte dos próprios gestores da escola ao longo do tempo. O presente projeto alcançou êxito no que diz respeito à organização do espaço do arquivo, a datação do material, a definição dos mesmos por natureza o que colaborará para consulta de outros pesquisadores, para os membros da comunidade escolar e para uma nova compreensão sobre parte do passado da cidade de Abaetetuba-PA, sobre a memória educacional do Estado e sobre debates necessários dentro e fora da sala de aula sobre os aspectos do Patrimônio Histórico e Cultural.
Palavras-chave: Arquivo Escolar, Memória, Escola Basílio de Carvalho.