65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Pressupostos de uma agricultura de subsistência em Rondônia (abordagens Cacoal – Cone Sul)
Aline de Souza Gude - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Bruna Kiper Reetz - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Caroline Pagung - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Jessica Pagung - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Magda Alves de Paula - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Sérgio Nunes de Jesus - Prof. Dr./Orientador - IFRO
INTRODUÇÃO:
A expansão do agronegócio no processo da agricultura familiar torna-se importante para o avanço do Estado de Rondônia. Desse modo, faz-se necessário adotar estratégias tecnológicas e científicas para a área rural e que possam facilitar a renda familiar do agricultor, quanto à inserção no mercado, além de contribuir para o desenvolvimento da agricultura sustentável.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Trabalhar o processo da expansão do agronegócio como suporte para o desenvolvimento de uma agricultura de subsistência em Cacoal e no Cone Sul de Rondônia.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado nos encontros do grupo de Pesquisa Língua(gem), cultura e sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia, sob a orientação do professor Sérgio Nunes de Jesus, com os alunos do 3º, do curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, do Campus Cacoal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO, com o projeto SBPC 2013: Ensino – Pesquisa – Extensão. Os métodos adotados foram: pesquisas bibliográficas, entrevistas com agricultores do município de Cacoal e do Cone Sul de Rondônia, para a coleta de dados e elaboração de uma cartilha com o intuito de facilitar os saberes desenvolvidos nas práticas agrícolas. É valido ressaltar que as pesquisas nem sempre alcançam os resultados esperados, desse modo, suas variáveis podem ou não condizer com as expectativas criadas inicialmente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nessa perspectiva, observa-se que os agricultores podem ser beneficiados com os conhecimentos científicos e metodológicos no que rege à sustentabilidade. Sendo assim, a agricultura sustentável se desenvolve como uma cadeia produtiva dentro da estrutura social, econômica e ambiental. Criando desafios contínuos na intensificação de políticas publicas e agrarias que possam alcançar as necessidades da agricultura familiar.
CONCLUSÕES:
Com base nos levantamentos de dados feitos por meio de pesquisas bibliográficas e entrevistas com agricultores de Cacoal e Cone Sul de Rondônia observa-se que a agricultura familiar vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da economia. A busca da conciliação entre geração de renda e a preservação do meio ambiente tem sido a preocupação da maioria dos produtores na busca de qualidade nas práticas agroecológicas em Cacoal em Cone Sul de Rondônia.
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Agricultura de Subsistência, Cacoal/Cone sul.