65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
UTILIZAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE NO MANEJO ECOLÓGICO DE PRAGAS AGRÍCOLAS EM FEIJÃO-CAUPI.
Ana Raquel Nascimento - Depto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Piauí- UFPI.
Marcones Ferreira Costa - Depto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Piauí- UFPI.
Roberta Lillyan Rodrigues Reis - Depto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Piauí- UFPI.
Samara Ferreira de Vasconcelos - Depto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Piauí- UFPI.
Sebastião Francisco Figuêredo - Engenheiro Agrícola, Mestre em Irrigação e Drenagem, Pesquisador da Embrapa.
INTRODUÇÃO:
O feijão-caupi é uma das principais culturas da Região Nordeste, sendo considerados fonte de renda alternativa e alimento básico para população. A produção intensiva dessa cultura exige manejo adequado do solo para garantir a produtividade e a sustentabilidade ambiental. Um modelo mais sustentável do ponto de vista socioeconômico e ambiental é a utilização de produtos alternativos como os biofertilizantes. Esses compostos bioativos são ricos em enzimas, antibióticos, vitaminas, toxinas, fenóis, ésteres e ácidos, inclusive de ação fito-hormonal. Além de sua ação nutricional já conhecida, tem sido atribuído aos biofertilizantes a ação indutora de resistência por apresentarem propriedades fungicidas, bacteriostáticas, repelentes, inseticidas e acaricidas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma técnica de produção de um biofertilizante líquido para uso prático no manejo ecológico de pragas agrícolas em feijão-caupi Vigna unguiculata L. (Walp.).
MÉTODOS:
A metodologia de produção foi baseada no Processo de Compostagem Líquida Contínua desenvolvida por Medeiros (2002) na ESALQ/UFC. O processo consiste na mistura de 20 Kg de esterco fresco bovino e 20 kg de esterco de galinha como fonte microbiana, carbono, nitrogênio e 70 litros de água em um tambor aberto com capacidade de 100 litros. Em seguida, após o início da fermentação que é caracterizada pelo borbulhionamento, são adicionados os compostos enriquecedores: soro de leite (fonte de proteína), melaço de cana, (ativador da fermentação e fonte de carboidratos) e leveduras. O controle do pH é feito com a adição de cinzas, sendo este mantido entre 5,5 e 7,5. O biofertilizante é agitado diariamente com o auxílio de hastes de madeiras, para favorecer a sua oxigenação. Após 15 dias de compostagem líquida contínua, sob a luz solar, o biofertilizante foi coletado e utilizado em pulverização sob concentrações que variaram entre 1 e 5% sobre as culturas de feijão caupi (Vigna unguiculata L.) e 20% diretamente sobre o solo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O produto foi utilizado no manejo ecológico de formigas cortadeiras, pragas de hortaliças e plantas frutíferas que são acometidas por pulgões, cochonilhas, percevejos e ácaros fitófagos. Nos formigueiros de Saúvas (Atta sp.) e Boca-de-Capim (Acromyrmex sp.) a prática consistiu na aplicação do produto diluído diretamente nessas culturas, com o auxílio de mangueiras. Ao final de quatro semanas, constatou-se a morte de quase 80% das colônias de formigas Boca-de-Capim (Acromyrmex sp.) e de aproximadamente 50% nas formigas da espécie Atta sp. (Saúvas) nas culturas avaliadas.
CONCLUSÕES:
Os efeitos do biofertilizante, mostraram-se mais nocivos sobre as colônias Boca-de-Capim (Acromyrmex sp.) do que para as espécies de saúvas (Atta sp). Os efeitos prejudiciais desse produto podem ser atribuídos ao provável desequilíbrio provocado pelo biofertilizante em razão da ação antibiótica e antimetabólica de seus componentes para ecologia alimentar das formigas analisadas.
Palavras-chave: Compostos bioativos, Formigas cortadeiras, Vigna unguiculata L. (Walp).