65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
A Escrita da História: Entre Michel de Certeau e Flávio Josefo
Bruno Pegorari Oliveira - Dpto. de História - UFTM
Alex Degan - Prof. Ms./Orientador - Dpto. de História - UFTM
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho irá refletir alguns posicionamentos teóricos e também relacionar a formação de Michel de Certeau e Flávio Josefo como historiadores, além de destacar a importante contribuição do historiador Judeu (Flávio Josefo) para a história do oriente romano.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A partir dos estudos realizados, pretendemos conhecer melhor a formação dos autores e relacioná-las entre si. Verificando as semelhanças e diferenças de suas formações e consequentemente analisando a própria construção da escrita da história por cada um destes.
MÉTODOS:
O estudo fundamenta-se na pesquisa bibliográfica (historiografia) referente ao tema, como também na análise de documentos (fontes) produzidos pelos historiadores em destaque.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Entendemos que os possíveis posicionamentos refletem a carga teórica de seus defensores. Os historiadores têm uma tarfa grandiosa ao observar tais teorias, adotando a que mais adéqua a seus trabamhos, temas e hipóteses, não deixando de lado que durante a execução do trabalho novos caminhos e conclusões irão surgir, dando um enfoque teórico diferente do qual havia se pautado.
CONCLUSÕES:
Por fim, pautados por uma análise mais detida sobre as fontes, observamos que a escrita da história e seus domínios estão em constante mudança, diversificados por várias correntes, algumas mais próximas de uma documentação (como algo pétreo) entre outras mais abrangentes, discutindo se a atividade historiográfica não seria uma literatura ficcional. Dessa forma, destacamos aqui que os posicionamentos adotados, bem como as ideias aqui defendidas podem ser modificadas, uma vez que a teoria tem o seu caráter mutacional que define os rumos da história, tendo em vista que a própria prática (a verdadeira escrita da história) é que irá delinear a produção, o entendimento e a possível versão e interpretação da história.
Palavras-chave: História, Religião, Lugar.