65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
ADSORÇÃO DE COBRE EM CARBONO ATIVADO SINTETIZADO A PARTIR DOS RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA LOCAL
Maciel Lopes da Silva - Curso de Técnico em Alimentos - IFRN
Diôgo Pereira Bezerra - Prof. MSc./Orientador - IFRN
INTRODUÇÃO:
A contaminação ambiental é hoje um dos problemas mais críticos e frequentes na sociedade. Esta poluição pode ocorrer de várias formas desde a liberação de gases, líquidos ou sólidos poluentes, elementos químicos, dentre outras formas. Pode-se contaminar à água, o solo ou o ar. Com isso uma maior preocupação com o meio ambiente tem levado a desenvolver pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias eficientes e de baixo custo. O litoral brasileiro recebe mais de 3000 toneladas de poluentes líquidos por dia. Os resultados preliminares indicam que os despejos poluidores são constituídos principalmente de efluentes industriais e esgotos domésticos. Entre os efluentes industriais estão incluídas cerca de 130 toneladas diárias de carga poluidora de expressiva toxicidade. Portanto, a urgência por novas políticas públicas e tecnologias alternativas de tratamento destas bacias hidrográficas é de grande importância. Dentre as principais tecnologias estudadas para o tratamento dos recursos hídricos, destaca-se a adsorção como alternativa para remoção de metais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo é avaliar carbonos ativados sintetizados a partir dos resíduos da agroindústria de alimentos local aplicado na adsorção íons cobre II.
MÉTODOS:
Para a síntese do carbono ativado foi utilizado o bagaço de caju, gentilmente cedido pela cooperativa COOPERCAJU, seco em estufa a 80 oC por 5h. O material foi macerado em cadinho e em seguida foi misturado a uma solução de ácido fosfórico sendo mantido em forno-mufla a uma temperatura de 400 oC por 2 horas. Após isso, foi feito a neutralização do pH por lavagens exaustivas com água destilada.A caracterização foi realizada com o intuito de selecionar os materiais indicados para determinada aplicação. A acidez superficial foi obtida por análises de pH em potencial de carga zero.Com intuito de descrever a relação entre condutividade e concentração de íons cobre foi construída uma curva de calibração utilizando diferentes concentrações de solução de cobre II e medindo sua respectiva condutividade. Os ensaios de adsorção foram realizados em sistema de batelada utilizando solução de cobre em contato com quantidade fixa de carbono ativado, 0,1g. Em seguida foram analisadas as soluções em condutivímetro de bancada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para os resultados de caracterização da acides superficial foi encontrado pH superficial entre 2 e 4. Este valor bastante baixo de pH superficial é reflexo do processo de ativação do carbono ativado. A ativação química utilizando ácido fosfórico ágil como agente oxidante, sendo provável a formação de grupamentos orgânicos e inorgânicos ácidos na superfície. A curva de calibração foi medida para quatro pontos e as medidas apresentaram um bom ajuste a equação da reta. A partir dos experimentos de adsorção e da curva de calibração foi possível traçar um perfil de equilíbrio de adsorção. Os dados de capacidade de adsorção apresentaram baixo desempenho para os íons cobre II. Este resultado pode ser atribuído a porosidade do carbono ativado sintético. Este adsorvente (possivelmente mesoporoso) não é indicado para a captura de íons Cu II, pois o baixo raio iônico não apresenta potencial de adsorção.
CONCLUSÕES:
O estudo apresentou grande importância no contexto do reaproveitamento dos resíduos da agroindústria local. O produto gerado possui um material de alto valor agregado com diversas possibilidades e potencialidades de aplicação. Com referência aos estudos de capacidade de adsorção de cobre II, apresentou um baixo potencial, pois o carbono ativado produzido apresenta-se de forma mesoporosas.
Palavras-chave: Adsorção, Cobre, Carbono ativado.