65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
VIRTUALIZAÇÃO DE AMBIENTES EDUCATIVOS
João Vitor Soares Tenório - Unidade Acadêmica de Garanhuns UAG – UFRPE
Rayanne Ferreira de Morais - Unidade Acadêmica de Garanhuns UAG – UFRPE
Alberto Einstein Pereira de Araujo - Prof. Dr. / Orientador - Unidade Acadêmica de Garanhuns UAG – UFRPE
INTRODUÇÃO:
O uso das tecnologias da informação na educação é um assunto bastante estudado, porém ainda representa um grande desafio tanto para desenvolvedores quanto para pesquisadores da área de educação. Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de um sistema virtual que tenta contribuir com esse debate. A virtualização da educação está intimamente relacionada com as chamadas plataformas de aprendizagem. Essas plataformas disponibilizam o conteúdo de aula e tentam tornar a interatividade aluno/professor mais efetiva. Neste trabalho, porém, propomos que podemos virtualizar o ambiente real de aprendizagem. Por ambiente de aprendizagem podemos citar uma sala de aula, um laboratório de ensino ou uma biblioteca associados a ambientes formais de ensino, mas também ambientes informais como uma praça ou um museu por exemplo. A virtualização traz várias vantagens, como facilidade de acesso, possibilidade de inserção de componentes 100% virtuais, maior interatividade, etc. Assim, enquanto o usuário navega pelo ambiente a ferramenta permite a leitura de textos e visualização de vídeos, serviços ofertados, obras de artes e trabalhos científicos do estabelecimento. Do ponto de vista pedagógico, podemos, através da virtualização do ambiente, apresentar ao estudante conteúdos sobre os diversos objetivos contidos no ambiente, fazendo uma associação direta entre essa informação virtual e a imagem do objeto real.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver um sistema de virtualização de ambiente real de aprendizagem
MÉTODOS:
O sistema consiste da construção de um ambiente real, como um laboratório de física. Cada espaço do laboratório contém um determinado experimento. A virtualização é obtida a partir de uma foto de 360 graus. Assim, o usuário pode navegar pelo laboratório, e clicar em alguns links que abrem pop-ups que podem ser caixas de texto ou vídeos. O sistema foi desenvolvido nas linguagens HTML, CSS e Javascript, o aplicativo é interpretado pelos navegadores mais utilizados atualmente como o Google Chrome, Mozilla Firefox e Apple Safari, sem a necessidade de softwares adicionais para sua execução. O aplicativo também é interpretado pelos navegadores dos smartphones e tablets que utilizam os sistemas operacionais Google Android e Apple iOS, o que possibilita seu uso em grande escala. A utilização de linguagens de programação interpretadas facilitou na atualização do aplicativo e refatoração do código, tornando mais rápido o processo de desenvolvimento. A interface do sistema, desenvolvida a partir de imagens reais do ambiente, permite de forma fácil e interativa o acesso a conteúdos textuais e multimídia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como desenvolvimento foi criado um aplicativo para Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Nesse aplicativo o usuário pode navegar e interagir com as imagens. Foram inseridos textos e vídeos informativos sobre atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas na universidade, cursos de graduação e pós-graduação ofertados, serviços disponibilizados pela escolaridade, biblioteca e núcleo de assistência psicossocial. De forma interativa e inovadora, a comunidade acadêmica teve acesso a informações sobre a universidade através do aplicativo que auxiliou principalmente na divulgação de projetos de pesquisa e extensão para toda sociedade em especial para os alunos do ensino médio que pretendem ingressar na universidade. Também foi feito um aplicativo no laboratório de ensino de física, onde os popups dos experimentos e objetos do laboratório se remetem aos conceitos físicos abordados em sala de aula. Também vídeos com explicações sobre os fenômenos foram incluídos. O aplicativo foi utilizado na disciplina de física dos cursos de graduação da UAG/UFRPE.
CONCLUSÕES:
Observamos que a associação entre a imagem real com uma informação virtual pode trazer benefício para o aprendizado. O aplicativo desenvolvido nesse trabalho apresenta essa ligação direta, já que o estudante irá interagir com a imagem real, e, através de vídeos ou texto, estudar o seu significado pedagógico. Em particular, o ensino de física exige que o estudante veja a situação real e relacione com um modelo físico abstrato. Como trabalhos futuros pretendemos inserir no aplicativo formas do estudante visualizar melhor os fenômenos físicos relacionados com as imagens mostradas, aumentando o nível de interatividade.
Palavras-chave: Passeio virtual, Laboratório virtual, Virtualização de ambiente.