65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES E SUA RELAÇÃO COM O ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA EM PICOS-PI
Ana Elisa Ramos - Acadêmica do Curso de Bacharelado em Nutrição - UFPI, Picos/PI
Tércia Tâmara Ribeiro da Silva - Acadêmica do Curso de Bacharelado em Nutrição - UFPI, Picos/PI
Lucineide de Sousa Brito - Acadêmica do Curso de Bacharelado em Nutrição - UFPI, Picos/PI
Monica de Morais Silva - Acadêmica do Curso de Bacharelado em Nutrição - UFPI, Picos/PI
Artemízia Francisca de Sousa - Profa. Msc./ Co-orientadora - Dep. de Nutrição - UFPI, Picos/PI
Ana Carolina Landim Pacheco - Profa. Dra./ Orientadora - Dep. de Ciências Biológicas - UFPI, Picos/PI
INTRODUÇÃO:
As parasitoses intestinais ainda hoje ocupam altos índices de prevalência mundial e representam sérios problemas de saúde pública, principalmente em países em desenvolvimento. Estudos indicam que pessoas de menor poder aquisitivo são as mais acometidas, isto porque quase sempre é verificada a indisponibilidade de água de boa qualidade, a má disposição dos dejetos, o descarte inadequado do lixo e em consequência um ambiente poluído. Esses são fatores que contribuem para a incidência elevada de doenças parasitárias. As infecções causadas por parasitas podem ser apontadas como indicadores de desenvolvimento socioeconômico de um país, e sua alta frequência desencadeia além de transtornos gastrintestinais, um rendimento corporal diminuído, e isto, consequentemente uma baixa da energia de produção dos trabalhadores de um país. A parte da população mais atingida por essas doenças são as crianças, o acometimento das mesmas leva ao déficit nutricional, um atraso no desenvolvimento escolar e um retardo no desenvolvimento físico, por isso a investigação sobre estado nutricional de crianças é um importante instrumento que reflete as condições de saúde e vida da população.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo verificar se a presença de enteroparasitoses influencia no estado nutricional das crianças da escola municipal Nossa Senhora Aparecida na cidade de Picos-PI.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada no período de 2011 a 2012, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, a amostragem foi não aleatória formada por 28 crianças do maternal, jardim I e II, com idade entre 3 e 6 anos, mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos pais, que também responderam ao questionário socioeconômico e de frequência do consumo alimentar. O consumo alimentar foi analisado da seguinte maneira: frequência < 4 ou ≥ 4 vezes por semana considera-se consumo não habitual e habitual respectivamente. Foi realizada a aferição das medidas antropométricas: peso, altura circunferência do braço, perímetro cefálico, dobra cutânea tricipital e subescapular. O estado nutricional foi avaliado pelos índices antropométricos peso/idade, altura/idade, IMC/idade, segundo os critérios adotados pela OMS 2006/2007, sendo as dobras cutâneas e circunferência do braço avaliados pelas curvas de Frisancho (1990). Os exames parasitológicos de fezes foram realizados no Laboratório de Pesquisa Experimental da UFPI, utilizando-se a técnica da Centrífugo-Sedimentação. Os resultado foram analisados através dos coeficientes de prevalência e das associações com a faixa etária dos escolares e com o estado nutricional, verificados pelo teste exato de Fisher, usando o software R.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi constatado que 35,7% dos pais dos alunos participantes ganham menos de um salário mínimo, 3,6% não possui nenhum grau de escolaridade e nenhum possui grau superior completo. Estes fatores são considerados determinantes para condições de saúde adequadas. Observou-se que os grupos de alimentos de maior consumo são: óleos, leite, carnes, leguminosas, cereais, bebidas e gorduras. Os de menor frequência são: raízes e tubérculos, frutas, ovos, vegetais, açúcar e doces. Verificou-se um maior consumo de alimentos fontes de macronutrientes e nos grupos de menor frequência de consumo têm-se as frutas e vegetais que são fontes de micronutrientes e fibras, importantes nessa fase da vida. Avaliando o estado nutricional das crianças verificou-se que nos parâmetros utilizados (P/I, A/I, IMC/I) a maioria encontra-se normal, porém 3,6% encontra-se com muita baixa altura e 3,6% com magreza acentuada. Das 28 amostras 26 estavam contaminadas por algum tipo de parasita e em muitas delas existiam mais de um, o que mostra a grande exposição dessa população aos danos que estes podem causar. Por meio do teste exato de Fisher, pode-se afirmar que os parasitas Ancilostomídeo e o Enterobius vermiculares apresentam associação com o estado nutricional inadequado das crianças.
CONCLUSÕES:
As enteroparasitoses influenciam no estado nutricional das crianças em associação a outros fatores como condições higiênico sanitárias precárias, baixa renda familiar e baixa escolaridade dos pais, agravando ainda mais o estado de saúde e potencializando o déficit nutricional das crianças. Os resultados demonstram a necessidade de novos e abrangentes levantamentos epidemiológicos acerca desse tema, visando buscar maneiras de reduzir a frequência de parasitoses principalmente nesse ciclo da vida.
Palavras-chave: parasitose, avaliação nutricional, fatores de risco.