65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
DETERMINAÇÃO DE COLIFORMES TOTAIS EM AMOSTRAS DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO URBANO NA CIDADE DE PAU DOS FERROS – RN, BRASIL
Mateus Rodrigues da Costa - Técnico de nível médio em Alimentos – IFRN campus Pau dos Ferros
Amanda Graziely da Silva - Técnico de nível médio em Alimentos – IFRN campus Pau dos Ferros
Viviane Aparecida Ferreira da Silva - Técnico de nível médio em Alimentos – IFRN campus Pau dos Ferros
Adalva Lopes Machado - Profa. Ms./Orientadora – IFRN campus Pau dos Ferros
INTRODUÇÃO:
A água constitui, atualmente, uma das principais preocupações mundiais no que diz respeito aos seus usos preponderantes e à sua manutenção como um bem de todos, em quantidade e qualidade adequadas. A atenção das autoridades sanitárias para com os sistemas públicos de abastecimento de água, destino de dejetos, tratamento de esgoto, coleta e disposição de lixo, principalmente nos centros urbanos, implica diretamente consequências no meio ambiente e na Saúde Pública (SÁ, 2005).
De acordo Rocha (2010), a água de consumo humano é o principal veículo de transmissão de patógenos capazes de causar infecções gastrointestinais, sendo vital o seu controle microbiológico. A verificação da qualidade microbiológica da água é de extrema importância, na medida em que o Brasil apresenta um regime pluviométrico marcado por extrema irregularidade de chuvas, no tempo e no espaço. Nesse cenário, a escassez de água em algumas regiões constitui um forte entrave ao desenvolvimento socioeconômico e, até mesmo, à subsistência da população (SÁ, 2005).
Diante da possibilidade de a escassez vir a interferir na qualidade da água municipal, a presente pesquisa avaliou a qualidade microbiológica de amostras de água de abastecimento público na cidade de Pau dos Ferros – RN.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi verificar a presença de microrganismos indicadores em amostras de água de abastecimento público na cidade de Pau dos Ferros – RN.
MÉTODOS:
Foram coletadas e analisadas três amostras de água de três bairros distintos em Pau dos Ferros (RN), no mês de Janeiro de 2012. As amostras de água de abastecimento foram coletadas de torneiras em duas residências e em uma instituição, sendo isto feito em frascos de vidro de 150 mL estéreis. Em seguida, as amostras foram acondicionadas em embalagem térmica e transportadas ao laboratório de microbiologia do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, para posterior análise.
As amostras foram submetidas à pesquisa de coliformes totais (CT) pela técnica do Número Mais Provável (NMP), segundo Feng et al.(2002).
Para realização do cálculo NMP de CT. foram escolhidas as séries críticas dos tubos e seu valor correspondente, consultado na tabela de Hoskins citada por Blodgett (2006), foi multiplicado pela diluição média da amostra e dividido por 100, sendo expresso em NMP/g.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultado, obteve-se que em todos os pontos de coleta houve a positividade para etapa presuntiva, porém não houve tubos positivos para CT, o que representa um valor estimado de < 3 NMP/g. Tais resultados, ao serem comparados com os parâmetros da legislação vigente, Portaria Nº 518 (2004), indicam que a água de abastecimento analisada encontra-se dentro do padrão de potabilidade.
O mesmo não foi observado por Vasconcelos et al. (2006), ao realizar análises de coliformes em amostras de água destinadas ao abastecimento retiradas do Rio São Lourenço (RS), que verificou, em 80% das amostras analisadas, dados bem mais elevados do que o observado no presente trabalho.
Segundo a Resolução n° 357 do CONAMA (2005), são impróprias para o consumo humano ou animal amostras de água com valores superiores a 1.000 coliformes totais/100 mL. Águas com tal nível de contaminação não poderão ser utilizadas para a irrigação de frutas e hortaliças que se desenvolvem rente ao solo e das quais não sejam removidas a casca ou película protetora, bem como sua utilização para recreação e aquicultura, o que não se aplica segundo o observado no presente trabalho. Ademais, ainda que dentro do padrão, devem ocorrer novas análises para garantir resultados satisfatórios e gerar um monitoramento relevante.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados, é possível concluir que a água de abastecimento de Pau dos Ferros/RN, até a data das análises, encontrava-se dentro dos padrões microbiológicos de potabilidade regidos pela legislação vigente, não denotando contaminação potencial que ponha em risco a saúde da população. Contudo, fazem-se necessárias ações de monitoramento de tais padrões microbiológicos a fim de verificar se longo período de estiagem poderá comprometer a qualidade da água de abastecimento.
Palavras-chave: Qualidade de Água, Abastecimento, Coliformes.