65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ANÁLISE ANTIMICROBIANA E PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA DA ESPÉCIE Endopleura uchi
Chryslane Barbosa da Silva - Depto. de Ciências Biológicas – UNEAL
Kelly Barbosa da Silva - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Thierry José Oliveira Sena - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
José Aparecido Silva Santos - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Larissa Isabela Oliveira de Souza - Doutoranda em Biociências e Biotecnologia em Saúde /CPqAM-FIOCruz
Aldenir Feitosa dos Santos - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Ciências Exatas e da Terra - UNEAL
INTRODUÇÃO:
A procura por novos agentes antibacterianos de fonte vegetal está sendo intensificada, devido o aumento cada vez mais significativo de linhagens de microorganismos altamente resistentes aos fármacos convencionais. Por esta razão, novas alternativas terapêuticas estão sendo implantadas para combater ou controlar os microrganismos patogênicos. Dentre os vários microorganismos que adquiriram resistência encontra-se a Staphylococcus aureus responsável por doenças como endocardite, infecções da pele, feridas, mortalidade e mobilidade e a Escherichia coli que causa meningite neonatal, bacteremia e infecções biliares. As espécies vegetais tem se tornado importantes fontes de novos fármacos devido às suas atividades medicinais que são essenciais para a humanidade o que tem intensificado as pesquisas de suas atividades farmacológicas. A Endopleura uchi (Humiriaceae) é popularmente conhecida como "uxi-amarelo" é bem difundida na bacia amazônica, tem seus frutos utilizados pela população local “como complemento alimentar”, visto que a polpa da fruta tem elevado valor nutricional. A casca da E. uchi é utilizada na medicina tradicional pela sua ação antitumoral e anti-inflamatória. A ausência de estudos com essa espécie justifica a pesquisa fitoquímica e a avaliação de sua atividade bacteriana.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa teve como objetivo determinar os constituintes químicos do extrato etanólico da casca do caule da espécie Endopleura uchi e sua atividade antimicrobiana frente às cepas de Staphylococcus aureus e Escherichia coli.
MÉTODOS:
O extrato vegetal foi adquirido por meio de maceração etanólica por 72 horas, decorrente de evaporação em um rotaevaporador para obtenção do extrato bruto. As cepas de bactérias utilizadas foram: Escherichia coli ATCC 25922, Escherichia coli ATCC 35218, Staphylococcus aureus ATCC 25923 e Staphylococcus aureus ATCC 27853. Como controle positivo de sensibilidade foi utilizado Imipenem. E como controle negativo um disco contendo 20 µL de etanol absoluto. A atividade antimicrobiana foi avaliada através do método de difusão em disco, onde os inóculos (0,1 mL) de cada bactéria foram semeados em placas de Petri com o meio de cultura Ágar Müeller-Hinton, nos quais foram colocados discos de papéis de 6 mm impregnados com 20 µl da solução do extrato etanólico da Endopleura uchi nas concentrações de 25 µg/mL, 50 µg/mL, 75µg/mL e 100 µg/mL. As placas foram incubadas a 37 ºC por 24 horas. Halos de inibição iguais ou superiores a 7 mm medidos com auxílio de uma régua milimetrada, foram considerados com atividade antibiótica. Para a prospecção fitoquímica foi utilizada uma metodologia já descrita na literatura com algumas modificações para identificar taninos flobafênicos, flavonas, flavonóis, xantonas, catequinas, flavononas, esteróides e saponinas no extrato da Endopleura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O extrato de Endopleura uchi mostrou atividade antimicrobiana para Escherichia coli nas concentrações de 25 mg/mL e 50 mg/mL, e para o Staphylococcus aureus nas concentrações de 50 mg/mL, 75 mg/mL e 100 mg/mL. A planta mostrou melhor percentual de inibição (45%) e halos de inibição de 7 mm e 15 mm para Staphylococcus aureus na concentração de 100 mg/mL. Estes resultados foram superiores aos da espécie Manilkara subsericea conhecida no Brasil como “Guracica” que na concentração de 100 mg/mL promoveu um halo de inibição de 7 mm e de 8 mm, frente cepas de Staphylococcus aureus, para os extrato etanólico das folhas e cascas do caule, respectivamente, de acordo com a literatura. Através do teste de prospecção fitoquímica para identificação de constituintes químicos presentes na Endopleura os resultados foram positivos para a presença de flavononas, xantonas, esteróides e saponinas, metabólitos citados na literatura como responsáveis pela bioatividade das espécies vegetais.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados obtidos foi possível concluir que o extrato etanólico da casca do caule da planta estudada apresenta atividade antimicrobiana frente às cepas de Escherichia coli e Staphylococcus aureus, além de apresentar constituintes químicos que corroboram com sua ação medicinal. Esta espécie demonstrou resultados significativos para ambos os testes, intensificado sua importância como fonte de produtos naturais bioativos com ação farmacológica, oferecendo assim uma importante contribuição para ampliar o conhecimento biológico da espécie vegetal Endolpeura uchi, acerca de sua utilização para fins medicinais.
Palavras-chave: Plantas medicinais, Fármacos naturais, Microorganismos.