65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 2. Helmintologia de Parasitos
ANÁLISE DA CONTAMINAÇÃO POR PARASITOS CANINOS DE IMPORTÂNCIA ZOONÓTICAS NA ORLA DE PRAIS DE VITÓRIA-ES
Douglas Antônio Maurício da Silva - Biomedicina Faminas - Fac. de Minas Muriaé-MG
Paula Rocha de Moraes - Biomedicina Faminas - Fac. de Minas-MG
Ana Lígia Lopes da Cruz - Biomedicina Faminas - Fac. de Minas-MG
Hilda Lorena Alves Carvalho - Biomedicina Faminas - Fac. de Minas-MG
Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira - Prof. Mestre Faminas - Fac. de Minas-MG Muriaé MG
Fernanda Mara Fernandes - Profa Msc./Orientadora Faminas - Fac. de Minas-MG Muriaé
INTRODUÇÃO:
A contaminação parasitária que pode ser vista nos solos das praias, praças e parques, tem crescido, pois esses locais permitem o livre acesso de pessoas para o lazer, permitindo a eliminação de fezes de animais domésticos, constituindo uma importante via de transmissão de zoonoses parasitárias. Os helmintos, enquanto agentes causadores de doenças nos cães ocupam uma posição relevante na saúde pública, pela ação espoliativa em seus hospedeiros entre outras complicações. Os gêneros de helmintos intestinais de cães que ocorrem com maior freqüência no mundo e têm recebido atenção devido ao seu potencial zoonótico são Ancylostoma sp. e Toxocara sp. A síndrome da larva migrans visceral (LMV) é causada principalmente pela migração de larvas de Toxocara sp. nos tecidos, e a larva migrans cutânea (LMC), é causada pela migração de larvas de Ancylostoma sp. na pele. O contato com solo contaminado por fezes de cães pode ser responsável pelo aparecimento de casos de LMC. Isso pode ser comum em áreas com alta umidade, especialmente entre banhistas que passeiam em areia molhada possivelmente contaminada por estas larvas. O tratamento periódico de cães e gatos com anti-helmínticos é indispensável para o controle desta e de outras zoonoses.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se com o presente estudo avaliar a contaminação por larvas migrans provinda da migração de Toxocara sp, e Ancylosoma sp nas praias de Vitória Espírito Santo.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no verão, no período de Fevereiro a Março de 2013 em 4 praias da cidade de Vitória – ES: Camburi, Ilha do Boi, Curva da Jurema e Praia do Canto. Foram escolhidos aleatoriamente um ponto na área arenosa, a partir do mesmo, em um raio de 20 metros, selecionou-se 4 pontos opostos. Em cada ponto foi traçado um quadrante de 2m², onde foram coletados aproximadamente 50 g de areia em cada um dos 4 vértices de cada quadrante, totalizando 8 amostras por quadrante (4 superficiais e 4 profundas -5 cm). As areias foram acondicionadas em sacos plásticos estéreis, identificados e encaminhados para o laboratório de parasitologia da Faminas. As análises das amostras dos quadrantes de cada praia foram dividas em dois grupos: grupo A, formado pelas amostras superficiais e grupo B, pelas amostras profundas. As areias dos grupos foram homogeneizadas, sendo obtida uma amostragem final de 800g por grupo. Foram escolhidos dois métodos de analises parasitológicas, sendo utilizados 10 g de areia para cada: Hoffman, Pons e Janer (HPJ) que permite o encontro de ovos e larvas de helmintos e cistos de protozoários e o método de Baermann realizado para a pesquisa de larvas de helmintos. As amostras foram analisadas em triplicatas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Das 128 amostra analisadas, em 24 (18,75%) obeservou-se larvas de Toxocara sp. distribuídas nas 4 praias estudadas. Esse achado percentual é inferior ao encontrado por Hohlenwerger et al. (2011) em praias de Salvador, BA. O número absoluto de larvas encontradas na areia superficial da praia de Camburi (2,25 ± 3,2), pelo método de Baermann, foi superior às demais praias, sem diferenças significativas (p=0,25; ANOVA;). Já nas amostras de areia profunda, observou-se um aumento significativo na prevalência de larvas (p=0,03; teste t-student). Na Ilha do Boi (1,75 ± 0,47) em relação à Curva da Jurema (0,2 ± 0,25),quando comparado Camburi e Praia do canto, não houve diferença (p>0,05). Carvalho e Rocha (2011) consideram a Toxocara de alta prevalência em solos tropicais, acometendo cães e crianças. Ao analisar a prevalência de larvas em areias superficiais pelo método HPJ não se encontrou diferenças significativas entre as praias analisadas (p=0,20; ANOVA). Entretanto, não se detectou-se a presença de larvas nas praias Ilha do Boi e Camburi, sugerindo menor risco de contaminação de acordo com o metódo HPJ nestas praias. Nas amostras de areia profunda observaram-se a prevalência de larvas em ambas as praias analisadas, porém sem diferenças significativas (p=0,59; ANOVA).
CONCLUSÕES:
Conclui-se nesse estudo que a areia analisada da orla das praias de Vitória ES apresentaram-se contaminadas por larvas de Toxocara sp causadora da larva migrans visceral, necessitando de uma atenção maior dos Órgãos Públicos e a criação de medidas restritivas rígidas para controle da circulação de animais, principalmente cães nesses locais. Vale ressaltar que tais resultados podem estar relacionados com o número de cães que circundam as praias, sendo necessário novos estudos que possam corroborar e/ou refutar os resultados encontrados.
Palavras-chave: helmintos, controle, verminoses.