65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA DE ARAÚJO PONTES, LOCALIZADA EM ABAETETUBA-PA, BRASIL, COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Denyse da Silva de Almeida - Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – IFPA (Campus Abaetetuba)
Diego Rodrigues Pires - Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – IFPA (Campus Abaetetuba)
Edgar Augusto Lobato Afonso - Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – IFPA (Campus Abaetetuba)
Roniane da Fonseca Pires - Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – IFPA (Campus Abaetetuba)
Marcionila da Costa Almeida - Profª. Supervisora do PIBID - Biologia na Escola Benvinda de Araújo Pontes
Sirnoel Jose Quaresma Perna - Profº. Dr. / Coordenador do PIBID - Biologia no IFPA (Campus Abaetetuba)
INTRODUÇÃO:
Os impactos gerados pela “indústria do lixo” têm-se agravado dentro dos padrões da vigente sociedade capitalista, que prega cotidianamente o consumo desmedido, responsável por gerar quantidades cada vez maiores de lixo nas cidades. Segundo Norões et. al (2011), a solução para o problema está em definir um programa de gerenciamento geral de resíduos, com ênfase para a redução de geração na fonte, a reutilização e a reciclagem. Entretanto, em grande parte das cidades brasileiras, o lixo coletado é transportado diretamente às suas áreas de destinação, sendo na sua maioria para os lixões. Essa realidade não se difere muito no município de Abaetetuba-PA, onde com a ausência do sistema de coleta seletiva são destinadas mensalmente toneladas de resíduos ao aterro sanitário municipal. A compostagem e a reutilização são técnicas eficazes para reduzir a quantidade de material orgânico e reciclável a ser enviado para aterros, além de serem ferramentas viáveis para trabalhar a Educação Ambiental. Diante disso e da necessidade de criar uma composteira em uma escola do referido município, foi proposta a criação de um modelo sustentável, que se apresentasse como uma forma de preservar o meio ambiente, com a compostagem, mas também com a reutilização de garrafas PET em sua construção.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Construir uma composteira ecologicamente sustentável na Escola Benvinda de Araújo Pontes, reutilizando garrafas PET, a fim de reduzir o consumo e o acúmulo de lixo, produzir adubo orgânico e promover a Educação Ambiental.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado na Escola Benvinda de Araújo Pontes em Abaetetuba-PA, como uma das ações desenvolvidas no âmbito do PIBID por discentes de Biologia, curso vigente no IFPA. O projeto teve como público alvo, alunos de todos os níveis de ensino da escola. As atividades deste iniciaram com a arrecadação das garrafas PET, que se deu pelos bolsistas do programa com vizinhos, amigos e comunidade escolar. Após a coleta, a composteira foi construída em forma de caixote, com dimensão de 1,5 x 1,3 x 1 m, cujas laterais de madeira foram forradas com garrafas cortadas em forma de placa, e fixadas com o auxílio de uma pistola de grampos, distanciando-se em 2 cm para a circulação do ar. Em seguida foi promovida uma palestra à comunidade escolar com distribuição de material informativo sobre a importância em reutilizar garrafas e separar o lixo orgânico, útil ao processo de produção de adubo orgânico. Além disso, foram ministradas aulas teóricas e práticas aos alunos envolvidos sobre os temas que norteiam a questão ambiental. Os resíduos orgânicos provenientes da merenda escolar e doados pelos alunos eram revolvidos com o uso de pá, ancinho e enxada, e o monitoramento era realizado por estes no seu contra turno, sendo uma equipe diferente em cada semana, sob auxílio dos bolsistas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante o desenvolvimento do projeto, houve a participação direta dos alunos, que passaram a separar o lixo orgânico em suas residências e a trazer para ser compostado, além de mostrarem-se dispostos a realizar o revolvimento deste material. Ao mesmo tempo, as cozinheiras da escola também passaram a destinar os restos de lanche da cantina para a composteira. Os temas abordados na teoria em sala com os alunos, sempre eram recobrados durante as atividades práticas. Seis meses depois, o adubo orgânico produzido foi destinado ao abastecimento da horta da escola, à comunidade interessada no cultivo de hortaliças, além de beneficiar algumas escolas do próprio município. Para tornar notórias, à comunidade escolar, as atividades desenvolvidas no projeto, foi criado um painel com as fotos dos alunos envolvidos participando das etapas da compostagem, o qual foi fixado no salão da escola, visando não apenas informar, mas também sensibilizar mais alunos a fim de ampliar as ações do projeto.
CONCLUSÕES:
A iniciativa em reutilizar garrafas PET na construção de uma composteira sustentável mostrou-se como uma medida eficiente que agregado ao processo de reaproveitamento de resíduos orgânicos, veio somar com a preservação do meio ambiente, haja vista que com essas ações, deu-se uma nova utilidade aos resíduos orgânicos e recicláveis, impedindo o seu descarte e consequentemente, a geração de mais resíduos. Essas ações cooperaram para a redução dos gastos, os quais seriam destinados à compra de madeira, o que colaborou para a redução do consumo, contribuindo para que menos recurso fosse extraído da natureza; e à compra de adubo orgânico, necessário à horta escolar. Com este projeto, os alunos passaram a ter consciência dos impactos que a indevida disposição do lixo acarreta ao meio ambiente, além de compreenderem a importância em promover ações viáveis que contribuam para minimizar os impactos ambientais e possibilitem boa qualidade de vida. Que ele sirva como um modelo incentivador para que outras ações venham a ser desenvolvidas em prol da conservação do meio ambiente e da promoção da Educação Ambiental.
Palavras-chave: Detritos Orgânicos, Compostagem, Conscientização Ambiental.