65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS AUDIOVISUAIS NAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ESPAÇO CIÊNCIA.
Edilena Albuquerque Vieira - Espaço Ciência (dilenav@gmail.com)
Jamerson Lopes Praxedes - Espaço Ciência
Will Bezerra - Espaço Ciência
Bismarck Jorge Cavalcanti Júnior - Espaço Ciência
Alcântara Rodrigues do Nascimento - Espaço Ciência
Antonio Carlos Pavão - Orientador - Profº / Drº - UFPE / Espaço Ciência
INTRODUÇÃO:
O interesse pelas ciências vem crescendo de forma acentuada nos últimos anos por parte da sociedade, que está cada vez mais atenta a temas ligados à área cientifica, principalmente após ser institucionalizada em 2004 a SNCT — Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - com o objetivo amplo de fazer com que a população conheça a C&T produzida no Brasil e com isso passe a discutir seus resultados e impactos, envolvendo, inclusive, jovens e crianças em um processo de potencialização das habilidades de inovar e criar, importantes para novos cientistas. O Espaço Ciência, que vem ano a ano consolidando-se como um dos principais espaços de divulgação da ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco, oportuniza estudantes da rede pública estadual, municipal e das escolas privadas, além de outros visitantes, uma maior aproximação com os temas científicos através de inúmeras atividades oferecidas durante o evento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o impacto das mídias audiovisuais inseridas em atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia como um suporte para conteúdos científicos e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem através da promoção de debates entre os estudantes sobre a temática apresentada nos vídeos.
MÉTODOS:
Este trabalho foi realizado durante a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no período de 15 e 19 de outubro de 2012, no Laboratório de Informática do Espaço Ciência – Museu de Ciência de Pernambuco - onde foi aplicada a oficina Consumo e Felicidade com utilização de recursos audiovisuais que fazem parte da série Consciente Coletivo - Instituto Akatu/Canal Futura - com o propósito de provocar um novo olhar sobre nosso modo de viver, favorecendo a imaginação em busca de novas perspectivas de atuação e incentivando ações individuais e coletivas voltadas para o consumo consciente e a sustentabilidade. Foram aplicados questionários com três perguntas que abordavam, entre outras coisas, as mídias mais utilizadas pelos estudantes, para um universo de 174 participantes de diferentes instituições de ensino. O questionário teve a finalidade de avaliar a eficiência do uso das mídias audiovisuais na disseminação do conhecimento científico e da conscientização.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se uma maior interação dos alunos em atividades que envolvem o uso de mídias audiovisuais para explicação de teorias, princípios e teorias científicas. Essa mudança comportamental pode ser explicada pela valorização educacional e social recebida durante a oficina e ainda pelo fato de que o compartilhamento do conhecimento científico aguça nos participantes a curiosidade, aumentando a disposição para o aprendizado. A partir das análises dos questionários aplicados no final da oficina e das discussões realizadas pelo grupo, foi observada a utilização das mídias nas seguintes proporções: internet 87,9%; tv 72,4%, revistas 23,5%; documentário 19,5%; jornal 16,6%; rádio 9,7%;. Os dados reforçam as mídias audiovisuais como importante fonte de conhecimento, pois a utilização quase que diária de tais mídias promove uma facilitação do entendimento do conteúdo que se pretende apresentar.
CONCLUSÕES:
Com base em todo o arcabouço prático apresentado na pesquisa, evidencia-se que a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação atrelada aos métodos e práticas de ensino das ciências leva à uma educação social efetiva, onde o participante passa a assumir o papel de sujeito crítico e questionador diante das mais diversas situações do cotidiano, levando-o a perceber o surgimento de um novo cidadão com direitos e deveres, atuante na mudança comportamental da sua relação com o mundo e com a ciência. A utilização das mídias audiovisuais favorece o entendimento, demostrando significativo incremento na quantidade e na qualidade das informações referentes ao tema da oficina, sendo também um exercício crítico/educativo sobre o olhar, fortalecendo a disseminação do conhecimento científico.
Palavras-chave: mídias audiovisuais, divulgação cientifica, ensino-aprendizagem.