65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE GIMP E INKSCAPE COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DA ASTRONOMIA COM PARTICIPANTES DO PROJETO CLICIDADÃO
Jamerson Lopes Praxedes - lopes.jamerson@gmail.com - Espaço Ciência
Edilena Albuquerque Vieira - Espaço Ciência
Antonio Carlos S. Miranda - Orientador - Prof./ Dr º Antônio Carlos S. Miranda - Espaço Ciência / UFRPE
INTRODUÇÃO:
Muitas pessoas refletem sobre os fatos da natureza que observam, formulando hipóteses sobre seus fenômenos e criando teorias explicativas para o seu fundamento. O certo é que, todo ser humano é atraído pelo desconhecido. Já nascemos cientistas. Tudo queremos saber, ver e tocar. E foi percebido rapidamente que a ciência está no nosso dia a dia e que ela é a chave de todos os mistérios da vida. A Astronomia é a ciência que estuda a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes. É possível ensinar astronomia, utilizando pequenos experimentos ou mesmos softwares livres de edição e criação de imagens, já que para o aluno interessa muito mais o aprendizado por descoberta, que por instrução. Para tanto, o estudo visa a estimular o desenvolvimento de habilidades de observação, questionamento, formulação de hipóteses a partir da utilização do Gimp e do Inkscape em oficinas de astronomia, utilizando o software livre como ferramenta, tendo como público-alvo alunos do projeto social/digital CLICidadão do Espaço Ciência – Museu de Ciência de Pernambuco.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o impacto da utilização dos Softwares Livres GIMP e INKSCAPE no processo de ensino e aprendizagem da Astronomia.
MÉTODOS:
No que diz respeito a metodologia procuramos seguir a mesma que vem sendo utilizada há quinze anos pelo Projeto CLICidadão. Durante o primeiro semestre de 2012, no qual participaram um grupo composto 48 participantes, sendo 23 jovens do sexo masculino, 25 do sexo feminino, residentes na região metropolitana do Recife /Olinda, com faixa etária entre 14 e 29 anos. As atividades foram oferecidas no período de quatro meses, divididas por Módulos: Primeiro Módulo - Utilização do software livre INKSCAPE e aulas sobre Astronomia (Sistema solar e constelações ocidentais); Segundo Módulo – O primeiro contato com o software livre GIMP, onde os alunos conheceram as ferramentas básicas para criação de imagens astronômicas (estrela, planeta e lua); Terceiro Módulo – Os alunos desenvolveram tiras de quadrinhos, cartazes e infográficos utilizando os software GIMP e INKSCAPE trabalhados nos dois primeiros meses e através das ferramentas que aprenderam a usar nos módulos anteriores; Quarto Módulo – conclusão do projeto, onde os alunos desenvolveram banner informativo sobre um tema específico da astronomia e a apresentação de seminários para a turma. A partir da conclusão de cada módulo, foram coletadas informações sobre o andamento da interação entre aluno, software e conhecimento em astronomia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As atividades, em todos os módulos, foram acompanhadas de discussões prévias e de resgate das conclusões do grupo. Assim como, a apropriação de novos conhecimentos na área da astronomia, levando os participantes a se sentirem parte deste universo. Como produção final após a participação nas aulas, os participantes trabalharam na construção de material informativo na divulgação cientifica, utilizando o software livre, principalmente o programas INKSCAPE e GIMP para sistematização dos conceitos básicos das áreas de Astronomia. Outro ponto importante na análise do trabalho, a partir dos registros feitos pelos alunos, é a importância que os participantes do projeto dão ao trabalho de interação entre conteúdos científicos, o trabalho com a informática, seguindo os objetivos do projeto social e consequentemente a relação que os mesmos passam a fazer desses conteúdos com o seu cotidiano. Muitos relatam que é de grande relevância que o museu, sendo um espaço não-formal de educação, trate de assuntos ligados à Astronomia e Software livre de forma mais lúdica e significativa, visando ainda a participação desses jovens, futuramente, realizando um trabalho de mediação entre público e conhecimentos científicos.
CONCLUSÕES:
O ensino da Astronomia como uma das ciências mais antigas, se faz necessário para o desenvolvimento de aptidões como o raciocínio lógico, o que facilita a construção do saber cientifico pelos seres humanos. É relevante que esta área de conhecimento permeie todos os níveis de ensino, pois adultos e jovens possuem conhecimentos prévios sobre o assunto e são capazes de raciocinar logicamente sobre uma serie de questões. Em muitos casos, conceitos limitados podem ser re-trabalhados e complementados tanto no ensino informal (centro de ciências e planetários) quanto no formal, onde o educador, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, pode promover uma mudança conceitual, aproximando as concepções prévias do saber sistemático. Conclui-se que a educação cientifica atrelada às tecnologias de informação e comunicação, principalmente a utilização de software livre podem juntas facilitar o entendimento sobre o Universo e/ou qualquer outra área do conhecimento. Além disso, consolida-se uma interessante metodologia de inclusão social: o uso de TICs para o aprendizado de ciências de forma prazerosa e com repercussões na auto-estima de moradores das comunidades carentes das cidades de Olinda e Recife.
Palavras-chave: Software livre na educação, Astronomia, divulgação cientifica..