65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
O USO E OCUPAÇÃO DE SOLO URBANO NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DA MATA- PE APÓS A IMPLANTAÇÃO DA CIDADE DA COPA
Betania Francisca Martins - Depto. de Ambiente, Saúde e Segurança – IFPE
Allysson Moura da Silva - Depto. de Ambiente, Saúde e Segurança – IFPE; GEOSERE – UFRPE
Gleidce Tamires Alves de Oliveira - Depto. de Ambiente, Saúde e Segurança – IFPE
Hernande Pereira da Silva - Prof. Dr. / Orientador - D. de Ambiente, Saúde e Segurança - IFPE; GEOSERE-UFRPE
INTRODUÇÃO:
A implantação de grandes empreendimentos gera transformações significativas no espaço, sendo estas de ordem econômica, ambiental, social, territorial, cultural, política e institucional, acarretando uma desestruturação no uso e ocupação do solo, que pode ser ordenada e desordenada no modo de vida local. Essas transformações acarretam modificações de valores, tanto materiais quanto imateriais, de acordo com a natureza do empreendimento e do envolvimento da comunidade na implantação, tendo como consequência a geração de renda por parte da população, e investimentos em infraestrutura, atraindo empreendimentos principalmente do setor imobiliário. Contudo devastam grandes áreas de mata, emitindo grande carga de poluentes no ambiente.
O município de São Lourenço da Mata, localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR) de Pernambuco, se enquadra na descrição acima, pois será uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol (CMF) em 2014. Nele, além da Arena da Copa, está ocorrendo à duplicação da BR-408 e a especulação imobiliária tem atraído indivíduos tanto para moradia como para mercado de trabalho. No entanto, é necessário um planejamento urbano, para que não intensifique o processo de marginalização e miserabilidade da sociedade, nem o de degradação ambiental no município.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar as transformações originadas a partir da implantação do Complexo da Arena da Copa, no município de São Lourenço da Mata e compreender como tais transformações influenciam nas formas de uso e ocupação do solo urbano no município
MÉTODOS:
Desenvolveram-se pesquisas bibliográficas sobre a temática estudada, sendo elaborada em uma primeira fase do trabalho a leitura de livros, artigos, monografias. Em uma segunda fase, além das atividades de gabinete, de análise e interpretação do material coletado, foram realizadas análises de imagens do Satélite QuickBird, através do softwares específicos para tratamento de dados georreferenciados a fim de identificar as transformações ocorridas antes e após a implantação do Complexo da Cidade da Copa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Sabe-se que objetos espaciais, como a Arena da Copa e a Cidade da Copa, e a publicidade positiva sobre sua implantação desencadeiam uma série de modificações que atingem diversos âmbitos da realidade local, gerando uma desorganização da estrutura existente no território para que haja de forma satisfatória a utilização dos objetos. Além disso, esses objetos ainda nutrem a imaginação dos indivíduos, ressaltando as perspectivas de acesso aos bens desejados de consumo tanto individuais quanto coletivos, atraindo moradores para a região (CAVALCANTI, 2010).
Concomitante com este processo de transformação ocorre o desenvolvimento da infraestrutura que auxiliará no funcionamento da CMF, para que exista uma organização espacial voltada para os interesses vinculados ao evento, originando um plano estratégico para a cidade de curto prazo e não um planejamento territorial.
Nos aspectos ambientais, essa infraestrutura necessária para sediar uma CMF gera, além da poluição atmosférica e sonora resultante dos instrumentos de construção, a retirada da vegetação nativa. Com isso, ocorre a impermeabilização do solo, promovendo interferências nos fluxos de calor sensível e latente e, consequentemente, um aumento da temperatura da superfície. É ciente que a ocorrência de superfícies úmidas e vegetadas favorece a redução do calor sensível e da temperatura. Ou seja, qualquer atividade que altere a quantidade de vegetação possibilita alterações climáticas de escalas espacial e temporal variadas.
CONCLUSÕES:
Entende-se que o desenvolvimento de grandes eventos em determinadas áreas originam mudanças expressivas nas formas de utilização solo urbano e sua ocupação no espaço onde será inserido, e estas mudanças afetam diretamente a vida da população local. Ocorre também a valorização do espaço, tornando-o atrativo para moradia, gerando emprego e renda, porém muitas vezes, por falta de iniciativas governamentais, essa valorização não é benéfica para as pessoas que moram no local.
A partir das imagens do Satélite QuickBird, foi observado esse uso e ocupação do solo com a retirada da vegetação, sendo este um dos principais agravantes das modificações ambientais ocorridas, bem como os problemas atmosféricos urbanos, mudanças de microclima e formações de ilhas de calor conseqüentes da infraestrutura da CMF.
Palavras-chave: Novos empreendimentos, Eventos, Uso e Ocupação do Espaço.