65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A INFLUENCIA DA MÚSICA CLÁSSICA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Graziela Rossetto Giron - Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano Costamilan
INTRODUÇÃO:
A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. Ela tem acompanhado a história da humanidade, exercendo as mais diferentes funções. Sabe-se que a música envolve elementos que promovem a integração dos dois hemisférios cerebrais: o esquerdo (ligado à lógica) e o direito (emoções), além de ser uma excelente forma de evocação da memória. No caso da música clássica, ao mesmo tempo em que ela possibilita uma diversidade de estímulos, também pode influenciar no desenvolvimento das capacidades cognitivas do cérebro responsáveis pelo desenvolvimento da memória, da atenção, do raciocínio matemático e das capacidades verbais. No espaço escolar, algumas músicas clássicas, especialmente pela harmonia dos instrumentos, promovem uma sonoridade de equilíbrio no ambiente, o que favorece a atenção e concentração dos alunos na realização das atividades, colaborando para uma melhor memorização de informações e consequente aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Oportunizar que os alunos consigam desenvolver a atenção e concentração na realização das atividades matemáticas, utilizando-se da música clássica como recurso.
MÉTODOS:
A prática de ensino foi realizada durante o ano de 2012, com um grupo de 20 adolescentes que cursavam o 7º e 8º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Caxias do Sul/RS. Eles apresentavam dificuldades na resolução de atividades matemáticas envolvendo operações com números inteiros, pelo fato de serem muito desatentos. Por isso, enquanto os alunos faziam os exercícios matemáticos foram colocadas para serem ouvidas músicas clássicas de diferentes compositores como: Mozart, Vivaldi, Schubert, Strauss, Wagner, Handel e Verdi, objetivando acalmar os educandos e melhorar sua atenção na realização das atividades propostas. Num primeiro momento houve certa resistência por parte do grupo em ouvir esse repertório musical; quando questionados sobre o motivo, disseram nunca ter tido acesso a esse tipo de melodia e, portanto, achavam muito estranho. Depois de dois meses de trabalho, já se pode notar uma significativa mudança na atitude dos alunos, pois os mesmos faziam silêncio para ouvir as músicas alegando que elas os deixavam mais atentos para realizar as atividades matemáticas solicitadas. Observou-se que preferiam ouvir as músicas clássicas mais harmoniosas, ou seja, aquelas que mantinham uma regularidade no ritmo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através de uma avaliação realizada antes e depois do trabalho com a música clássica, pode-se perceber que a maioria dos alunos teve uma significativa melhora na aprendizagem dos conteúdos matemáticos desenvolvidos; acredita-se que isso deveu-se ao fato de que os mesmos realizaram com mais concentração as atividades propostas. Losavov, cientista búlgaro, também desenvolveu uma pesquisa na qual observou grupos de crianças em situação de aprendizagem, e a alguns deles foi oferecida música clássica enquanto estavam tendo aulas. O resultado foi uma grande diferença na aprendizagem, favorável ao grupo que ouviu música. A explicação do pesquisador é que ouvindo música clássica, lenta, a pessoa passa do nível alfa (alerta) para o nível beta (relaxados, mas atentos); baixando a ciclagem cerebral, aumentam as atividades dos neurônios e as sinapses tornam-se mais rápidas, facilitando a concentração e a aprendizagem (apud OSTRANDER e SCHOEDER, 1978).
CONCLUSÕES:
O que se pode concluir a respeito dessa experiência é que a oportunidade de escutar músicas clássicas relaxantes durante a realização de atividades matemáticas potencializa a capacidade de atenção e concentração dos alunos, favorecendo a aprendizagem cognitiva particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória e do raciocínio abstrato. O ensino da matemática necessita de certa ordenação de conceitos que vão se estruturando do nível mais concreto para o mais abstrato e, por isso, é fundamental que o aluno esteja concentrado no que está fazendo. Algumas músicas clássicas propiciam a criação de uma atmosfera harmoniosa no ambiente escolar, ampliando a capacidade de atenção dos alunos na realização das tarefas, o que favorece a apreensão e assimilação de alguns conceitos matemáticos.
Palavras-chave: Música clássica, Atenção, Aprendizagem matemática.