65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 2. Geofísica
Utilização de seção geoelétrica para caracterização de latossolo vermelho amarelo
Déborah da Silva Santos - Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília
Antônio Felipe Couto Junior - Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília
Carlos Tadeu Carvalho do Nascimento - Prof. Dr./Orientador - Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:
Estimativas sobre as condições do solo podem ser obtidas por meio de medidas geofísicas. Diversos são os métodos que possibilitam a obtenção destas medidas, entre eles, o método da eletrorresistividade. Esse método se baseia na dificuldade que a corrente elétrica encontra ao passar por determinado material. Os levantamentos geofísicos podem ser feitos de maneira que não afetem diretamente o ambiente, por isso são considerados não invasivos e apresentam um amplo alcance. O local do estudo encontra-se na cidade de Planaltina – Distrito Federal inserido dentro de uma unidade de conservação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O principal objetivo deste trabalho foi a utilização do método da eletrorresistividade para a visualização de um perfil de latossolo vermelho amarelo. Como objetivo secundário foi realizado um estudo sobre o efeito de trincheiras com dois metros de profundidade nas seções geoelétricas. Essas trincheiras foram abertas para descrição e amostragem do solo na área de estudo.
MÉTODOS:
No método da eletrorresistividade trabalha-se com dois eletrodos de corrente (A e B) e dois eletrodos de potencial (M e N), os quatro fixados na superfície do terreno. Através dos eletrodos A e B aplica-se uma diferença de potencial e, como resultado desta diferença, uma corrente elétrica contínua começa a percorrer o terreno. O valor da corrente é medido e registrado. Utilizando os eletrodos M e N, mede-se uma diferença de potencial que se estabelece no terreno e que está associada à passagem da corrente. Deve-se notar que o solo já possui um potencial elétrico natural, o qual deve ser subtraído da medição feita com os eletrodos M e N. Conhecendo-se a corrente que percorre o subsolo, a geometria da disposição dos eletrodos e o potencial medido entre os eletrodos M e N, pode-se calcular um valor de resistividade elétrica, que, por estar sendo medido em um meio heterogêneo e anisotrópico, e por ser função do arranjo de eletrodos, é dita aparente. Nesse trabalho utilizou-se um resistivímetro equipado com cabo multieletrodo, específico para a obtenção de seções geoelétricas, ou seja, a representação bidimensional (comprimento e profundidade) da subsuperfície.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O principal resultado desse trabalho foi uma seção geoelétrica com comprimento de 50 metros e cuja profundidade de investigação chegou a 3,5 metros. Nessa seção foi possível observar que o perfil do solo nesse local constitui-se de uma camada superficial com aproximadamente 1,30 metros de espessura sobreposta à outra camada com aproximadamente 1,10 metros. A primeira camada tem resistividade de 6000 Ohm.m. A segunda camada tem resistividade de 15000 Ohm.m. Finalmente existe uma terceira camada com resistividade de 3000 Ohm.m cuja espessura não foi possível determinar. As trincheiras escavadas na área de estudo foram visualizadas na seção geoelétrica como anomalias de formato retangular e com resistividade superior a 20000 Ohm.m. A primeira camada representa o horizonte superficial do solo com acúmulo de matéria orgânica. Aumentando-se a profundidade o solo tende a fica mais seco daí o aumento da resistividade. Os baixos valores de resistividade da última camada podem estar relacionados com a franja de capilaridade de um aquífero sotoposto. As trincheiras correspondem à superfície de contato entre o solo e a atmosfera, através das quais ocorre a evaporação da água do solo. A redução da umidade através dessas superfícies é responsável pelo aumento da resistividade nas trincheiras.
CONCLUSÕES:
O método da eletrorresistividade apresentou eficácia na obtenção de uma seção geoelétrica que proporcionou a visualização das anomalias presentes na área de estudo. Nesse caso as anomalias corresponderam aos horizontes do solo e as trincheiras abertas na área de estudo. Como sugestão para trabalhos futuros recomenda-se a coleta de amostras de solo simultaneamente a execução do levantamento geofísico para a determinação da umidade do solo.
Palavras-chave: Método da eletrorresistividade, Levantamento bidimensional, Perfil de solo.