65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
UTILIZANDO O MODELLUS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA
Jéssica Santos Moura - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - CMC
Antonio da Fonseca de Lira - Prof. Dr./Orientador - IFAM - CMDI
INTRODUÇÃO:
Com o surgimento das Tecnologias da Informação, os computadores vêem sendo cada vez mais empregados no cotidiano de nossos alunos. Porém, chegando ao ambiente escolar, este cenário é modificado, pois as escolas até possuem laboratórios de informática, mas os professores não usufruem de instrução e treinamento necessário para a prática de atividades diferenciadas do ensino tradicional. O presente trabalho apresenta um relato de uma experiência sobre a utilização de um software educacional, denominado Modellus, para o aprendizado de lançamento oblíquo em uma turma do 1º ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Esse software proporciona ao aluno inserir equações e condições para estas, permite também o manuseio e o estudo de gráficos, assim como o controle das variáveis e a criação de animações. Todas estas ações estão dentro de um mesmo programa computacional sem o uso de uma linguagem de máquina complexa. Além disso, o aluno pode após realizar uma simulação, observá-la e mudar os parâmetros do modelo quantas vezes desejar devido à flexibilidade existente no programa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho visa investigar o processo ensino-aprendizagem de física através de simulações computacionais didáticas sobre lançamento oblíquo com o programa Modellus. Além de reunir informações sobre as funcionalidades e aplicabilidades para a elaboração de uma apostila.
MÉTODOS:
Utilizando a internet adquirimos gratuitamente o Modellus e iniciamos uma busca de tutoriais, apostilas, artigos e exemplos de simulações. Começamos um estudo sobre suas funcionalidades a fim de obter informação para elaborar uma apostila sobre os principais comandos e aplicabilidades disponíveis nele. Para avaliar sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem de física decidimos fazer uma modelagem sobre lançamento oblíquo. Os alunos tiveram algumas aulas sobre lançamento oblíquo com o professor responsável pela disciplina e semanas depois levamos os alunos para o laboratório de informática, onde tiveram uma breve explicação sobre o funcionamento do software e receberam um roteiro de estudo para, então, começar a utilizá-lo. A modelagem consistia na simulação de um lançamento oblíquo, de forma que uma vez inserida e interpretada a equação o software era capaz de construir o gráfico, mostrar a tabela de dados das variáveis envolvidas e exibir uma simulação dinâmica desse movimento. No caso, atribuímos o lançamento oblíquo a uma bola de basquete que era arremessada por um jogador que permanecia em repouso na simulação. Ao final todos receberam cópias da apostila e fizeram relações entre os movimentos envolvidos no lançamento oblíquo através de textos e desenhos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos foram receptivos e ficaram entusiasmados ao usarem o computador para uma atividade acadêmica. Verificamos na maioria das avaliações que os alunos preferiram expor suas opiniões por meio de desenho ao invés do texto e conversando com eles descobriu-se que haviam escolhido esta opção por estarem saturados de inúmeras provas escritas e, portanto, acharam interessante sair da rotina de aulas e avaliações. Tanto os que produziram textos, quanto aos que produziram desenhos não fugiram do assunto abordado na modelagem e demonstraram realmente possuir coerência com as informações transcritas nas avaliações. Os alunos demonstraram bastante interesse por uma simulação de física em laboratório de informática. Segundo eles, as aulas de física acontecem na maioria das vezes em sala de aula e o professor utiliza apenas os recursos tradicionais, indo esporadicamente ao laboratório de informática, ciências ou mesmo física. Durante a construção da simulação eles discutiam em grupo antes de avançarem nas etapas da modelagem. Essa ação demonstrou a participação de todos, e a importância das atividades experimentais que proporcionam discussões reflexivas. O software também foi utilizado como forma de estimular os alunos a revisarem os assuntos para a prova.
CONCLUSÕES:
A utilização de softwares educacionais pode promover a transformação da aprendizagem mecânica em aprendizagem significativa. Eles funcionam como organizadores prévios e atuam como mediadores entre o conhecimento que o educando possui e o que ele procura conhecer (PELIZZARI, 2002). Nesse contexto, a utilização do Modellus auxiliou de forma efetiva o aprendizado, motivando os alunos a se interessarem por questões mais complexas da cinemática. O aperfeiçoamento nos processos de ensino-aprendizagem, com uma metodologia adequada à realidade da disciplina e dos alunos, mostra que um melhor rendimento acadêmico pode ser associado à introdução eficaz de ferramentas tecnológicas como recursos didáticos no ensino. Com isso constatamos, que com a utilização desse software é possível dinamizar o ensino de Física em diversos assuntos, entre eles, o lançamento oblíquo, e com isso conseguir uma aprendizagem significativa que reflita na formação do aluno de um modo geral, além de promover uma interação entre aluno e informática, ou seja, uma interação entre o aluno e a tecnologia.
Palavras-chave: Software, Ensino-Aprendizagem, Lançamento Oblíquo.