65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAXIAS - MA
Renata Thais Nascimento dos Reis - Depto.de Matemática e Física-UEMA
Reinan Tiago Fernandes dos Santos - Depto.de Química-IFMA
Milane Oliveira dos Santos - Depto.de Química e Biologia-UEMA
Domingos Lucas dos Santos Silva - Depto.de Química e Biologia-UEMA
Maria de Fátima Salgado - Profª. Drª./Orientadora - Depto.de Matemática e Física-UEMA
INTRODUÇÃO:
Os recursos didáticos utilizados a fim de facilitar o processo ensino – aprendizagem, possibilitam aos docentes expor os conteúdos escolares relacionando com o nível de entendimento e absorção do que se deseja aplicar aos discentes, então cabe ao professor que suas aulas não se tornem rotineiras, assim torna-se necessárias aplicações metodologias diferenciadas, como também a utilização de recursos metodológicos para melhor auxilia-las no procedimento de realização destas em sala de aula. Desse modo, defende-se que os desafios ocasionados na educação básica são agravados pela falta de recursos nas escolas e quando os possui se lida com a falta de aplicabilidade por professor na sala de aula. Com isso surge uma preocupação: Quais os instrumentos facilitadores da aprendizagem utilizados pelos professores do ensino fundamental da rede publica Caxiense? Visto que, esses recursos são mediadores no trabalho dos educadores nos momentos em que expõem os conteúdos escolares. A presente pesquisa teve por objetivo relacionar o rendimento escolar com a diversificação dos recursos didáticos utilizados pelos professores das escolas municipais na cidade de Caxias - MA.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar a utilização de recursos didáticos, utilizados por professores da educação basica, que possam propiciar aos alunos uma melhor compreensão dos conteudos ao mesmo tempo em que subsidiam o trabalho dos educadores.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2013 no município de Caxias Maranhão, tendo como publico participativo professores da rede pública municipal de ensino básico. Tal investigação se caracterizou como quantitativa e obteve um numero de 189 participantes. A entrevista com os docentes se deu com auxílio de um questionário composto de seis questões e a mesma teve aproximadamente uma hora de duração. As perguntas eram de caráter objetivo, sendo que os professores, em algumas questões, poderiam marcar mais de uma opção. Na análise dos resultados provenientes da coleta de dados, utilizamos o método de pesquisa quantitativo. Um dos pontos indagados aos participantes da pesquisa foi sobre que metodologia mais utilizava dentro da sala de aula e quais recursos didáticos eram mais utilizados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise realizada a partir dos dados obtidos por meio da aplicação dos questionários respondidos por cento e oitenta e nove professores sobre o material de apoio didático usado em sala de aula observou-se que oitenta e dois por cento dos entrevistados utilizam livro didático como principal recurso seguido do quadro negro com um índice de respostas correspondendo a sessenta e oito por cento. Apesar dos avanços tecnológicos e da enorme variedade de materiais curriculares atualmente disponíveis no mercado, o livro didático continua sendo o recurso mais utilizado dentro da sala de aula. De acordo com resultados coletados, segundo os professores, os alunos sempre gostam da mudança na forma de ensinar, pois isso repercute na aprendizagem. A cerca da forma de ensino tradicionalista, sessenta por cento acreditam que às vezes os alunos podem aprendem sem variar o uso de recursos didáticos. Curiosamente, o uso de vídeo já parece estar assumindo um papel relevante nas escolas públicas uma vez que quarenta e sete por cento dos professores afirmaram fazer uso deste recurso. Quando questionados sobre incluir práticas em sala de aula, 18,5% dos professores afirmaram que incluem experimentos em sala de aula, mas com a falta de laboratórios dificulta ainda mais as práticas.
CONCLUSÕES:
O estudo desenvolvido permitiu a investigação dos principais recursos didáticos utilizados nas aulas de professores das escolas públicas do município de Caxias-MA. A maioria dos docentes utiliza como principais recursos, o livro didático e o quadro negro, assim percebem-se que os recursos didáticos utilizados em sala de aula pelos professores em sua prática pedagógica ainda continua sendo os tradicionais. Professores afirmaram utilizar vídeos, assim como experimentos mesmo na ausência de laboratório na escola. Por fim, apesar de serem utilizadas em menor escala, as diferentes práticas educativas proporcionadas pelos professores aos estudantes em sala de aula, efetivamente contribuem para uma melhor aprendizagem por parte dos discentes, segundo afirmaram os professores consultados.
Palavras-chave: Educação básica, Docência, Instrumentação didática.