65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
Projeto Tour Pedagógico nos lugares memória: conscientizando a comunidade sobre a importância da preservação de sua “memória” como fator de resgate de sua identidade cultural.
Dorilene Sousa Santos - Depto. de Turismo de Hotelaria - UFMA
Luís Fernando Martins Penha - Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
Klautenys Dellene Guedes Cutrim - Profa. Dra./Orientadora - Depto de Turismo e Hotelaria - UFMA
INTRODUÇÃO:
O turismo pedagógico encaixasse-se no segmento de turismo cultural. E hoje pode ser compreendido como uma possibilidade inovadora na disseminação da valorização do patrimônio local para a comunidade residente. Fazendo com que esta conscientize-se da importância da preservação e conservação de seus bens e legados culturais.
O projeto de extensão Tour Pedagógico nos lugares memória iniciou as atividades no ano de 2012 e a inserção da comunidade no projeto em questão se dá na transmissão da memória para os mais jovens através dos relatos dos fatos ocorridos, assim como, o resgate de lembranças consideradas esquecidas juntos aos mais vividos de forma oral, despertando desta forma a memória do lugar.
É necessário, portanto, conhecer os potenciais do espaço no qual a atividade turística será desenvolvida sob a perspectiva da comunidade, sendo assim, a realização de Tours pedagógicos nos lugares de memória torna-se um instrumento de sensibilização e de valorização do patrimônio cultural. A partir deles, os participantes ampliam a sua visão sobre os aspectos da história, da cultura e das tradições locais, vislumbrando sua preservação. Este processo ajuda a realizar um turismo de qualidade para os visitantes através da valorização da memória local.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Resgatar a memória dos moradores idosos dos bairros do Centro Histórico de São Luís e transformá-lo em um tour a ser aplicado entre os mais jovens.
MÉTODOS:
Estudo de carater qualitativo, dividida em duas etapas. A primeira, através de pesquisa bibliográfica e documental acerca dos seguintes temas: Turismo pedagógico, lugares memória e roteiros culturais. Pesquisas estas feitas por meio das consultas em livros, sites da internet, trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos, para elaboração de uma analise sobre a importância dos lugares memória e turismo pedagógico para o desenvolvimento do turismo cultural.
A segunda etapa consistiu com a aplicação de 30 entrevistas com os moradores mais antigos dos bairros do Centro Histórico de São Luís, onde identificou-se os lugares memória dos mesmos, e a partir destes dados e visitas in loco, elaborou-se o tour pedagógico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos 30 entrevistados na pesquisa, 85% eram do sexo feminino, maioria com idade entre 60 a 85 anos (95%). Pretendeu-se saber dos moradores mais antigos do bairro do Centro Histórico quais seriam os locais ainda existentes fazem parte de sua memória, os pontos mais citados foram a Igreja de São Pantaleão (20%), Bairro do Desterro (20%), Capela de São Pedro (15%), Fonte das Pedras (10%), Ceprama (10%), Casa de Nagô (6%) e as antigas Fábricas: Cânhamo (10%), São Luís (10%) e Santa Amélia (6%), principalmente por ali ter sido um forte polo industrial.
Para a maioria, 60% dos entrevistados, a comunidade local não tem consciência da importância que tem(ou teve) esses locais e foi unanime entre estes, a questão de que se esses pontos colocados na rota de visitação da comunidade e dos turistas haveria uma maior valorização do espaço.
Com base nos dados coletados, ao final foi criado um roteiro para compor o tour pedagógico, com a finalidade principal de proporcionar que as comunidades receptoras visualizem sua história e suas raízes dentro dele.
CONCLUSÕES:
O uso adequado do patrimônio tem que exercer duas funções: garantir o respeito à cultura, inclusive no que se refere aos estilos artísticos e garantir o significado histórico, e a comunidade, que não pode ser excluída do processo de decisão sobre o uso do patrimônio ou mesmo dos benefícios econômicos advindos da atividade turística. O desenvolvimento tem de representar a inserção social, pois se entende que a participação é essencial para que os impactos não degradem o lugar e os confrontos entre comunidade e turistas não se estabeleçam; além disso, o lugar deve gerar empregos para a comunidade, oportunidade de comercialização dos produtos da cidade e de prestação de serviços.
O tour pedagógico foi formatado nessa perspectiva, aliando o turismo com os lugares de memória das comunidades e assim inseri-los dentro da atividade. Permitindo assim com que os moradores dos destinos receptores se sintam inclusos e valorizados, no exato momento em que os espaços com que eles possuem algum tipo de identificação são valorizados.
Palavras-chave: Atividade turística, Turismo cultural, Patrimônio.