65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA BIOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM DE BIOLOGIA; UMA REFLEXÃO DA ATUAÇÃO NO PIBID.
Luana Mateus de Sousa - Graduanda em Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática - UNILAB
Francisca Aline da Silva Andrade - Graduanda em Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática - UNILAB
Viviane Pinho - Profa. Dra./Orientadora - Professora Adjunta - UNILAB
INTRODUÇÃO:
Os conhecimentos biológicos são formados desde a pré-história, através de fundamentos empíricos. Com o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C) o estudo da biologia sofreu avanço na Grécia. Aristóteles chegou à conclusão de que a observação cuidadosa era a forma mais imprescindível para um conhecimento preciso. Exercendo um grande fascínio em todos aqueles que nela se aprofundam, a biologia torna-se uma ciência muito envolvente, conseguindo abranger todas as relações interpessoais e uma grande interdisciplinaridade com outras áreas, tais como: física, química, geografia e até mesmo a matemática. Estando presente em praticamente tudo no nosso cotidiano a biologia influencia diretamente a nossa vida e a sociedade, tornando-se importante o seu entendimento, pois através deste pode-se preservar o meio ambiente, compreender o funcionamento dos processos biológicos e até mesmo conhecer a nossa história.
A história da biologia contribui de forma significativa para desenvolver novas metodologias trabalhadas em sala de aula. Uma vez facilitando a aprendizagem dos alunos, se desperta um maior interesse pelos conteúdos de biologia tornando-os mais atrativos para a construção e para o desenvolvimento do conhecimento científico, valorizando a ciência dentro de uma realidade construtiva.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetivou ressaltar a importância do papel da ciência como parte da cultura humana e inserir de forma interdisciplinar um número maior de conhecimento aos alunos, gerando ainda motivação e uma formação com maior qualidade tanto para os discentes quantos para os bolsistas do PIBID.
MÉTODOS:
Após realizar um pesquisar sobre a forma de se melhorar o ensino de ciências na turma do 6°ano em uma escola do distrito de Antônio Diogo–Redenção-Ce, descobriu-se que 57% dos alunos gostariam de trabalhar com alternativas que fossem além do livro de ciências e queriam dinamizar as aulas. Aos poucos se buscou recursos que iam além dos livros, como dinâmicas e vídeos. Desta forma foram introduzidas atividades ao final das aulas, relacionadas com o tema abordado em sala. Um dos conteúdos abordados em sala resultou na construção de uma maquete, onde os alunos com a ajuda dos bolsistas do PIBID construíram duas maquetes sobre o meio ambiente, sendo que uma delas representava uma cidade poluída e a outra uma cidade ecologicamente correta. Os materiais utilizados para a representação foram materiais de fácil acesso e baixo preço.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trabalho realizado nesta turma foi muito satisfatório. Além de trabalhar com novas metodologias e despertar o interesse dos discentes pela biologia, tais atividades mostraram aos jovens pibidianos que estes contribuíram de forma expressiva na vida daquelas crianças. Os resultados deste trabalho foram apresentados na feira de ciências da escola. Com a construção da maquete sobre o meio ambiente, apresentou-se à comunidade em geral o que tinham aprendido na disciplina de biologia na tentativa de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. O intuito deste trabalho foi conscientizar a comunidade por meios didáticos e eficazes, despertando assim a importância da reciclagem. Abordar temas atuais como a preservação do meio em eventos comunitários como uma Feira de Ciências é uma forma de cultivar uma mentalidade e uma cultura de desenvolvimento sustentável. E essa cultura, por sua vez, só é valorizada quando é praticada e aplicada à realidade da comunidade.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que se conseguiu mostrar que a biologia está muito presente em nosso cotidiano e a sua historia pode gerar muito interesse no ambiente escolar, despertando a curiosidade e motivando os discentes a estudar biologia.
Palavras-chave: Biologia;, Estudo;, História da ciência..